sábado, 7 de janeiro de 2012

Últimas peças a caminho

Clique para Ampliar
FOTO: ALEX COSTA
O meia Reina, que jogou no Vovô em 2010, está negociando seu retorno ao clube
Ainda que 17 atletas tenham saído do Ceará, o clube mantém um forte time base e espera mais três reforços
Ao perder 17 jogadores importantes da temporada 2011, uma reformulação no Ceará era inevitável. Ao fim da Série A, o clube perdeu um goleiro, um lateral-direito, dois laterais-esquerdos, quatro zagueiros, três volantes, dois meias e quatro atacantes.

Passado o período de negociações, rescisões e importantes baixas no elenco, a força do time para 2012 começou a ser posta em xeque. Só que, com algumas contratações pontuais, como o lateral-direito Paulo Sérgio, o lateral-esquerdo Romano e o atacante Mota, somados a uma sólida espinha dorsal, formada pelos remanescentes do ano passado, a desconfiança da torcida se dissipa e já pode ser avistado um time base para a disputa do Estadual e Copa do Brasil: Fernando Henrique, Paulo Sérgio, Thiago Matias, Daniel Marques e Romano (Eusébio); Juca, João Marcos, Heleno e Leandro Chaves (Rogerinho); Felipe Azevedo e Mota (Misael). Quem também está acertado para o elenco é o meia colombiano Reina, que atuou em 2010 e negocia seu retorno ao Alvinegro.
A base do time de Dimas reside principalmente nos remanescentes da temporada passada. No gol, Fernando Henrique é absoluto e talvez o principal nome do time para o Estadual. O goleiro, valorizado por suas atuações na Série A mesmo com a queda do Vovô, aceitou a readequação salarial e permanecer no clube: "Fico pela gratidão à torcida e aos dirigentes. Cheguei em um momento difícil na minha carreira, virei ídolo aqui e não podia trair a torcida. Quando o Robinson me disse que não podia pagar meu salário e que eu estava de saída do clube, rapidamente o chamei para conversar e resolvemos tudo. Quero ser campeão e subir com o Ceará".

A dupla de zaga, de estatura alta, formada por Thiago Matias e Daniel Marques, chegou a ser testada na Série A e agradou ao técnico Dimas Filgueiras. O setor foi o mais afetado com as saídas de Fabrício, Diego Sacoman, Anderson e Edmilson. Como volantes, nem a perda do "guerreiro" Michel, de Rudnei e de Careca foi capaz de enfraquecer o setor. O Vovô conta com pelo menos quatro jogadores que podem compor as três vagas no esquema de Dimas: João Marcos, Heleno, Juca (que será o capitão do time) e Eusébio (que também pode ser utilizado na lateral-esquerda).

No setor ofensivo, as baixas foram muitas e o meio campo e ataque foram enfraquecidos. Na meia, Thiago Humberto e Enrico retornaram de empréstimo e os atacantes Osvaldo, Roger, Washington e Marcelo Nicácio saíram ainda no ano passado.

Com tantas baixas, no meio campo restou apenas Leandro Chaves, e para o ataque, Felipe Azevedo, que terminou o ano em excelente fase.

Reforços
Analisando a formação do elenco acima, faltavam laterais direito e esquerdo e um atacante para jogar ao lado de Felipe Azevedo. Foi aí que as contratações surgiram. Para as laterais, Paulo Sérgio (na direita) e Romano (na esquerda) já chegaram.

Mota e Ederson
Para o ataque, Misael voltou de empréstimo e Mota já está acertado, restando apenas assinar contrato. O presidente em exercício Robinson de Castro garante que Mota assina na semana que vem. O dirigente declarou ainda que, além de Mota, mas três reforços estão acertados. "São mais dois meias e um atacante". O atacante é Ederson, que estava no ABC/RN, e os meias, Rogerinho, que já declarou ter acertado com o Vovô e o meia é Reina .

SAIBA MAIS
Sem predileção
O polivalente Eusébio, destacou-se nos últimos jogos da Série A 2011 atuando na lateral-esquerda. Ainda que também jogue de volante, o atleta acredita que disputará a posição com o recém contratado Romano. "Terminei o ano na esquerda, estou treinando defensivamente e o Dimas deve me utilizar na lateral-esquerda".

Copinha
Depois da derrota na estreia para o Cruzeiro/DF por 4 a 2, o Ceará volta a jogar hoje pela Copa São Paulo contra o XV de Piracicaba às 15 horas. O time do o técnico Sérgio Alves está no Grupo "P", com sede em São José dos Campos/SP. O outro adversário do Vovô no grupo é o Primeira Camisa/SP, rival no último jogo da fase classificatória.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário