terça-feira, 7 de maio de 2013

História reescrita

Com a boa vitória de domingo sobre o Fortaleza, Ceará já chega a seis jogos sem perder para o rival

Um elenco que está se acostumando a fazer história. Assim que os atuais jogadores do Ceará podem ser reconhecidos pelos torcedores. A vitória no Clássico-Rei do último domingo, por 3 a 0, pela semifinal do Campeonato Cearense, pôs fim a um hiato de 19 anos sem uma goleada no duelo contra o Fortaleza e, agora, o Vovô se encaminha para ampliar a maior série de invisibilidade da década contra o rival.

Alvinegro não batia o Leão por três gols de diferença desde 1994 Foto: Natinho Rodrigues
Assim que o árbitro Wladyerisson Oliveira apitou o fim do Clássico-Rei, o Alvinegro chegou a sexta vitória consecutiva diante do Tricolor. Foi em 12 de fevereiro de 2012 que o Vovô sofreu o último revés para o arquirrival, desde então, dia de jogo contra o rival, invariavelmente, tem sido dia de alegria em Porangabuçu.
No próximo domingo, no PV, o duelo mais importante do futebol cearense terá um novo capítulo e, nele, o Ceará poderá igualar um feito obtido há 11 anos. Se não for derrotado, o time de Leandro Campos chegará ao sétimo confronto sem ser derrotado pelo Fortaleza.

A última vez que isso ocorreu foi entre 2001 e 2002. Na ocasião, o Alvinegro chegou a uma sequência de oito jogos sem derrota. No dia 29 de junho de 2002, o Vovô empatou em 2 a 2 com o Leão, chegando à invencibilidade de sete confrontos.

Fim de jejum

A marca de seis jogos invicto contra o Tricolor do Pici também deixou sua marca na história. A última vez que o embate teve um placar caracterizando uma goleada foi no século passado. Jogando pela Série B, em 28 de agosto de 1994, o Ceará venceu o arquirrival por 5 a 1.

Desde então nenhuma partida teve uma disparidade superior a três gols em vantagem para a equipe de Porangabuçu.

Já o Tricolor do Pici não saí de campo com um resultado acachapante a seu favor desde o Estadual de 2006. Naquele ano o Leão foi implacável, aplicando duas goleadas: 6 a 3 e 4 a 0.

Vovô muda foco e mira o ´impossível´
Como não poderia deixar de ser, no dia após a goleada sobre o Fortaleza, o Ceará treinou em Porangabuçu com um ambiente tranquilo e descontraído. Contudo, o ar parecia mudar toda vez que o assunto era o embate desta quarta-feira, contra o ASA de Arapiraca, pela Copa do Brasil.

No Presidente Vargas, de certa forma, o Vovô provará do próprio veneno. Após conseguir a vantagem de três gols de diferença na semifinal do Campeonato Cearense, o Alvinegro de Porangabuçu terá de reverter a vantagem alagoana de três tentos. Isto porque no primeiro duelo pela segunda fase do torneio nacional, o time reserva do Vovô perdeu por 3 a 0, fora de casa.

O discurso que serve para motivar o Fortaleza, serve para fazer o elenco alvinegro tentar superar o "impossível".

Para Ricardinho, o confronto ainda está aberto e o meia já traça a estratégia para derrotar o ASA. "Temos de nos expor, não adianta pensar defensivamente. Vamos para cima do adversário para sair com a vaga", avaliou.

EDUARDO BUCHHOLZREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário