segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Dureza pela frente

Dos seis rivais que recebe no PV, o Vovô está à frente de todos, mas, fora de casa, terá três adversários do G4
O Vovô não pode mais tropeçar no PV, como no empate ante o Guaratinguetá FOTO: KIKO SILVA.
A derrota para o Atlético/PR por 2 a 1 no sábado, fora de casa, freou a ótima campanha do Vovô no returno. Como agravante, a distância para o G4 aumentou para oito pontos.

Restando 12 rodadas para o fim da Série B, o Ceará ainda terá seis jogos em casa e seis fora. Analisando os adversários do Alvinegro dentro e fora de seus domínios, os jogos em casa, em tese, são favoráveis ao Vovô. Como visitante, os duelos prometem ser mais difíceis.

Em casa, os seis adversários que o Vovô, 7º colocado, recebe estão atrás dele na tabela: Ipatinga (19º), América/RN (10º), Paraná (14º), Avaí (9º), CRB (16º) e Bragantino (18º). Cabe lembrar que o time não pode mais nem pensar em tropeçar no PV para chegar ao acesso.

Já em relação aos adversários fora de casa, o caminho será mais difícil para o Alvinegro. Dos seis jogos nessa condição, três são contra times que integram o G4, sendo eles o líder Vitória, o vice-líder Criciúma e o 4º colocado São Caetano.

Os outros jogos fora são mais "brandos": ASA (15º), Boa/MG (12º) e Barueri (20º).

Analisando os doze adversários do Ceará, sem o critério de mando de campo, subiria para nove o número de clubes abaixo dele na classificação.

Meta

Considerando que o Ceará precise de mais 24 pontos (o clube chegaria a 65), nas contas da diretoria, para subir para a Série A - o equivalente a oito vitórias -, "descartando" quatro resultados, esses jogos mais acessíveis fora de casa podem fazer a diferença para o Ceará.

Supondo que o Vovô vença os seis jogos em casa, conseguindo 18 pontos, faltariam seis para o clube chegar à pontuação estipulada. Ou seja: o clube teria de vencer dois adversários entre ASA, Boa e Barueri.

Para que o Vovô suba com 65 pontos, o 4º colocado São Caetano teria que somar apenas mais 16 pontos; o 5º, Atlético/PR, 19; e o 6º, Joinville, 21.

De acordo com o site Chance de Gol, especializado em estatísticas de futebol, a probabilidade de um clube subir com 65 pontos é pequena: apenas 9,8 %.

A estatística mostra que a pontuação da Série B em 2012 está acima da média histórica para o acesso desde a implementação dos pontos corridos, 62. A chance de subir com essa pontuação é de apenas 0,2%.

O número mais confiável para o acesso, segundo o site, é de 70 pontos (90% de chance).

Reapresentação

Depois de enfrentar o Atlético/PR, o Vovô se reapresenta hoje, às 16 horas, visando ao jogo de sábado, contra o Ipatinga, pela 27ª rodada da Série B.
VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário