quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Ausência do g-4 já dura 4 anos

Após cair da Série A em 2011, Ceará não entrou no G-4 nas duas edições seguintes da Série B, já ausente por 76 rodadas

Quando um time cai da Série A para a B, salvo raras exceções, ele é alçado à lista dos favoritos ao acesso no ano seguinte. Foi o que aconteceu com o Ceará, quando voltou à "Segundona" após jogar a Série A de 2010 e 2011. Mas o favoritismo não se confirmou, com o Alvinegro amargando quatro anos de ausência do G-4 da Série B, jejum que perdura por 76 rodadas.
Nos últimos dois anos, a torcida do Ceará sofreu com as campanhas irregulares do Vovô na Série B, e viu adiado o sonho do retorno à elite FOTO: BRUNO GOMES


A última vez que o Vovô integrou o G-4 da Série B foi em 2009, ano que subiu. O time entrou no G-4 na 16ª rodada, para não sair mais, terminando a histórica campanha em 3º lugar, com 68 pontos.

Decepções
Em 2012, no primeiro ano após a queda da elite, o favoritismo do clube era mais acentuado, ao lado de Vitória, Atlético/PR, Goiás e Avaí, mas só os três primeiros subiram, com o Criciúma, que vinha da Terceirona, sendo o "penetra".


Sob o comando de PC Gusmão, o Ceará começou aquela campanha devagar. A primeira vitória só viria na 6ª rodada, contra o ABC, mas a distância para o G-4 já era de oito pontos e oscilou entre 9 e 11 em grande parte da campanha.

Mesmo ensaiando uma reação - o clube foi o 7º após a 26ª rodada -, a diferença para o G-4 continuou a mesma: oito. Dali em diante, o time perdeu o fôlego e terminou a Série B na 11ª colocação, com 47 pontos.

Em 2013, mesmo não sendo favorito para o acesso - Palmeiras, Sport e Figueirense despontavam - o Vovô era visto como um dos times que corria por fora. Mas, a exemplo do ano anterior, o time começou derrapando, ficando longe do G-4 por grande parte do certame. O time somou apenas 23 pontos no 1º turno, ficando a oito do G-4.

Uma reação no returno permitiu à equipe sonhar em entrar no grupo a partir da 28ª rodada, quando ficou a apenas dois pontos do objetivo. A perseguição se manteve firme até o fim, quando chegou a se igualar em pontos com o último integrante do G-4. Mas duas derrotas finais, comprometeram o acesso e o time terminou em 7º, com 59 pontos, um a menos que o 4º colocado.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

SAIBA MAIS
Mudanças
Os volantes Diogo Orlando e Xaves não interessam ao Ceará para 2014 e estão livres para procurar outro clube. Em contrapartida, o zagueiro Gustavo e o lateral-direito Marcos estão acertados, só faltando a aprovação de novo empréstimo se seus clubes de origem, Flamengo e Cruzeiro, respectivamente

Novo Patrocínio
A Weber-Quartzolit é a nova patrocinadora do Ceará. A empresa estampará sua marca na camisa alvinegra por cinco meses, a partir do dia 19 de janeiro de 2014, na estreia do clube no Nordestão. A diretoria fará hoje o anúncio oficial do acerto de patrocínio, que renderá R$ 40 mil por mês ao Alvinegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário