domingo, 6 de março de 2011

ELENCO DO CEARÁ: Como coração de mãe

Clique para Ampliar
Os treinos em Porangabuçu mostram a quantidade elevada de jogadores do Alvinegro. Segundo a diretoria, ninguém será dispensado e outros quatro reforços chegarão em breve FOTO: KID JUNIOR
O primeiro semestre nem terminou, e o Ceará já pensa em qualificar seu elenco para as competições do segundo: Brasileirão, Sul-Americana, Campeonato do Nordeste e Copa Unimed.
Atualmente com 35 jogadores no elenco, o Alvinegro ainda contratará mais quatro atletas. Para o gerente de futebol Fred Gomes, nada mais é que um planejamento para ir bem em todas as competições. Para isso, a diretoria e comissão técnica se reunirão para avaliar o grupo de jogadores e se necessário, qualificá-lo. "Nos reuniremos nos próximos 15 dias com a comissão técnica para analisar o elenco que temos. Tanto as virtudes quando as carências de cada setor. Com a Série A batendo à porta, temos que pensar em qualificar ainda mais este elenco".
Fred garante que mesmo com novas contratações, nenhum jogador que compõe o elenco será dispensado. "Ninguém vai sair. Mesmo contratando, não há porque reduzirmos o elenco. Todos já deram mostras que podem jogar no Ceará e foram úteis quando chamados".
Sobre o "inchaço" no elenco, Fred afirma que diretoria e comissão técnica estão satisfeitas com o número de jogadores. "Levando em conta que o Anderson Sobral foi emprestado ao Icasa, que o Careca está machucado e alguns jogadores da base foram integrados aos profissionais, o número de jogadores é satisfatório", analisa.

Elenco
O Vovô conta hoje com quatro goleiros (Fernando Henrique, Diego, Adílson e Gustavo), cinco zagueiros (Cléber, Erivélton, Fabrício, Juninho e Pablo), dois laterais-direitos (Boiadeiro e Murilo), dois laterais-esquerdos (Vicente e Ernandes), seis volantes (Michel, Heleno, João Marcos, Douglas Silva, Eusébio e Careca - que está machucado e volta em julho), sete meias (Geraldo, Sérgio Mota, Thiago Humberto, Katê, Anderson Barreto, Geovane e Rodrigo) e nove atacantes (Iarley, Júnior, Nicácio, Osvaldo, Clodoaldo, Washington, Preto, Sinho e Vavá).
E novas contratações virão. O Ceará ainda busca um zagueiro, um lateral, um segundo volante e um meia-direita. O presidente Evandro Leitão lembra que esses reforços virão antes do início do Brasileirão. "O momento de contratarmos é agora. Não podemos esperar a Série A começar para contratar jogadores. Temos um elenco forte, mas sempre procuraremos qualificá-lo".
E o mandatário afirmou como será feita essa qualificação. "O Ceará tem critério nas contratações. Como já temos jogadores experientes no elenco, como Geraldo, Júnior, Iarley e Fabrício. Estamos procurando jogadores jovens, como o Thiago Humberto que contratamos. Tentamos o zagueiro Danny Morais e o atacante Marquinhos, jovens do elenco do Inter, mas ambos foram para o Avaí".
Já o técnico Dimas Filgueiras está satisfeito com o elenco do Ceará. De acordo com o treinador, o 1º turno do Campeonato Cearense foi uma prova de que ele pode contar com todo elenco quando assim precisar. "Esse título do turno foi uma prova do grande elenco que o Ceará tem. Utilizei dois times durante a campanha. Sei que posso contar com todos os jogadores do elenco e isso é a chave do sucesso", ensina o experiente técnico.
Mas nem sempre um grande número de jogadores é garantia de qualidade. O elenco de 2010, por exemplo, tinha mais jogadores que o de 2011, mas a qualidade era menor. O Ceará, em toda temporada passada, utilizou 70 jogadores. "O elenco de 2011 é bem melhor, temos bem mais opções para o jogo no segundo tempo", argumentou o comandante alvinegro.
Para o preparador-físico Djalma Neto, a qualidade do elenco é essencial para a utilização dos jogadores e para dar "rodagem" aos atletas, que atuam sempre na melhor condição física. "Um elenco homogêneo em técnica e forma física tende a render mais. Esse grupo é qualificado o suficiente para todos jogarem".

Regularizado
O meia Thiago Humberto foi regularizado ontem. O jogador treinou com o grupo e está à disposição do técnico Dimas Filgueiras para a estreia do 2º turno contra o Limoeiro, fora de casa, na quarta-feira.

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário