sábado, 23 de abril de 2011

Muralha em preto e branco

FOTO: ALEX COSTA
O goleiro Diego, fora por lesão desde agosto, volta a ser escalado amanhã
FOTO: ALEX COSTA

 Está virando rotina ressaltar a força defensiva do Ceará. Desde a Série B de 2009 - portanto, há aproximadamente dois anos - que o sistema defensivo do time é o sustentáculo da equipe alvinegra e mantém uma baixa média de gols sofridos por jogo.
E um dos fatores determinantes para o feito é manter os jogadores que iniciaram o ciclo, no início do Brasileiro de 2009, competição em que a base do elenco de hoje se consagrou com o acesso do clube à Série A.
Na ocasião, o Vovô foi 3º colocado e sofreu apenas 34 gols em 38 jogos, média de 0,8 por partida. Esses números deixaram a equipe como a segunda melhor defesa, perdendo apenas para o campeão Vasco, que sofreu apenas 29. Aquele time tinha a mesma formação defensiva que possui a equipe de 2011, com os zagueiros Erivélton e Fabrício e os volantes Michel e João Marcos como titulares, e o zagueiro Anderson e volante Heleno, como "reservas de luxo", mantendo a solidez defensiva.
Em 2010, no Estadual, o nível foi mantido, sofrendo apenas 20 gols em 26 jogos, com a média de gols caindo levemente: 0,7 por jogo. Na campanha, a defesa era formada por Fabrício e Anderson, que virou titular com a saída de Erivélton, e o tripé de volantes João Marcos, Michel e Heleno, que foi incorporado ao time. Nessa formação, o zagueiro Diego Sacoman e o volante Careca também contribuiram bastante.

Ápice
Mas o sistema defensivo do Vovô alcançou seu ponto mais alto na Série A-2010, competição seguinte. Formada pelos mesmos jogadores do Estadual 2010 (com o retorno de Erivélton na parte final), foram 44 gols sofridos em 38 jogos, média bastante aceitável de 1,1 por jogo, pelo nível da disputa.
Durante a competição, o Alvinegro colecionou marcas significativas. Nas sete primeiras rodadas, o Ceará tomou apenas um gol. E manteve o posto de melhor defesa do certame em 24 das 38 rodadas.
Em 2011, mesmo com as perdas dos zagueiros Diego Sacoman, que retornou ao Corinthians, e de Anderson, que foi emprestado ao Atlético/GO, a pegada do Ceará não diminuiu. Os reforços de Erivélton e Cléber, em 23 jogos, ajudaram a defesa do Vovô a sofrer apenas 15 gols, média de 0,7 por jogo. Na Copa do Brasil, cai para 0,6.Com a proximidade das fases decisivas da Copa do Brasil, início da Série A em maio e Sul-Americana no segundo semestre, a torcida espera que esse padrão se mantenha.

Saiba mais
Goleiros
Os goleiros também foram importantes para a solidez defensiva do Ceará nesse período. Mas na posição, há sempre houve rotatividade. Na Série B do Brasileiro-2009, Lopes foi o titular, no Estadual-2010, Diego, na Série A-2010, Diego e Michel Alves se revezaram e em 2011, Fernando Henrique assumiu o posto no Cearense

Veteranos
Dos defensores, o volante Michel é o que está há mais tempo no clube, chegando em 2006. O zagueiro Fabrício está na equipe desde 2008 e a dupla de volantes Heleno e João Marcos desde 2009.

ÚLTIMA RODADACeará joga bastante modificado amanhã
Já classificado para as semifinais do returno do Estadual, o Ceará deu folga a todo elenco no dia de ontem e volta a trabalhar hoje visando o jogo de amanhã contra o Guarany de Sobral, no Vovozão.
Mas vinte jogadores que estiveram no grupo de relacionados contra o Grêmio Prudente pela Copa do Brasil, na quinta-feira, estão fora do jogo na última rodada do returno. Entre eles estão o zagueiro Fabrício, o lateral-direito Boiadeiro, os atacantes Júnior, Nicácio e Osvaldo todos suspensos pelo terceiro amarelo. Já o zagueiro Cléber, e os meias Rodrigo e Sérgio Mota estão lesionados.

Oportunidade
Com isso, os jogadores recém-profissionalizados, como os zagueiros Anderson Lima e Olívio, os meias Anderson Barreto e Katê e o atacante Sinho ganharão uma chance.
Mas a garotada terá a companhia de jogadores mais experientes, como o lateral-direito Murilo, o volante Douglas Silva, o meia Geovane, o atacante Clodoaldo e o goleiro Diego.
Este volta a ser titular após cirurgia para reconstituir os ligamentos do joelho. A última partida do goleiro como titular no Alvinegro foi no dia 28 de agosto, pelo Brasileirão-2010, contra o Prudente no Castelão.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário