domingo, 18 de março de 2018

Ceará vence Uniclinic, assume a liderança do Estadual e garante vaga na semifinal

Os gols do Vovô foram anotados por Roberto e Douglas Coutinho. A Águia da Precabura descontou com Marcelo Nicácio ( Foto: Reinaldo Jorge )
Diário do Nordeste
O jogo era atrasado, válido pela 1ª rodada da segunda fase do Campeonato Cearense 2018. O Ceará retornava à Arena Castelão menos de 48h depois da eliminação na Copa do Brasil diante do Atlético/PR, nos pênaltis. Mesmo com time ‘alternativo’, o Alvinegro bateu o Uniclinic por 2 a 1, na noite deste sábado (17), e assumiu a liderança provisória do certame, garantindo vaga antecipada na semifinal, juntamente com Floresta e Fortaleza, beneficiados pelo placar. Os gols do Vovô foram anotados por Roberto e Douglas Coutinho. A Águia da Precabura descontou com Marcelo Nicácio.

O resultado marca 10ª partida de invencibilidade do Vovô entre todas as competições e o jogo de número 50 do técnico Marcelo Chamusca. Com 8 pontos ganhos (2V/2E/0D) na segunda fase do Estadual, o time precisa apenas de uma vitória por qualquer placar na última rodada – próxima quinta-feira (22) diante do Floresta, no Presidente Vargas – para avançar na primeira posição.

Antes disso, o Ceará já entra em campo novamente nesta terça-feira (20), quando enfrenta o CSA/AL, às 21h45, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. A partida é válida pela Copa do Nordeste, competição em que a equipe já está classificada para às quartas de final.

Do outro lado, o Uniclinic perde uma posição e deixa o G4 do Campeonato Cearense. Não tendo conquistado nenhuma vitória em quatro jogos da segunda fase, onde soma apenas 2 pontos (0V/2E/2D), a Águia de Precabura precisa de uma vitória na partida contra o Iguatu se quiser manter vivo o sonho da classificação.

A partida está prevista para às 21h, da próxima quinta-feira (22), no Estádio Morenão, em Iguatu.

O jogo

O Ceará entrou em campo com um padrão tático definido, apesar do ‘elenco alternativo’. Enquanto o Uniclinic, montado no 3-5-2, prometia muita velocidade. O esboço da partida era de intensa movimentação.  

O primeiro grande lance foi da Águia da Precabura. Zé Aquiraz cruzou da ponta esquerda, e Dan cabeceou firme no chão, fazendo a bola subir por cima da trave de Éverson, aos 7. A pressão era construída no contra-ataque.

Apesar das dificuldades na armação, quem abriu o placar foi o Ceará. Romário cruzou, Douglas Coutinho não alcançou e Roberto, de carrinho, empurrou para o fundo da rede, aos 21. Foi o 5º gol do atacante na temporada.

O tento não diminui o ímpeto do Uniclinic, que seguiu criando, principalmente com articulações entre Dan e Iury, no lado direito do ataque. A insistência quase surtiu efeito aos 33, quando Marcelo cabeceou para o gol vazio, devido falha do arqueiro Éverson. A jogada foi anulada por posição irregular do zagueiro.

O empate então surge aos 42, com o experiente Marcelo Nicácio. O centroavante recebe cruzamento na área, se antecipa a marcação e escora no canto esquerdo de Éverson. Primeiro tempo empatado e vaias da torcida na Arena Castelão.    

Marcelo Chamusca então mexeu na equipe. Na volta do intervalo, Andrigo entra na partida. Sete minutos depois, é a vez de Richardson sair do banco de reservas. As alterações foram efetivas e o Alvinegro criou uma 'blitz' na defesa do Uniclinic.

A equipe passou a desperdiçar chances diante do goleiro Marcelo. Chamusca gastou sua última cartada com Ricardinho, aos 33 da etapa final. O nível técnico da equipe cresceu e o desempate surge aos 38, com Douglas Coutinho, após chute cruzado de Richardson.

A sequência do confronto é de administração do Alvinegro, que passa a controlar melhor as ações da partida. Com quatro minutos de acréscimo, coube a Éverson garantir o resultado aos 49 minutos. O goleiro efetuou uma defesa à queima-roupa em finalização de Dan, dentro da área. Vitória do Ceará na Arena Castelão. 

Última vaga

Com a classificação antecipada de Ceará, Fortaleza e Floresta, resta apenas uma vaga nas semifinais do Campeonato Cearense 2018. Uniclinic, Ferroviário e Iguatu, todos com dois pontos, podem conseguir se classificar. 

A situação é mais delicada para o time da Região Centro-Sul e o Uniclinic, que se enfrentam na última rodada. Para o Tubarão da Barra, a entrada no G4 depende apenas dos próprios esforços, tendo em vista que a equipe ainda entra em campo duas vezes no Estadual.

Vale ressaltar que as semifinais ainda não possuem data definida, mas acontecem com o confronto entre o 1º e o 4º colocado, assim como o 2º enfrentando o 3º, no ranking da segunda fase do Estadual. As partidas acontecem em jogos de ida e volta.

Jogos restantes

1ª Rodada

-18/3: Ferroviário X Floresta – 16h, no Estádio Presidente Vargas.

5ª Rodada

-22/3: Fortaleza X Ferroviário – 21h, na Arena Castelão.

-22/3: Ceará X Floresta – 21h, no Estádio Presidente Vargas.

-22/3: Iguatu X Uniclinic – 21h, no Morenão.

Ficha técnica

Ceará 2 x 1 Uniclinic

Competição: 1ª rodada da segunda fase do Campeonato Cearense de Futebol

Data: 17/03/2018

Horário: 19h30

Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE

Árbitro: Glauco Feitosa/CE

Assistentes: Jailson Albano/CE e Marco Aurélio/CE

Gols: Roberto - 21´/1º T (1-0); Marcelo Nicácio - 42´/1º T (1-1); Douglas Coutinho - 38’/2º T (2-1)

Cartões amarelo: Marcelo (U), Fabio Leite (U), Berg (U) e Roberto (C) 

Ceará: Éverson; Leandro Silva (Richardson), Rafael Pereira, Bruno Pires e Romário; Raul, Naldo (Ricardinho) e Wescley; Roberto, Luidy (Andrigo) e Douglas Coutinho. Técnico: Marcelo Chamusca

Uniclinic: Marcelo; Iury, Marcelo Amaral, Jô e Zé Aquiraz (Madona); Daniel, Alan Fabrício, Dan e Fábio Leite; Marcelo Nicácio (Marciel) e Victor Hugo (Ronda). Técnico: Luan Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário