terça-feira, 18 de setembro de 2012

Elevador subindo


Com a segunda melhor campanha no returno, somando 14 dos 18 pontos disputados, Vovô embala na Série B
Ao terminar o primeiro turno da Série B em 10º, com 27 pontos, só um aproveitamento de campeão no returno faria o Vovô sonhar com o acesso à Série A.
Itamar avisa que a intenção da equipe é entrar no G4
para não mais sair FOTO: KIKO SILVA
E seis rodadas depois, o Ceará pegou o "elevador", já é o 7º e a torcida alvinegra já vê como real a possibilidade de o time estar no Brasileirão no ano que vem, graças à campanha no returno. O time está invicto, com quatro vitórias e dois empates, conquistando 14 pontos dos 18 disputados, o que o deixa com 41, a cinco do São Caetano, 4º lugar.

A campanha é a 2ª melhor do returno, com 77% de aproveitamento, só inferior à do Goiás, que somou até agora 16 pontos. O único time que tirou pontos dos goianos - adversários diretos na disputa pelo acesso, somando 49 pontos - no returno foi exatamente o Ceará, com um empate em 0 a 0 em Goiânia.

O Alvinegro pode ter a melhor campanha do returno na próxima rodada, a 26ª, caso vença o Atlético/PR, fora de casa, e o Goiás empate ou perca para o líder Vitória em Salvador (BA).

Os outros times do G4, exceto o já citado Goiás, postulantes ao seleto grupo, fazem campanhas abaixo da do Ceará. Em alguns casos, como o do Criciúma, 2º colocado no geral, com 49, a diferença de pontos é o dobro na segunda parte da competição. O Tigre faz uma campanha irregular no returno, no qual é o 13º, somando apenas sete pontos.
Outro catarinense, o Joinville, que ainda está à frente do Vovô por critérios de desempate, é o 17º no returno, com apenas cinco pontos obtidos.

O São Caetano, 4º colocado, com 46, somou 12 pontos. Já o Atlético/PR, adversário do Alvinegro no sábado, conquistou 11 e o América/MG dez.

Até o líder Vitória, com 54 pontos, somou apenas dez, com a 8ª melhor campanha.

No embalo
Restando 14 rodadas para o fim da Série B, o Ceará quer aproveitar o embalo e chegar logo ao G4 para não sair mais.

Para os jogadores, a cada vitória no returno o time ganha ainda mais confiança para o jogo seguinte. "Essa recuperação nossa é um momento único e precisamos aproveitar que as coisas estão dando certo. A cada vitória nos sentimos mais capazes e isso ajuda na partida seguinte. Queremos entrar no G4 para não sair mais. Contra o Atlético (PR) é mais um degrau para chegar lá", declarou o atacante Itamar.

De fato, uma vitória contra o time paranaense, que tem 43 pontos, faria o Vovô ultrapassá-lo, podendo chegar até ao 5º lugar caso o Joinville também tropece. Assim, só restaria passar o Azulão para chegar ao G4.

O lateral-esquerdo Márcio Careca, aliás, afirmou que o segredo da equipe é saber que não enfrentará mais cada adversário, que não haverá volta em caso de tropeço. Portanto haverá apenas uma chance para tirar pontos de rivais diretos. "Dissemos um para o outro isso. Contra o América (MG), Goiás, Joinville, e agora Atlético (PR). Não tem volta, por isso temos que vencê-los. Estamos encarando assim cada jogo, principalmente esses confrontos diretos".

O Vovô ainda enfrentará Atlético/PR, São Caetano, Criciúma e Vitória, todos fora, além de Avaí e América/RN, em casa.

Nos confrontos diretos que já fez no returno, o Ceará venceu fora o América/MG por 3 a 1, empatou com o Goiás em 0 a 0, também fora, e por último, venceu o Joinville por 4 a 3 no PV.

SAIBA MAIS
Na torcida
O Ceará recebeu ontem a visita do atacante Osvaldo, que se destacou na Série A 2011 pelo clube e hoje está no São Paulo. O jogador aproveitou para afirmar que reforça a torcida pela volta do Vovô à elite. "Espero que o Ceará volte à Série A e enfrente o São Paulo no ano que vem. Quero vir aqui, reencontrar a torcida alvinegra e espero que ela não me vaie, pois tenho carinho por ela"

Regularizado
O atacante Magno Alves já está regularizado e pode estrear pelo Alvinegro na Série B contra o Atlético/PR, no sábado, em Curitiba. Para o jogo, já estão fora Eusébio, que deixou o campo contra o Joinville ainda no primeiro tempo e ontem teve diagnosticada lesão na coxa, e Misael, suspenso

Vladimir MarquesRepórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário