quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Julgamento de Pedro Ken é concluído; jogador está liberado para seguir jogando pelo Ceará em 2019

Após suspensão preventiva, jogador atuou em 10 jogos da Série A pelo clube. Foto: Israel Simonton/CearaSC.com
Bruno Balacó- O Povo
O Tribunal de Justiça Desportiva Anti-Doping (TJD-AD) concluiu na manhã desta quarta-feira, 12, em sessão realizada em Brasília, o julgamento de doping envolvendo o atleta Pedro Ken, do Ceará. E o desfecho do caso foi positivo para o alvinegro: a diretoria do Vovô conseguiu que fosse negado o aumento da pena ao atleta, que havia sido requerido pela procuradoria do TJD-AD e pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). Como já cumpriu a suspensão preventiva imposta a ele este ano, o volante está apto a jogar normalmente pelo Ceará em 2019.  

Em entrevista ao Esportes O POVO, o diretor de assuntos jurídicos do Ceará, o advogado Jamilson Veras, celebrou a decisão. "Estamos satisfeitos, porque queríamos o atleta à disposição desde o início da temporada. Fizemos a defesa em conjunto com o atleta", afirmou Jamilson.

Pedro Ken foi a julgamento este ano pelo uso da substância proibida Anastrozole. Segundo Jamilson Veras, a defesa do Ceará foi enfática no trabalho de comprovação de que o atleta não teve culpa no caso, apresentando documentos obtidos junto à farmácia de manipulação. O material foi apresentado como prova, pois demonstra que no dia em que o estabelecimento fez o suplemento de Pedro Ken, também manipulou a substância Anastrozole, o que reforça a teoria apresentada pelo clube de contaminação.

Veras também apoiou sua tese na quantidade da substância encontrada no suplemento. “É irrisório. Apenas 0,04 nanograma, o que significa uma amostra de apenas 4 partes por milhão”, defendeu. 

Após ficar seis meses sem atuar pelo Ceará - em função da suspensão preventiva - Pedro Ken voltou a jogar pelo clube no dia 26 de agosto deste ano, no duelo contra o São Paulo, no Morumbi, pela Série A do Brasileiro. Antes disso, a última vez que ele tinha vestido a camisa alvinegra foi em 4 de fevereiro de 2018, em um Clássico-Rei.

Depois que voltou aos gramados, Pedro Ken alternou entre titular e reserva e fez, ao todo, 10 jogos pelo time, todos pela Série A do Brasileirão. Destes, dois como titular e oito saindo do banco de reservas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário