segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Ceará perde para a líder Ponte Preta e se distancia do G-4

Em Campinas, Ceará perdeu por 3 a 1 para a Macaca e se afastou do G-4
Em Campinas, Ceará perdeu por 3 a 1 para a Macaca e se afastou do G-4
Foto: Futura Press
 
A série de três jogos invicto - empates com Paraná e Avaí e vitória sobre o América-RN - chegou ao fim com uma dura derrota fora de casa. O Ceará perdeu por 3 a 1 para a Ponte Preta, neste sábado (27), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela 26ª rodada da Série B, e se distanciou do G-4.
Ciente da importância do duelo - confronto direto por vaga no grupo de acesso à elite -, o técnico Sérgio Soares surpreendeu na escalação: sacou o meia Nikão e colocou o volante Amaral. A mudança, entretanto, não surtiu grande efeito, já que a Macaca fez 2 a 0 com 30 minutos de jogo. O treinador desfez a substituição no decorrer do primeiro tempo, mas a equipe não reagiu e saiu derrotada - e mais longe do G-4.

Com o revés, o Vovô permanece na quinta colocação, mas vê a diferença para o quarto colocado subir para quatro pontos - a equipe cearense tem 43, e o Vasco, 47. Na próxima terça-feira (30), o Alvinegro encara o Vila Nova, às 19h30, no estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Já a Ponte Preta emplacou a quinta vitória consecutiva e chegou à liderança da competição nacional, com 49 pontos. O próximo desafio da equipe paulista será diante do Paraná, no mesmo dia, às 20h30, dentro de casa, pela 27ª rodada.
Domínio caseiro
Com a entrada de Amaral no meio-campo, Sérgio Soares tentou dar maior proteção ao sistema defensivo do Ceará, mas a Ponte Preta dominou as ações. O Vovô começou melhor, com uma chegada aos cinco minutos. Vicente recebeu passe de Bill na esquerda e chutou com perigo, mas o goleiro Roberto espalmou para escanteio. Ricardinho cobrou fechado, e o camisa 1 da Macaca conseguiu evitar o gol.
Depois disso, o time mandante tomou o controle da partida. Sem grande perigo, chegou duas vezes ao ataque, com Thomás e Juninho. Aos 13, Rodinei cruzou, Alexandro tentou dominar e a bola sobrou para Cafu, que, dentro da área, encheu o pé, mas Luís Carlos conseguiu espalmar. Dois minutos depois, a equipe cearense respondeu com Marcos, que recebeu bom passe de Magno Alves na ponta direita e chutou rasteiro à direita do gol.
Com maior posse de bola, a Ponte Preta abriu o placar aos 20 minutos. Adrianinho aproveito o espaço no meio-campo, carregou a bola e acertou belo chute no ângulo de Luís Carlos para marcar um golaço. Sete minutos depois, o segundo gol. O lateral-esquerdo João Paulo avançou, cruzou, e o zagueiro Wellington Carvalho tentou cortar o passe, mas mandou a bola para o próprio gol.
No final da primeira etapa, o time cearense ainda perdeu o lateral-direito Marcos por contusão e sacou Amaral por opção técnica - Alex Lima e Nikão, respectivamente, entraram. Com o time mais ofensivo, os espaços na defesa apareceram, e a Ponte teve nova chance aos 45: Rodinei cruzou, Alexandro escorou, e Cafu, de frente para o gol, chutou forte no travessão.
Vovô sem reação
O início do segundo tempo foi cruel para o Ceará. Aos três minutos, João Marcos sentiu dores musculares e deu vez a Marcus Vinícius. No minuto seguinte, João Paulo encheu o pé em cobrança da entrada da área para marcar o terceiro gol da Macaca.
Com o placar consolidado, o time mandante diminuiu o ritmo da partida e segurou as investidas ofensivas do Ceará. Eduardo, Ricardinho, Nikão, Magno Alves e Bill tentaram criar chances para balançar as redes, mas esbarraram na marcação e na má pontaria.
Somente no final da partida o Vovô conseguiu marcar o gol de honra. Aos 47 minutos, Ricardinho cobrou falta pelo lado direito, Sandro subiu mais que a zaga da Ponte Preta e conseguiu diminuir o placar no Moisés Lucarelli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário