quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Defesa renovada em 2014

Setor mais criticado ao fim da campanha do time na Série B, defesa é reformulada para tentar se acertar em 2014

O setor defensivo do Ceará, em especial a zaga, foi um dos mais contestados da equipe durante a campanha da Série B. E as falhas defensivas da equipe ficaram mais evidentes nos últimos dois jogos daquela campanha, quando o clube sofreu sete gols nas duas derrotas que acabaram com o sonho do acesso.

O Vovô trouxe três reforços para a zaga. Um deles é Sandro, ex-Joinville FOTO: KIKO SILVA
Tendo um time de característica mais ofensiva e o ataque como motor da reação da equipe, o fracasso acabou caindo nos ombros do sistema defensivo.

Mesmo com a diretoria do Ceará reformulando praticamente todos os setores da equipe, chamou a atenção as mudanças na defesa, que sofreu 50 gols em 38 jogos na Série B.

Quatro zagueiros não estarão no elenco para 2013 e três foram contratados. Os zagueiros Gustavo, Anderson Marques e Douglas deixaram o clube e Ricardo Silva foi emprestado ao Atlético/PR. Apenas Diego Ivo "sobreviveu" à reformulação, permanecendo para 2014. As caras novas são Anderson, vindo do Fluminense, Sandro, do Joinville, e Gabriel Santos, do Sport. A diretoria ainda pode anunciar mais um zagueiro, mas não está descartada a possibilidade de contar com apenas os quatro no começo de temporada.

Disputa

Anderson e Sandro saem na frente por uma vaga no time titular e devem ser escalados já no primeiro jogo oficial da equipe, no dia 11, pela Taça dos Campeões Cearenses, contra o Barbalha, às 18 horas, no Castelão. Gabriel deve ser o substituto imediato dos dois, enquanto Diego Ivo, corre por fora como opção.

O zagueiro Sandro, vindo do Joinville, sabe da cobrança que o sistema defensivo terá, mas espera que haja um entrosamento rápido. "Pela nossa qualidade, a defesa tem tudo para se acertar. Não quero passar por aqui e ser mais um, e sim fazer a diferença. Temos de trabalhar no nosso ápice, seja quem estiver jogando, para quem entrar lá, possa reverter a situação, mas com o pé no chão", afirma.


Já Anderson, que veio do Fluminense e é a principal contratação para a defesa, ressaltou que nenhum dos quatro zagueiros tem vaga garantida no time titular. "A disputa na zaga vai ser sadia, quem ganha é o Ceará. Será uma disputa árdua, e teremos de entrar mais ligados, aproveitando a oportunidade. Não me considero titular. Todos temos de trabalhar para isso e fazer o melhor trabalho possível", finalizou o zagueiro.

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER

Ceará deve confirmar Ceten no dia 20
Após firmar um protocolo de intenção de compra do Centro de Treinamentos Esportivos Nordeste (Ceten), o Ceará deverá finalmente sacramentar a aquisição do equipamento ainda neste mês de janeiro.

O atual proprietário do empreendimento, Ângelo Oliva, disse que os últimos detalhes já estão sendo acertados e que até o próximo dia 20 toda a documentação exigida deve estar pronta. "A negociação está correndo de forma bastante positiva. Houve apenas uma modificação de alguns detalhes de contrato e de documento, mas acredito que até o próximo dia 20, se tudo continuar correndo bem como está, toda a documentação deverá estar pronta e até o fim do mês a torcida do Ceará deverá receber a boa notícia da aquisição".

SAIBA MAIS
Mais reformulação
Se estendermos o sistema defensivo para o gol, laterais e volantes, a reformulação do time da reta final da Série B foi ainda maior. Saíram o goleiro Fernando Henrique, o lateral-direito Hélder Maurílio, os volantes Galiardo, Diogo Orlando e Xaves, e foram contratados o goleiro Luis Carlos, o lateral-direito Samuel Xavier, os volantes Amaral e Leandro Brasília

Permanências
Nestes setores, só permaneceram o goleiro Jaílson, o lateral-direito Marcos, os laterais-esquerdos Hélder Santos e Vicente; e os volantes João Marcos e Ricardinho. O volante e lateral-esquerdo Eusébio, que pouco jogou em 2013, teve seu contrato renovado até o fim de 2015 para em seguida ser emprestado para o Atlético/GO. Entre outros emprestados, estão o goleiro Diónantan e o volante Foguinho, ambos ao Icasa, e o também volante Everton, ao Atlético/PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário