domingo, 7 de novembro de 2010

Tiquinho: Deixou saudade.

Tiquinho autor do gol do tetra...derrotado pelo vicio
Onofre Aluísio Batista, o famoso ‘Tiquinho’, nasceu a 7 de Janeiro de 1956, no Rio de Janeiro, e faleceu a 15 de Junho de 2009 com problemas múltiplos de saúde agravados por alcoolismo. Craque do Botafogo e do Ceará, o derradeiro momento de Tiquinho entre os humanos ocorreu na sede do Ceará Sporting Clube, no bairro Porangabussu, em Fortaleza, na semana passada, com a presença de amigos e personalidades do futebol.

Tiquinho foi famoso no Botafogo de Futebol e Regatas e no Ceará Sporting Clube, mas também jogou no Rio Negro de Manaus, Treze de Campina Grande, Nacional de Manaus, Ferroviária de Aararaquara e Fortaleza do Ceará.

O apelido ‘Tiquinho’ deve-se a ter ingressado na categoria dente-de-leite do Botafogo, em 1966, com trinta e seis quilos e um metro e meio de altura – um ‘tiquinho’ de gente no qual o Botafogo acreditou.

Uma das façanhas de Tiquinho – não divulgada – foi anotar os gols com os quais o Botafogo se tornou campeão mundial juvenil de futebol. No dia 11 de Junho de 1973 o Botafogo conquistou o Torneio Mundial Oficial Juvenil (Croix) ao vencer o Dynamo de Kiev por 2x0 com dois gols de Tiquinho na prorrogação. O Botafogo alinhou no torneio com a seguinte equipa base: Zé Carlos, Nei, Carlinhos, Bruno e Dodô, Luisinho Rangel e Mendonça, Leônidas, Sérgio, António Carlos e Tiquinho. O treinador foi Manoel Vitorino (Neca).

Em 1975, Tiquinho foi convocado para a seleção brasileira sub-20, realizando quatro jogos (3 vitórias e 1 empate) e assinalando um gol, no dia 14 de Outubro, quando o Brasil bateu a Costa Rica por 3x1, em partida válida pelo Campeonato Pan-americano do México. O craque conquistou a medalha de ouro desse Pan-americano e o título do Pré-olímpico de 1976.

Nesse mesmo ano, a 9 de Março, Tiquinho esteve em campo pelo Botafogo do ‘Rio de Janeiro’, convidado a inaugurar o estádio do Botafogo da ‘Paraíba’, o ‘Almeidão’, oficialmente designado por Estádio José A. de Almeida Filho. A Estrela Solitária do Rio de Janeiro ganhou por 2x0 e Tiquinho foi o autor do 1º gol.

Após sair do Botafogo, Tiquinho ingressou no Ceará e entrou para a história do futebol cearense ao marcar, aos 44 minutos do segundo tempo, o gol do tetracampeonato do Ceará Sporting contra o Fortaleza, na histórica decisão do campeonato estadual de 1978.

Tiquinho marcou aos 44 minutos do 2º tempo, e  entrou para história do Ceará

FICHA TÉCNICA DA DECISÃO
Ceará 1x0 Fortaleza
Gol: Tiquinho 89’
Competição: campeonato cearense
Data: 20/12/1978
Local: Estádio do Castelão
Arbitragem: Luís Carlos Félix (RJ); Luís Vieira Vila Nova e Manuel Araújo (ambos do Ceará)
Renda: R$ 1.576.803,00
Público: 47.340 pagantes
Ceará: Sérgio Gomes; Júlio, Artur, Pedro Basílio e Dodô; Edmar, Amilton Melo e Erasmo; Jangada, Ivanir e Tiquinho. Técnico: Moésio Gomes.
Fortaleza: Lulinha, Pepeta, Celso, Rodrigues Chevrolet e Dudé; Otávio Souto; Bibi, Lucinho e Netinho; Geraldino Saravá e Da Costa. Técnico: Moacir Menezes.

Talentoso a jogar bola e a sambar, Tiquinho também foi um passista de primeira qualidade e, tal como a maioria dos jogadores do Botafogo à época, desfilava pelo GRES Acadêmicos do Salgueiro.

Porém, a euforia do tetra conquistado pelo Ceará a um minuto do fim da partida, foi a marca perene da vida de Tiquinho. Foi uma espécie de assombração e aprisionamento da alma do jogador em escassos segundos de glória – que lhe conferiram a ‘eternidade’.

2 comentários:

  1. Lembro do tiquinho jogando pelo time juvenil do botafogo.Era um ponta esquerda muito ágil, driblador e de muito futuro.

    ResponderExcluir
  2. Lembro do tiquinho jogando pelo time juvenil do botafogo.Era um ponta esquerda muito ágil, driblador e de muito futuro.

    ResponderExcluir