segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Ainda vale sim


Indique essa matéria



Classificação do Vovô na Série B é importante para ranking da CBF, Nordestão e vaga na Copa do Brasil sub-20
Se as cinco derrotas seguidas sem marcar um gol sequer - já são 452 minutos - na Série B já preocupam a torcida alvinegra, a queda vertiginosa de produção e a falta de pontos podem ser ainda mais prejudiciais para o Vovô ao fim da competição, na qual só cumpre tabela.

As colocações finais das Séries A, B e C darão pontos no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no qual o Ceará é 24º e disputa posições com o Santa Cruz (22º), o Paraná (23º) e a Ponte Preta (25º) FOTO: KIKO SILVA

Estacionado na 10ª colocação, o Ceará ainda tem quatro jogos a fazer na Série B, e a colocação final pode mudar sua posição no ranking da CBF, que é atualizado anualmente ao fim de cada temporada.

Isso porque o Vovô é o 24º com 1.108 pontos, mas está colado no Paraná, 23º, com dois pontos a mais, e ameaçado pelo 25º, a Ponte Preta, com 21 a menos.

Ceará e Paraná fazem praticamente uma disputa direta na Série B, com o Vovô em 10º lugar, com 45, e o Paraná em 13º, com 42. O Ceará somaria mais 31 pontos no ranking se terminasse a Série B na posição atual, enquanto o Paraná, 28, o que faria o Vovô superar o time paranaense por um ponto.

No entanto, a campanha dos dois na Copa do Brasil os deixaria empatados: ao eliminar o Vovô na 2ª fase, o Paraná chegou às oitavas, somando três pontos, e o Ceará, somou dois.

Além da disputa com o Paraná, o Vovô precisa tomar cuidado para não cair ainda mais na tabela, já que está dois pontos a frente do 14º colocado, o que lhe daria cinco pontos a menos em relação à posição atual.

Preocupação
Uma queda ainda maior na tabela da Série B pode fazer o Vovô ser ultrapassado por outro adversário: a Ponte Preta.

Por sua atual colocação, o 14º lugar na Série A, o time paulista somaria 47 pontos. Como o Vovô somará, no máximo, 33 caso alcance o 8º lugar, e 31, se mantiver em 10º; a Ponte pode ameaçar sua posição.

Se o Alvinegro perder mais posições, ou ver a Ponte subir na classificação - o 11º lugar na Série A ainda é alcançável -, corre o risco de ver a Macaca descontar os 21 pontos de desvantagem e tomar o 24º posto no ranking.

Lembrando que até o 12º colocado da Série B desde ano disputará a Copa do Brasil Sub-20 do ano que vem.

Nordestão

Outro adversário que o Ceará precisa ficar de olho é o Santa Cruz, 22º no ranking, com 43 pontos a mais que ele. Como o Santa somará apenas dois pontos pelo 14º lugar na Série C e foi sido eliminado na 1ª Fase da Copa do Brasil, o Ceará não pode perder a chance de tirar o máximo de pontos que puder para ultrapassá-lo no futuro.

Vale lembrar que o Ceará só não será cabeça-de-chave do Nordestão em 2013 por estar atrás do Santa Cruz do ranking da CBF, critério para a escolha.

Além de indicar os cabeças-de-chave do Nordestão, o ranking da CBF também dá vagas na Copa do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário