segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Ceará vence Guaratinguetá, dorme no G-4 e pode colocar Garça na degola

Por Guaratinguetá, SP
Pedro Paulo, Léo Gamalho Guaratinguetá x Ceará (Foto: Fábio Rubinato/ AGF)
Pedro Paulo é pressionado por Léo Gamalho no Ninho da Garça (Foto: Fábio Rubinato/ AGF)
Cirúrgico, o Ceará venceu o Guaratinguetá na casa do adversário por 1 a 0 na tarde desta sexta-feira e irá dormir no G-4 da Série B do Campeonato Brasileiro. Rogerinho marcou o único gol do duelo válido pela 36ª rodada da competição. Derrotado, o Guará pode cair para a zona de rebaixamento dependendo da combinação de resultados.
Foi a quarta vitória seguida do Ceará, que aproveitou uma de suas poucas oportunidades claras de gol na partida para chegar aos 59 pontos e subir, temporariamente, para a terceira posição. O Vovô só cai do G-4 se Icasa e Sport vencerem seus compromissos contra Paysandu e Paraná respectivamente. Já a situação do Guaratinguetá é dramática. A equipe está com 41 pontos, dois pontos à frente da zona de rebaixamento, e não sabe o que é vencer há cinco jogos. Se Paysandu e Atlético-GO vencerem seus compromissos, o Tricolor do Vale entrará nas duas rodadas finais na zona de rebaixamento.
As equipes terão uma semana de preparação para a próxima rodada. O Ceará visita o Palmeiras, no sábado, 23, às 17h20, no estádio Morenão, em Mato Grosso do Sul. Já o Guará recebe o Paraná, no mesmo dia, mas às 21h, no Dario Rodrigues Leite.
Bom senso e oportunismo do Vovô
O jogo começou com Guaratinguetá e Ceará trocando passes por 30 segundos como forma de protesto do Bom Senso F.C, atitude que deve ser repetida nos demais jogos da rodada. Com a bola rolando, os donos da casa começaram mais ofensivos e criaram a primeira oportunidade de perigo com Fransérgio, que soltou a bomba de fora da área e obrigou Jaílson a se esticar todo para evitar o primeiro gol. O Tricolor do Vale tentava criar as oportunidades pelas pontas, mas sem um centroavante, não tinha quem concluísse a gol.

Aos poucos, o Ceará passou a aumentar sua posse de bola. Além de se defender e afastar as oportunidades de perigo, a equipe cresceu e começou a chegar mais perto da área do Guará. Aos 37 minutos, Léo Gamalho, livre dentro da área, não conseguiu alcançar cruzamento de Marcos. Mas o gol não demorou para sair. Aos 42, Rogerinho recebeu de costas para o gol, na entrada da área. Marquinhos e Tiago Ulisses bateram cabeça na marcação e o meia conseguiu girar e chutar no cantinho, sem chances para Saulo.

Ídolo vira vilão
O goleiro Jaílson atuou por seis anos no Guaratinguetá. No Ceará, é o reserva de Fernando Henrique. Como o titular estava suspenso, Jaílson voltou ao gol do Dario Rodrigues Leite, mas desta vez como adversário. E o atleta, que já foi herói da torcida da Garça por muitas vezes, se tornou vilão ao fazer grandes defesas diante do Tricolor do Vale.
A derrota seria trágica para o Guaratinguetá e por isso a equipe foi para cima na segunda etapa. O Tricolor até criou, mas Jaílson fez pelo menos três grandes defesas para garantir o resultado positivo para o Vovô. Primeiro, o lateral-direito Murilo soltou a bomba da entrada da área e o arqueiro se esticou todo. Cinco minutos depois, a zaga do Ceará afastou mal e a bola sobrou para Rafinha, na pequena área. O atacante dominou e arriscou um voleio, obrigando o goleiro a usar o reflexo para salvar o Ceará. Aos 44, Xuxa ainda cobrou falta com perfeição e Jaílson, mais uma vez, saltou para salvar e garantir a vitória do Vovô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário