segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Sérgio Alves: 'O Ceará é campeão moral de 1994'

Antes de enfrentar o Grêmio no Estádio Olímpico, o Ceará eliminara gigantes como Palmeiras e Internacional, ficando a um passo da Libertadores
Antes de enfrentar o Grêmio no Estádio Olímpico, o Ceará eliminara gigantes como Palmeiras e Internacional, ficando a um passo da Libertadores
FOTO: AGÊNCIA RBS
Existem jogos de futebol que são eternos, daqueles que mesmo passadas décadas, não saem da memória dos envolvidos, seja de técnicos, jogadores ou torcedores. E um destes jogos é, sem dúvida, a decisão da Copa do Brasil do ano de 1994 entre Ceará e Grêmio, disputada há exatamente 20 anos.
No dia 10 de agosto daquele ano, os times faziam o segundo jogo da decisão do torneio, no Olímpico, em Porto Alegre (RS), sonhando com um título nacional e uma vaga na Copa Libertadores da América de 1995.
Como o primeiro jogo disputado três dias antes acabou em 0 a 0, no Castelão, a decisão estava em aberto, com os cearenses jogando por um empate com gols para ser campeão.

Para o Alvinegro, que já havia surpreendido o País ao eliminar os poderosos Palmeiras e Internacional, o jogo era o mais importante de sua história até então. Era a chance de conquistar um inédito título nacional.
Mas a glória escapou após uma derrota por 1 a 0, muito doída, devido ao fato de o árbitro Oscar Roberto de Godói ter ignorado um pênalti a favor do Vovô, aos 31 do 2º tempo, cometido pelo zagueiro Paulão em cima do atacante Sérgio Alves.
O ex-atacante, em contato com a reportagem, relatou que não consegue esquecer aquele lance, mesmo 20 anos depois.
"Para mim, esse jogo foi ontem. A primeira lembrança daquela partida com o Grêmio foi o pênalti que eu sofri e não foi marcado pelo Godói. Tudo continua vivo na memória, não tem como ser diferente", disse.
Sérgio acredita que se Paulão não interviesse na jogada, ele faria o gol que daria a glória ao Ceará com o placar de 1 a 1.
"A chance de eu fazer o gol naquele lance era de 99%. Eu estava de frente para o goleiro. Lamento não ter tido a chance de finalizar aquela jogada e marcar o gol do título".
Embora o resultado final tenha sido amargo, por conta do vice-campeonato, o ex-atacante lembra da recepção da torcida alvinegra no aeroporto após a chegada em Fortaleza.
"A torcida do Ceará nos recebeu como campeões. O carinho do torcedor prova que, para eles, os verdadeiros campeões fomos nós. O Ceará é campeão moral daquela Copa do Brasil".
Lembrança
Se ex-jogadores como Sérgio Alves não esquecem aquele 10 de agosto de 1994, o torcedor também não. A grande campanha ainda é lembrada com orgulho pela torcida do Ceará, como ressalta o goleiro Chico, atual preparador de goleiros do clube.
"Até hoje torcedores lembram daquela campanha, daquela final. Sempre que algum alvinegro me aborda na rua, ou mesmo no clube, recorda a grande campanha que fizemos e que quase levamos o título", lembrou o camisa 1 da época.
Vladimir Marques
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário