segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Por onde anda "Hélio Show": melhor goleiro da história do Ceará

Hélio (Ontem), em treino do Ceará e Hélio (Hoje) em Natal RN
Hélio Ribeiro Alves, popularmente conhecido como “Hélio Show”, é uma figura lendária do futebol nordestino. Sempre com muito sucesso pelos clubes que defendeu, Hélio ganhou o apelido de “Show” pelos malabarismos e voos que realizava para agarrar a bola e impedir o gol adversário.

Alguns diziam que era muito catimbeiro e reclamava demais com o juiz, mas o fato é que, por onde passou, foi idolatrado pelos torcedores. Para se ter ideia da sua importância na região Nordeste, ele é considerado o maior goleiro da história do Ceará, do ABC e do Treze.

Hélio Show atingiu o ápice da forma técnica no começo da década de 1970
, como titular absoluto do Vovô, atuando no campeonato brasileiro de 1972 – ainda não havia a divisão em séries naquela época – e defendendo a camisa do time cearense no Estádio Pacaembu diante do Corinthians.

Nesse jogo
– o mais importante na carreira do goleiro do Ceará – diante do Corinthians, no dia 14 de dezembro de 1972, Hélio fez aquela que considera sua melhor atuação como jogador profissional. Realizando defesas sensacionais, o goleiro fez de tudo para tentar evitar a derrota do Ceará para o alvinegro paulista. Entretanto, ele foi traído pelo destino, pois, aos 48 minutos do segundo tempo – já nos acréscimos – acabou sofrendo um gol do atacante Sicupira. E o Ceará perdeu por 1 a 0.

Hélio (de preto), na equipe do Ceará de 1972 (Foto publicada na revista Placar)

Apesar da falha, Hélio Show acabou sendo considerado o melhor jogador em campo. Sua atuação acabou servindo para incentivar a contratação pela Portuguesa de Desportos. Seria esse o segundo clube na carreira do goleiro cearense. O bom resultado e as boas atuações de Hélio Show em defesa da camisa do Ceará Sporting Club deixaram o alvinegro cearense entre as 13 melhores equipes do Brasil naquele ano de 1972.

Hélio Show faz parte de uma imensa galeria de ídolos do Ceará Sporting Club
. Por conta disso e por fazer parte do time do “glorioso” cearense que conquistou o tetracampeonato nos anos 70, Hélio é apontado por muitos como o melhor goleiro da história do Ceará, tendo recebido homenagens de várias formas, ao lado de Lula Pereira, Zé Eduardo, Sérgio Alves, Gildo, Mauro Calixto, Carneiro, Carlito, Marco Aurélio, Edmar e tantos outros.

Hélio Show, depois de defender por dois anos a Portuguesa de Desportos de São Paulo, foi contratado pelo ABC de Natal/RN, onde, também, por méritos, foi transformado num dos maiores ídolos do time, ao lado do também goleiro Ribamar e de outros ídolos como Alberi, Edson, Danilo Menezes, Dequinha, Marinho Chagas e outros. Hélio Show, antes de parar de jogar profissionalmente, ainda defendeu as cores do América, também de Natal.

Atualmente, aos 63 anos, Hélio Show vive em Natal
, onde trabalha como bugueiro (ele tem até uma lojinha de aluguel de buggys com seu nome), é guia turístico e motorista. 

Por Ticiana de Castro
Belas no Esporte
Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário