terça-feira, 24 de setembro de 2013

Esforço para subir a ladeira

Embalado e de olho no G4, Ceará busca a quarta vitória seguida no returno, fora de casa, contra o Figueirense

O Ceará vive um grande momento na Série B do Brasileiro, embalado por três vitórias seguidas no returno, no qual faz a 2ª melhor campanha. E a arrancada deixou o Vovô a seis pontos do G4 e ambicionando a quarta vitória seguida, às 19h30, contra o Figueirense, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).

Magno Alves volta ao Ceará após ser poupado no sábado contra o Boa FOTO: KID JUNIOR

Até pouco tempo, jogar fora de casa significaria uma preocupação para o Vovô, mas ao bater o Boa Esporte por 2 a 1, no sábado, pela rodada anterior, encheu o Ceará de confiança para mais um embate longe de sua torcida. Afinal, contra os mineiros, o Ceará quebrou um jejum fora de casa que já durava 11 jogos - se levarmos em conta a campanha de 2012, mais de um ano, ou 18 partidas.

Como o jejum já foi quebrado, o Alvinegro passa a perseguir agora uma nova marca: apenas em três oportunidades em sua história na Série B o Vovô conseguiu quatro vitórias seguidas: em 1991, 2006 e 2009. Neste último, ano do acesso à Série A, o Vovô conseguiria a cinco vitórias seguidas a seguir.

Em 1991, o Vovô bateu Parnaíba/PI, Auto-Esporte/PB, Moto Club e Ferroviário; em 2006, venceu Avaí, Gama, Coritiba e América/RN; e em 2009 superaria ABC, Brasiliense, Portuguesa e Duque de Caxias.
Neste ano, o Vovô chegou à terceira vitória seguida ao vencer o ABC, Oeste e Boa. Embalado e de olho no G4, o Vovô, com 35 pontos, mira vencer mais uma vez e caso supere o Figueirense, poderá ficar em 6º, a apenas três pontos do 4º colocado, caso os resultados ajudem na sequência da rodada, a ser fechada no sábado.

O esperado retorno de Magno Alves, poupado na rodada passada, pode facilitar a tarefa para obter mais um triunfo. Potiguar e Hélder Maurílio também voltam, após cumprir suspensão.

Mas também são três baixas para o jogo: estão fora o meia-atacante Lulinha, com desconforto muscular, o goleiro Fernando Henrique, suspenso pelo 3º cartão e o lateral-esquerdo Hélder Santos, por cláusula de empréstimo junto ao Figueirense.

Para substituir o titular no gol, que ficará de fora pela primeira vez nesta Série B, o técnico Sérgio Soares deve promover a estreia de Jaílson, que vinha se revezando com Diónantan na reserva. Mesmo com um leve favoritismo para o primeiro, por ter ficado no banco no sábado, e o fato de o segundo ter se integrado ao grupo apenas ontem.

Substitutos

Na defesa, Potiguar entra no posto de Douglas, Hélder Maurílio será o lateral-esquerdo no lugar de Hélder Santos. Sem Lulinha, o técnico deve recuar Mota e deixar Magno Alves e Léo Gamalho no ataque.

"Como almejamos chegar ao G4, vencer fora de casa era necessário. Conseguimos isso e na sequência temos o Figueirense. Jogo complicado, mas temos condições de vencer também. Temos de impôr nosso jogo, como estamos fazendo", analisou o atacante Magno Alves. 

Se vencer, Figueira dá um salto na tabela

Mesmo com 12º lugar na Série B, o Figueirense pode dar um salto na tabela caso vença o Ceará hoje, no Orlando Scarpelli.

A equipe catarinense tem 32 pontos e um jogo a menos por ter uma partida da 23ª rodada a cumprir, contra a Chapecoense. O time pode chegar ao 8º lugar com um triunfo, ultrapassando o próprio Alvinegro cearense .

Vindo de vitória em casa contra o Paraná, o Figueira terá um desfalque importante para hoje. O seu artilheiro, Rafael Costa, está contundido e Pablo deverá ser seu substituto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário