terça-feira, 2 de outubro de 2012

A falta que você faz...

Capitão e artilheiro do time , atacante Mota tem dia decisivo nesta terça para a definição sobre sua volta ao time
Torcida alvinegra, cruze os dedos. Hoje o atacante Mota, capitão e artilheiro da equipe na Série B com 11 gols, será reavaliado pelo departamento médico do Ceará após lesão na coxa. Um novo diagnóstico pode liberá-lo para jogar contra o Criciúma na sexta-feira ou definir se ficará de fora por mais uma partida.

A liberação do jogador, que foi vetado momentos antes do jogo diante do lanterna Ipatinga, no sábado, quando o Vovô amargou um empate, é esperada pela comissão técnica e grupo de jogadores, que não negam a falta que Mota faz. "Todo jogador que é um líder, uma referência dentro de campo, faz falta. Não só pela parte técnica. Pesa quando um companheiro não o vê em campo e a referência não está ali. O Mota é muito importante para nossa equipe", declarou o técnico PC Gusmão.

O meia Eusébio admitiu que o desfalque de Mota foi bastante lamentado, pela função que desempenha. "Faz diferença sim a ausência dele. Mota fez muita falta. Não que os outros jogadores não se esforcem para substituí-lo, mas ele faz bem a função no meio e no ataque. É nosso artilheiro e capitão".

Importância
Em números, a ausência de Mota também pesa. Com ele em campo, o aproveitamento do Ceará é bem melhor. Enquanto ele esteve atuando, foram 21 jogos, com nove vitórias, oito empates e quatro derrotas, com um aproveitamento de 55% dos pontos disputados. Sob o comando de Mota, o Vovô marcou 34 gols e sofreu 28.

O aproveitamento com ele em campo é maior até do que o do time na Série B: o Ceará somou 51,9% dos pontos disputados em 27 rodadas.

Sem ele, o aproveitamento cai demais: 38,8%. Mota ficou fora de apenas seis jogos, com o time vencendo apenas duas, empatado um e perdendo três jogos. Foram nove gols marcados e nove sofridos. Na 1ª rodada, derrota para o América/MG por 2 a 1 no PV. Na seguinte, outro revés, diante do Guaratinguetá fora, também por 2 a 1. Na 13ª rodada, mais uma derrota, para o Paraná por 1 a 0 na Vila Capanema. Só na 17ª, no quarto jogo de desfalque, o Vovô venceu, 2 a 0 diante do CRB, no Rei Pelé.

No jogo seguinte em que desfalcou o Vovô, na 25ª rodada, contra o Joinville, outra vitória, por 4 a 3, no PV. E por último, no sábado, na 27ª rodada, no lamentado empate em 1 a 1 contra o Ipatinga, também no PV.

Na sexta-feira, véspera da partida, Mota, mesmo demonstrando desconforto na coxa, participou normalmente dos treinos, como o rachão e o de posicionamento. Na ocasião, um dos médicos do clube, Joaquim Garcia, declarou que existia a preocupação, caso ele fosse escalado, que sua lesão agravasse. "Não podemos expor o atleta a uma nova lesão ou agravá-la, por isso, o departamento médico pode vetá-lo apenas por precaução. Ele só joga se não houver riscos", explicou o especialista.

Dito e feito. Ainda que Mota tenha realizado tratamento até momentos antes do jogo, o jogador foi vetado, pela proximidade entre a lesão e a partida.

Como o jogo diante do Criciúma é apenas na sexta-feira, 5, e Mota deu segmento ao tratamento nos últimos dois dias, a torcida alvinegra pode ter esperanças de vê-lo de novo em campo.

Ceará será julgado por atraso de pagamento
O Ceará vai ser julgado amanhã pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por não efetuar o pagamento de multa imposta em um julgamento anterior, onde Alvinegro havia sido multado por atrasar o jogo contra o Avaí, no estádio da Ressacada, em dois minutos.

Na ocasião, o Ceará havia sido multado em R$ 800 reais e deveria efetuar o pagamento em até sete dias após a decisão, porém, não o fez. Por deixar de cumprir a sentença, o clube agora corre o risco de receber multa de até R$ 100 mil.

A multa está prevista no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). "Deixar de cumprir ou retardar o cumprimento de decisão, resolução, transação disciplinar ou determinação da Justiça Desportiva", descrito no artigo 223.

Segundo assessoria do clube, todas as multas foram pagas, porém, o departamento jurídico do Alvinegro promete conferir os detalhes do pagamento hoje.

SAIBA MAIS
Juca volta
Se Mota espera avaliação para retornar ao time na sexta-feira, o volante Juca tem condição de jogo garantida. O jogador cumpriu suspensão contra o Ipatinga no sábado e está à disposição do técnico PC Gusmão para o jogo de sexta-feira, contra o Criciúma.

Cabeça Erguida
Na reapresentação da equipe após o frustrante empate de sábado, os jogadores do Vovô rechaçaram qualquer abatimento com o resultado. Para eles, uma vitória diante do Criciúma recolocará o time definitivamente na briga pelo acesso. "Sabemos que a vitória contra o Ipatinga iria nos deixar perto do G4, mas se ela não veio, temos que pensar no Criciúma. Não é impossível vencê-los lá. São onze finais para nós e ninguém está abatido aqui", enfatizou, ontem, o meia Eusébio.

Convocados
Seis jogadores do elenco profissional reforçarão a equipe Sub-20 do Vovô que jogará a Copa do Brasil da categoria, estreando dia 10, contra o Flamengo, no PV: os zagueiros Dener e Potiguar, o volante Everton, o atacante Romário, o lateral-direito Reginaldo e o meia Luiz Henrique.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário