segunda-feira, 14 de março de 2011

ENCANTADOS: Reservas que fazem a diferença

O atacante Osvaldo, um dos mais utilizados por Dimas Filgueiras no segundo tempo das partidas, marcou o gol do título do primeiro turno nos minutos finais  FOTO: KID JÚNIOR
No futebol, existem diversos chavões. Um dos mais repetidos pelos jogadores é que um time não conta com 11 titulares e sim com um grupo. Em algumas ocasiões, serve apenas para ser politicamente correto, mas no caso do Ceará no Estadual-2011 isso realmente se confirma.
O técnico Dimas Filgueiras tem utilizado a força do banco de reservas para mudar o panorama dos jogos, "No primeiro tempo, seguro o adversário, estudo o jogo, e se precisar definir a partida no segundo tempo, mudo taticamente o time, pois tenho grandes jogadores de ataque no banco de reservas". As peças mais utilizadas por Dimas no segundo tempo são ofensivas: o meia Sérgio Mota e os atacantes Osvaldo e Nicácio. E essa ofensividade fez com que Vovô marcasse 21 dos 35 gols do time no segundo tempo, mais de 60% dos gols. Dos 15 jogos disputados no Estadual, dez foram decididos com gols no segundo tempo. Em apenas cinco, o Ceará marcou apenas na primeira etapa.

Decisivos
Os três reservas de "luxo" citados têm mérito nesses números. Sérgio Mota, que geralmente entra no lugar de um defensor, deixa o time mais ofensivo, pronto para marcar mais gols. Os jogos contra Ferroviário, Itapipoca, Horizonte (na semifinal) e Limoeiro são exemplos disso. Além de boas assistências aos companheiros, Sérgio Mota marcou um gol em cada partida.
Já os atacantes Osvaldo e Nicácio foram ainda mais decisivos. O primeiro fez o gol do título do turno pelo Alvinegro, aos 40 minutos do 2º tempo, e um golaço no sábado, contra o Horizonte. Já Nicácio, deu o passe para o gol de Osvaldo na final do turno e marcou todos os seus sete gols no Estadual como suplente. Nos três jogos em que foi titular, não balançou as redes.
Outro jogador que andava "esquecido" e ajudou a equipe a vencer foi o atacante Washington. Ele que já havia marcado três gols atuando com o time "B", não fugiu à regra. Entrou no segundo tempo e marcou o terceiro gol do Vovô contra o Horizonte, quando a partida estava empatada em 2 a 2.
Para Iarley, um dos jogadores mais experientes do elenco, os gols no segundo tempo mostram que o Ceará é competitivo até o fim da partida. ´Realmente, com as alterações ofensivas o time fica mais solto no segundo tempo. O Dimas gosta de utilizar essa tática de jogo e vem dando certo. Mas o preparo físico do elenco também conta. Esse número de gols no segundo tempo é sinal de que o time mantém um ritmo forte até o fim da partida", conclui.

Saiba mais
Artilheiros
Os jogadores que mais aproveitaram a ofensividade do esquema alvinegro no segundo tempo são: Nicácio (seis gols), Washington (quatro gols), Júnior (dois gols), Iarley (dois gols), Osvaldo (dois gols), Sérgio Mota (dois gols), Geraldo (um gol), Boiadeiro (um gol) e Michel (um gol)

Novo prazo
O Secretário Especial da Copa 2014 do Estado do Ceará, Ferruccio Feitosa garantiu, via twitter, que o Castelão estará aberto até o dia 31 de março. Com isso, caso o Ceará não elimine o jogo de volta da Copa do Brasil contra o Brasiliense, o presidente da FCF, Mauro Carmélio garante o jogo no Castelão no dia 30

Nenhum comentário:

Postar um comentário