segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Com tabela da Série B embolada, Ceará se mantém na briga pelo G-4

A má fase e os resultados negativos em sequência tiraram o Ceará do G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro, mas não distanciaram o time da luta pelo acesso. Em uma disputa pautada por aproveitamentos baixos, a equipe de Porangabuçu possui a mesma pontuação do Bahia, atual 4º colocado.

Mesmo com nove jogos (um quarto da competição) sem vencer, o grupo comandado por Sérgio Soares segue firme na briga pela ponta da tabela. A atual campanha do Bahia, 50% de aproveitamento, é a menor marca de um time no G-4 nesta década. Nos últimos cinco anos, nenhum clube conquistou o acesso com esses números. 

Em 2011, o Sport teve 53%, o Vitória obteve 62% em 2012, Figueirense conseguiu 52% em 2013, Avaí com 54% em 2014 e América-MG com 57% no ano passado, foram as equipes que fecharam o G-4 em cada edição.

Além da baixa pontuação, o equilíbrio tem pautado a metade de cima. Entre o 3º (Brasil de Pelotas, com 40) e o 10º lugar (Vila Nova, com 37) a diferença é de apenas três pontos. Outro fator importante é o retrospecto recente. Enquanto equipes como Ceará, CRB e o Brasil vivem um momento ruim, times como Avaí, Bahia e Vila Nova vêm numa crescente de bons resultados. 


Para Sérgio Soares, Vasco e Atlético-GO, respectivamente líder e vice-líder, souberam aproveitar a oscilação dos concorrentes e se firmaram na ponta. O treinador percebe, no entanto, uma briga totalmente em aberto pelas outras duas posições do G-4.

"Hoje se nós olharmos, o Vasco e o Atlético tem uma distância. Tem duas vagas agora para o pessoal ficar brigando para entrar nesse G-4, duas vagas para seis ou sete times", analisou. 

O Ceará volta a campo nesta terça-feira, 20, às 21h30min, no Castelão, para encarar o Luverdense. Com 39 pontos, empatado com outras quatro equipes, o Alvinegro ocupa a 9ª posição por causa dos critérios de desempate

Nenhum comentário:

Postar um comentário