sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Há oito anos no Ceará, João Marcos está perto de segundo acesso

Resultado de imagem para joão marcos cearáRemanescente do acesso de 2009, João Marcos está perto de voltar a fazer história e conquistar a segunda ascensão para a Série A do Campeonato Brasileiro em oito anos de Ceará. O Vovô só precisa somar dois pontos nas duas rodadas restantes da Segundona. O volante de 36 anos acumula 373 jogos vestindo a camisa do Alvinegro, alcançando um currículo vitorioso com o tetra do Cearense (2011-2014) e o título da Copa do Nordeste de 2015.

Em entrevista exclusiva ao O POVO, João Marcos falou sobre a sua trajetória em Porangabuçu, a chance de conquistar o segundo acesso e o projeto para encerrar a carreira em 2018, de preferência, vestindo a camisa alvinegra. O POVO - Como você se sente estando perto de conseguir dois acessos pelo Ceará?

João Marcos - Ter dois acessos em oito anos de clube é especial. Este momento é muito bom, mesmo sem estar jogando (o jogador ficou fora da lista de relacionados que viajou a Criciúma para a partida de amanhã). Espero que a gente consiga este objetivo final para que eu possa compartilhar com meus amigos a felicidade que estou sentindo. 

João marcos: "hoje, você não consegue ver jogadores que criam uma identidade com o clube. No meu caso, permaneci esses oito anos e quero permanecer um pouco mais"

O POVO - Qual o segredo do Ceará em 2017? 
João Marcos - Regularidade, maturidade e equilíbrio. O time conseguiu uma regularidade muito boa. Mas tem que ter a maturidade que teve durante todo o campeonato e equilíbrio para permanecer no G-4 até ultima rodada. 

O POVO - Muito jogadores falam sobre o seu perfil de liderança. O que você tenta passar para os mais jovens? 

João Marcos - Na medida do possível, a gente tenta conversar individualmente, principalmente com o Raul (volante titular), que é oriundo da base. Converso muito com ele. Além de ser muito bom jogador, é uma boa pessoa. Tenho o Raul como amigo. Tem jogadores que brincam que ele é meu filho. 

O POVO - E que tipo de conselho você passa? 

João Marcos - Para ser profissional ao extremo. Independente da condição, se estiver jogando ou não. Tem que ter profissionalismo acima de tudo para não dar brecha para alguém falar. 

O POVO - Você viu a evolução do Ceará em oito anos. O que mudou? 

João Marcos - Peguei a transformação toda. Hoje tem hotel próprio. A gente almoçava sempre em um restaurante para viajar e concentrava, em Fortaleza, em hotel. E isso (mudança) é bom para o clube, corta gasto. Em relação ao campo, mudou muito. Tínhamos um campo muito ruim de treinar, de fazer tudo, a academia, o departamento médico. A administração do Evandro e agora do Robinson fez com que o Ceará mudasse de status. 

O POVO - Ainda param muito você para falar sobre aquela confusão com o Neymar em 2010? 

João Marcos - Muito. Pessoas com quem dificilmente tive contato em todo esse tempo perguntam o que falei na época. O assunto não tem a mesma repercussão de anos atrás, mas é algo que o pessoal ainda fala. O torcedor gosta de lembrar e pergunta os detalhes. A gente conta e o pessoal dá risada. 

O POVO - E o que você disse pra ele? 

João Marcos - O PC Gusmão mandou chegar ripa nele. É um jogador que dispensa comentários. Mas no fim do jogo, de cabeça quente, não sou uma pessoa que vai ouvir e vai ficar quieto. A gente falou algumas palavras meio baixas, mas o que dá pra contar é que falei que ele era um bebê chorão e que não aguentava. Foi por isso que ele se revoltou um pouco. (risos)  

O POVO - Seu contrato termina no fim desta temporada. Qual é o seu projeto pessoal? 

João Marcos - Meu projeto pessoal é jogar até o fim do ano que vem. Já conversei com minha esposa e meus pais. Com certeza, quero permanecer no Ceará, mas o futuro a Deus pertence. Vou continuar trabalhando para terminar o ano bem. Quero fazer história e o maior número de jogos possíveis. Mas isso não depende mais de mim, mas da diretoria. 

O POVO - Conquistar os dois acessos pelo Ceará seria fechar a carreira com chave de ouro... 

João Marcos - Claro. Hoje, você não consegue ver jogadores que criam uma identidade com o clube. Os jogadores mudam muito rápido de clube. No meu caso, permaneci esses oito anos e quero permanecer um pouco mais. Permaneci no Ceará por amor ao clube que me abraçou. Vinha em um momento difícil e o clube abriu as portas. Hoje, sou muito grato pelo que o Ceará fez por mim e pela minha família.



Números



373 jogos pelo Ceará. Esta é a marca de João Marcos pelo Alvinegro de Porangabuçu 

36 Anos tem o volante João Marcos, que pretende encerrar a carreira em 2018  



O JOGADOR

JOÃO MARCOS ALVES FERREIRA Posição: volante Nascimento: 24/6/1981 (36 anos) Naturalidade: Marília-SP Altura: 1,77m Peso: 73 kg Camisa: 5 Gols: 3 Clubes: Marília-SP, Ponte Preta-SP, Noroeste-SP e Ceará Títulos: Campeonato Cearense (2017, 2014, 2013, 2012, 2011) e Copa do Nordeste (2015)

LUCAS MOTA

Nenhum comentário:

Postar um comentário