sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Ceará recebe hoje, no Castelão, o Bragantino, de Mota e PC Gusmão, em mais uma tentativa de retornar ao G4


 

Na rodada anterior, o Ceará perdeu a chance de entrar no G4 da Série B ao esbarrar na retranca do Sampaio Correa, que segurou o empate em 1 a 1, após ter um jogador expulso no segundo tempo. Hoje, às 19h30, novamente no Castelão, contra o Bragantino, o Vovô além de reencontra o ídolo da torcida alvinegra Mota, pela primeira vez do outro lado, deve novamente esbarrar em um rival na retaguarda.
Para isso, o técnico do Ceará, Sérgio Soares, tomou sua precauções, testando no lugar do suspenso Ricardinho, tanto uma formação mais defensiva, com Michel no meio campo, quanto uma mais ofensiva, com Lulinha entre os onze titulares.
Ontem, no treino de apronto, Soares testou as duas opções, já pensando em situações que o adversário poderá lhe trazer. Michel para igualar um jogo mais pegado e defensivo, típico das equipes de PC Gusmão, ou uma equipe mais rápida e leve, com Lulinha em campo, para furar o bloqueio defensivo.
"Foram variações que trabalhamos, para enfrentar um adversário que joga muito na bola aérea, marcando forte, como é o Bragantino. O Michel deixaria a equipe mais alta, com força de marcação, e o Lulinha poderia desarmar, no drible e velocidade, o forte sistema defensivo armado pelo Bragantino", opinou.
Independente da formação, o treinador do Ceará quer um time pronto para derrubar a retranca do adversário. Ou seja, ser cirúrgico, como não aconteceu diante do Sampaio Correa.
"Precisamos ser mais eficientes na hora de definir. Quando as oportunidades surgirem, tem de matar o jogo. Só assim entraremos no G4", declarou.
Outra indefinição na escalação ocorre nas laterais. Hélder não treinou ontem, e passou a ser dúvida. Com isso, Sérgio Soares escalou Marcos na direita e Samuel, improvisado na esquerda. E explicou a escolha.
"Surgiu de última hora este problema com o Hélder. O Samuel tem um poder maior de marcação, para conter o lateral-direito do Bragantino", finalizou o treinador alvinegro.

'Se eu marcar gol, não tem como comemorar', diz Mota
Aos 33 anos, o atacante Mota viverá uma experiência diferente hoje, se entrar em campo pelo Bragantino. Pela primeira vez na carreira ele pode enfrentar o Ceará, seu clube de coração.
Natural de Fortaleza e com quatro passagens marcantes pelo Vovô - são quatro títulos estaduais e um acesso para a Série A, em 2009 - Mota admite que enfrentar o Ceará na carreira não estava nos seus planos.
"Eu nunca enfrentei o Ceará. A experiência é nova para mim e não era para acontecer, mas, já que estou aqui, pelo Bragantino, tenho que ser profissional e dar o meu melhor. A sensação de estar aqui, na minha cidade, para enfrentar o clube que eu torço, é diferente", revelou ele.
Mota sabe que assim como enfrentar seu clube de coração, o reencontro com a torcida também será especial. Ele não imagina como os alvinegros, que tanto cantaram seu nome em quatro passagens, o receberão no Castelão. Ele espera que seja com muito respeito.
"A recepção no jogo vai depender deles. Eu nunca fiz nada que colocasse a torcida contra mim, muito pelo contrário, fiz de tudo para ajudar o Ceará a vencer e conquistar títulos, então, acredito que será com respeito", disse.
Sua titularidade não está garantida no time de PC Gusmão, mas se entrar em campo e marcar gols, Mota garantiu que não comemorará contra o clube que tanto ama.
"O Ceará faz parte da minha vida e sempre será até o fim dela. Sou torcedor, e isso não muda. Por isso, se marcar gol, não tem como comemorar. É o time do meu coração, e não era o time que eu queria estar enfrentando", finalizou o atacante.
Fora, Braga tem retrospecto ruim
O Bragantino, após perder em casa para o então lanterna Vila Nova, procura se reabilitar no Campeonato para evitar a aproximação com a zona de rebaixamento. Atualmente, o Massa Bruta está a quatro pontos do 17º colocado e precisa dos três pontos para minimizar ainda mais a chance de queda.
Porém, a tarefa não será fácil: somado ao fato de o Ceará ser um bom mandante, o Bragantino tem um péssimo retrospecto fora do interior de São Paulo.
Em 13 partidas longe de Bragança Paulista, a equipe somou apenas 12 dos 39 pontos disputados, tendo acumulado sete derrotas, três empates e somente três vitórias.
O último triunfo como visitante aconteceu há praticamente um mês, diante do América-MG.
O treinador do Bragantino Paulo César Gusmão vai com força máxima para tentar surpreender o Ceará e voltar a vencer após três rodadas na Série B.
O Braga vinha de uma sequência positiva na competição, com quatro vitórias seguidas, mas a partir do momento que tal série invicta foi quebrada, o time não conseguiu retomar as boas atuações e já enfrenta o jejum de três rodadas.
Vladimir Marques
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário