terça-feira, 3 de maio de 2011

Dupla decisiva

Clique para Ampliar
Os dois atacantes já marcaram gols decisivos pelo arquirrival Fortaleza. Só que nunca haviam atuado juntos antes
FOTO: MARÍLIA CAMELO
A jogada do gol que valeu o título do primeiro turno ao Ceará, no jogo contra o Fortaleza, está guardado na retina do torcedor alvinegro. Jogo difícil, passando dos 44 minutos e decisão se encaminhando para os pênaltis, quando o atacante Marcelo Nicácio acerta um passe primoroso para Osvaldo soltar a bomba e explodir a torcida alvinegra no Castelão.
E no último domingo, quase dois meses depois, a dupla voltou a decidir uma partida difícil para o Ceará. As circunstâncias eram semelhantes: jogo decisivo diante da torcida alvinegra - agora semifinal do returno - contra o bravo Guarany de Sobral e um insistente 0 a 0, que levaria a decisão para os pênaltis. De diferente, só o tempo de jogo - nos minutos finais, mas não do segundo tempo como no Clássico-Rei, e sim no primeiro tempo, além da inversão de papéis da dupla. Após grande jogada de Osvaldo, o atacante deixou Nicácio à vontade para marcar o gol que daria a vitória para o Vovô e a classificação para a final do returno contra o Guarani de Juazeiro.
Para o "garçom" Osvaldo, o lance foi uma retribuição ao passe de Nicácio na final do 1º turno. "Quando vi que o Nicácio estava melhor posicionado, não pensei duas vezes e passei a bola para ele. Foi, sim, uma retribuição pelo lindo passe que ele me deu na final do turno".
E a cumplicidade de Osvaldo, que poderia ter escolhido finalizar para o gol, mostra que não só a dupla, mas os atacantes do time estão desprovidos de vaidades. "O grupo do Ceará é unido. Nós lá da frente, como eu, Iarley e Nicácio, estamos sempre conversando sobre jogadas, posicionamentos, além de um entrosamento fora de campo, no dia a dia. Levamos esse companheirismo para dentro de campo e está dando certo".
E a decisão de Osvaldo teve aprovação do técnico Vágner Mancini. "O elenco sabe que o coletivo está sempre acima da individualidade. Os jogadores sabem que, contribuindo com o companheiro, todos ganham com o sucesso do time".
Do outro lado os dois jogadores, que atuaram em momentos distintos no rival Fortaleza, já demonstravam poder de decisão também pelo arquirrival.
Em 2008, Osvaldo, marcou um gol decisivo, contra o Bragantino, na Série B daquele ano, que foi vital para evitar o rebaixamento do Fortaleza. Já Nicácio, no ano seguinte (Osvaldo foi para o exterior) marcou muitos gols pelo Leão. O mais importante na decisão do Estadual-2009 contra o Ceará, que acabou sendo o gol do título.
Se no Tricolor os jogadores não formaram dupla, que tal no Ceará? Para eles, que iniciaram o ano na reserva - Júnior e Iarley formavam a dupla titular - e foram conquistando seu espaço ao longo do ano, tudo é possível. No último domingo, com Iarley vetado, Osvaldo foi titular ao lado de Nicácio. "Ser titular é sempre bom, espero uma sequência de jogos maior. O Nicácio já é titular, e a minha oportunidade vai vir aos poucos e espero contribuir sempre com o time", lembrou Osvaldo.
Saiba mais

Espera
O atacante Iarley, que ficou fora do jogo de domingo contra o Guarany de Sobral por dores no ombro, deve retornar diante do Flamengo, na quinta-feira. O jogador está praticamente recuperado da lesão do ombro, ainda sente dores mas fará tratamento até as vésperas da partida

Planejamento
Caso o PV seja liberado parcialmente para 15 mil torcedores, o Ceará poderia abrigar seus 11 mil sócios adimplentes. A diretoria do clube garante o lugar para os sócios nos jogos no PV e venderá os ingressos restantes para o torcedor comum.

CEARÁ X FLAMENGOCBF marca para o PV
Clique para Ampliar
O Ministério Público se pronuncia novamente sobre o PV nesta quinta-feira, liberando ou não o estádio
FOTO: TUNO VIEIRA

Através de um contato direto entre o presidente da Federação Cearense d e Futebol e o presidente da CBF, ficou programado que a partida de volta entre Ceará e Flamengo, pela Copa do Brasil, acontecerá no PV. O jogo está marcado pela CBF para o dia 11, às 21h50.
A CBF emitiu também uma nota oficial sobre o assunto, que diz: "A diretoria de Competições da CBF recebeu nesta segunda-feira o laudo técnico do Corpo de Bombeiros de Fortaleza, complementando o conjunto dos laudos exigidos pela legislação. Todos os quatro laudos aprovam o Estádio Presidente Vargas para a realização do jogo Ceará/CE x Flamengo/RJ, válido pelas quartas de final da Copa do Brasil, no dia 11/05 às 21h50. Dessa forma estamos comunicando que o referido estádio está programado para o jogo. Informamos que estamos remetendo, como de praxe, os referidos laudos para análise formal do MPE/CE".
"Nessa quinta-feira, com o parecer que será dado pelo Ministério Público, poderemos encerrar essa polêmica", disse o presidente da FCF, Mauro Carmélio. Caso o MP não aprove os laudos, a FCF vai indicar o estádio Domingão. Para o PV também está marcada a final do segundo turno do Campeonato Cearense, entre Ceará e Guarani de Juazeiro, domingo, às 16 horas.

Ceará
"O Ceará indicou o PV. Já enviamos o ofício à Federação Cearense de Futebol (FCF), e esperamos que ela repasse à CBF, independente do parecer do Ministério Público. Pois este parecer é apenas de recomendação, e não de veto. A Prefeitura já liberou o estádio, enviando um oficio à FCF. Os laudos são positivos, autorizam o jogo", disse o vice-presidente do Ceará, Robinson de Castro. Caso o PV não seja liberado, o Ceará indicaria o Domingão, não admitindo jogar em outro Estado. "Não há nenhum impedimento para que o jogo não aconteça no PV. Mas caso a liberação não ocorra, indicaremos o Domingão. O que não aceitaremos é jogar em outro Estado. O Flamengo jogou no Domingão na fase anterior com toda segurança para as torcidas. O que mudou para não jogar lá com o Ceará? Isso é uma pressão do Sudeste sobre a CBF, mas a entidade não rasgará o regulamento, que só restringe capacidade dos estádios a partir das semifinais", defendeu.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário