segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O clube dos cinco

Disputa por duas vagas que restam no G-4 afunilou; apenas cinco times estão na briga, entre eles Icasa e Ceará

Se antes da 36ª rodada da Série B do Brasileiro nove clubes tinham chances de acesso, após o desfecho dela, apenas cinco ainda continuam sonhando.

Icasa e Ceará, 4º e 5º colocados, continuaram firmes na luta pelo acesso ao vencerem seus jogos na 36ª rodada. O Verdão do Cariri tem chances de confirmar a vaga na Série A já no sábado, no Romeirão fotos: Normando Sóracles/Miséria.com/Bruno Gomes
Com duas vagas em aberto - Palmeiras e Chapecoense já subiram - apenas Sport, Icasa e Ceará, com 59 pontos, e Figueirense e América/MG, com 56, estão entre os ´sobreviventes´ a duas rodadas do fim do certame. Já Paraná, Avaí, Joinville e Boa Esporte, que tinham chances reduzidas, deram adeus ao sonho ao serem derrotados na rodada.
Segundo o site Infobola, o Sport lidera as projeções com 74% de chances de subir, seguido por Icasa (61%), Ceará (48%), Figueirense (13%) e América/MG (4%).

O Sport, 3º colocado, é o time entre os "forasteiros" que tem mais chance de subir nesta Série B, enquanto Figueirense e América/MG, com possibilidades reduzidas, completam o grupo que ainda sonha em jogar a Série A em 2014 fotos: Futura Press

Como a pontuação e as projeções indicam, Sport, Icasa e Ceará são os mais cotados na luta pelas duas vagas, sendo que os dois primeiros dependem apenas de seus resultados para conquistarem o acesso para a Série A. O Alvinegro, que perde no critério de desempate número de vitórias, terá de torcer por um tropeço de um dos outros dois.

Confrontos

O Verdão do Cariri recebe a Chapecoense, no sábado, às 15h20 (horário cearense), e na última rodada visita o Paraná. Já o Vovô, joga no mesmo dia, às 16h20 (cearense), pega o Palmeiras em Campo Grande (MS), com mando do time paulista, e decide sua sorte contra o Joinville, em casa. Quanto ao Sport, o time visita o Boa/MG e fecha sua participação em casa com o Paysandu.

Os menos cotados, Figueirense e América/MG, precisam vencer seus jogos restantes e ainda contarem com dois tropeços de dois dos três favoritos.

Por dependerem só de si, apenas Sport e Icasa podem garantir o acesso já na próxima rodada. Para o Verdão do Cariri subir no sábado, ele precisaria bater a já promovida e vice-campeã Chapecoense no Romeirão e contar com derrotas de dois dos rivais - Sport, Ceará e Figueirense.

Já o Vovô não tem a chance de conseguir o acesso ao fim da 37ª rodada, mas um empate de Icasa ou Sport o deixaria dependo só de si na rodada final ante o Joinville, caso vença o já campeão Palmeiras, fora. Até mesmo um empate poder servir para o Alvinegro caso um dos dois perca.

O técnico do Ceará, Sérgio Soares, afirma que o objetivo de seus comandados é chegar à última rodada dependendo só de si. "A cada rodada, a projeção e a pontuação necessária mudam. Não sabemos se 62 ou 65. Estamos trabalhando jogo a jogo, mas o ideal é que a gente chegue dependendo apenas do nosso resultado para conquistar o acesso em casa, contra o Joinville".

Já o técnico do Icasa, Sidney Moraes, comemora a importante vitória diante do Paysandu, que manteve o Verdão dependendo apenas de si para obter o acesso. "Os jogadores fizeram em campo o que treinamos, esse entrosamento e concentração facilitaram para conquistarmos esses pontos. Agora é pensar na sequência do campeonato", diz.

Vladimir Marques
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário