quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Ciclo quase no fim

Um dos últimos remanescentes do time do acesso, Heleno deixa o Alvinegro após temporada em baixa
Heleno é o 21º jogador a deixar o clube neste ano
 após a fraca campanha na Série B FOTO: ALEX COSTA

Aos poucos, os jogadores que fizeram história no Alvinegro com o acesso à Serie A do Brasileiro em 2009 vão encerrando seus ciclos no clube. Depois de Fabrício, Boiadeiro, Michel, Geraldo, entre outros, ontem foi a vez de Heleno deixar Porangabuçu.

Com a saída de Adílson também encaminhada - tudo indica que o goleiro acerte sua saída até o fim da semana -, daquele elenco de 2009, só restaria João Marcos, com contrato renovado para 2013, e possivelmente Mota, que já negocia renovação com a diretoria para o ano que vem.

Após três temporadas de destaque no clube, Heleno perdeu espaço com PC Gusmão este ano durante as disputas da Série B, complicando sua situação para 2013. Segundo o vice-presidente no clube, Robinson de Castro, a comissão técnica, liderada pelo novo treinador Ricardinho, não teve interesse na permanência do jogador. O contrato do volante já havia se encerrado no dia 30 de novembro e o suspense sobre a permanência de Heleno já se arrastava à medida que outros jogadores eram dispensados na reta final do Nacional.

Antes da rodada final do campeonato, Heleno já tinha externado seu desejo de permanecer no Vovô, afirmando que seu coração sempre estaria no clube.

Em quatro anos de Ceará, Heleno disputou 12 campeonatos: a Série B em 2009 e 2012, os Estaduais de 2010 a 2012, a Série A de 2010 e 2011, além das Copas do Brasil, de 2010 a 2012, e a Sul-Americana de 2011. Além disso, foi bicampeão cearense neste ano.

Com a camisa alvinegra, foram 170 jogos, sendo 154 como titular. À exceção deste ano, quando perdeu espaço na equipe ao ser titular em apenas 14 dos 38 jogos - chegou a não ser relacionado por seis seguidos -, ele quase sempre teve um papel de destaque. De 2009 até o título estadual deste ano, Heleno usualmente foi titular absoluto, ficando de fora apenas por suspensão. Seu estilo viril em campo rendeu uma lista extensa de cartões amarelos durante sua trajetória no Vovô: 55 advertências, o que o deixou fora de 18 partidas por suspensão por amarelos. Já vermelhos foram dez.

Raridade

E os gols? Foram apenas dois. E muito comemorados por sinal. O primeiro, no dia 6 de outubro de 2010, pela Série A, contra o Inter no Castelão, então campeão da Libertadores. Querido pelo elenco, ao marcar um belo gol que valeu a vitória, todos os colegas foram ao encontro dele. "Gol do Heleno é difícil, então, a gente tem que comemorar", ele mesmo brincou na ocasião.

O segundo foi no Estadual, contra o Itapipoca, no dia 3 de abril deste ano. O gol foi meio sem querer, o que o fez brincar na época. "Nada do que disserem vai tirar a beleza desse gol para mim. Sei que a bola bateu na zaga, mas, para mim, foi um golaço", declarou, ressaltando que o amigo João Marcos sempre pegava em seu pé pela "espetacular" média de gols em quatro anos de Ceará.

Na última rodada da Série B, contra o Vitória no Barradão, o que acabaria sendo seu último jogo pelo clube, o gol do Ceará no empate em 1 a 1 bem que poderia ter sido dado para ele.

Aos 35 do 2ª tempo, o meia Leandro Chaves lançou para a área, Heleno atrapalhou o goleiro Deola e a bola entrou. Heleno saiu comemorando, mas o árbitro deu o gol para Leandro.

Sandro Meira Ricci decidiu impedir que o volante tivesse mais essa alegria em sua despedida do Alvinegro.
Alvinegro anuncia Diego Cerri como gerente
Depois de negociar com quatro profissionais para assumir o cargo de gerente de futebol, o Ceará anunciou, ontem pela manhã, Diego Cerri para o cargo.

O gestor trabalhou por três anos no Grêmio Barueri/SP, de onde saiu em 2010. Um ano antes, em 2009, chegou a comandar a equipe por alguns jogos, como técnico interino. Cerri também tem passagens pelo futebol dos EUA e do Oriente Médio.

"O pensamento é desenvolver um bom trabalho logo no início da temporada para começar o ano bem e ir em busca dos objetivos principais da temporada. Já tive a experiência de trabalhar no futebol paulista, nos Estados Unidos e até nos Emirados Árabes… Por isso acredito no trabalho no Ceará", disse Diego ao site oficial do clube.

Ele falou ainda sobre sua ligação com o esporte. "Apesar de não ter sido jogador profissional, comecei no futebol cedo, jogando em categorias de base, mas preferi estudar. Me formei em Educação Física para trabalhar no futebol, tive cargos como coordenador, preparador físico e treinador", complementou.

Acesso

Ainda sobre sua experiência no futebol, Diego ressaltou que conseguiu um acesso com o Barueri. "Foi no futebol paulista que tive mais tempo de trabalho. Participei do acesso do Barueri à Série A e da classificação à Sul-Americana no ano seguinte. Deixei o clube e voltei na época do Grêmio Prudente, quando conseguimos chegar ao terceiro lugar do Paulistão. Enfim, tenho tido boas experiências e espero trazer isso para o Ceará", finalizou o novo gerente de futebol.

Cerri chega para assumir o cargo que era ocupado, até este ano, pelo também vice-presidente Robinson de Castro.
VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário