terça-feira, 15 de novembro de 2011

Charada do Dimas

Clique para Ampliar
Dimas Filgueiras não tem levado sorte nas alterações que promove de última hora. Quando Felipe Azevedo e Osvaldo foram surpresas, jogaram bem, mas o time perdeu FOTO: WALESKA SANTIAGO
 
Clique para AmpliarQuando o técnico repetiu a formação utilizada nos treinos, o time venceu, ao mudar de véspera, perdeu
Desde seu retorno ao Vovô, o técnico Dimas Filgueiras se notabiliza por "despistes" na escalação do time. O técnico vem utilizando a tática do "mistério" no Brasileirão, o que não vem dando certo. Em dois dos três jogos comandando o Vovô na Série A, contra Fluminense e Santos, o técnico não colocou em campo o time que foi titular nos treinamentos, mudando a característica da equipe na véspera das partidas. Resultado: duas derrotas em casa.

Somado a isso, para aumentar o mistério, as relações de atletas para os jogos, que anteriormente era repassada à imprensa nas vésperas das partidas, não foram divulgadas.

Na sua estreia, contra o Fluminense no Presidente Vargas, Dimas treinou um time a semana inteira com uma ataque formado por Washington e Osvaldo. Porém, o "Soldado" surpreendeu a todos, escalando um ataque leve com Felipe Azevedo e Osvaldo.

A mudança de última hora surpreendeu os envolvidos. "Treinei a semana toda e pensei que fosse jogar. Me surpreendi quando vi que não jogaria", afirmou Washington, na ocasião.

O fato é que Felipe Azevedo marcou o único gol do Vovô, e ganhou a vaga de titular, apesar da derrota por 2 a 1.

No jogo seguinte, contra o Avaí, embora tenha afirmado que Osvaldo rendia mais no segundo tempo, bancou a dúvida - entre ele e Felipe Azevedo - na escalação até as vésperas do jogo. Acabou entrando Felipe. Coincidência ou não, na única vez que Dimas treinou uma formação durante a semana e a colocou em campo, o Vovô venceu: 2 a 1 contra o Avaí.

Já na partida do último domingo, contra o Santos, Dimas havia testado Juca de volante, que estreara bem contra o Avaí, e Washington no ataque. Porém acabou preferindo escalar o volante Michel, claramente sentindo o ritmo de jogo, e o atacante Osvaldo, quando o mesmo já aceitava a reserva e o técnico assumia que o atacante seria seu "talismã" para o segundo tempo das partidas.

Apesar da boa atuação de Osvaldo, que marcou um gol, Vovô perdeu o jogo por 3 a 2.

RISCOChance de rebaixamento do Ceará chega a 77%
A derrota para o time reserva do Santos no último domingo complicou ainda mais a situação do Vovô na luta contra a degola. As chances de cair para a Série B já chegam a 77%, segundo os cálculos do matemático Tristão Garcia, do site Infobola.

Antes da 34ª rodada, o Vovô tinha 49% de chances de ser rebaixado.

Restando apenas quatro rodadas para o fim da Série A, Ceará, Cruzeiro e Atlético/PR realizam praticamente um torneio paralelo pela permanência. Para Tristão, a chance de dois dos três caírem é de 89%. Só um deles deve escapar da queda.

Os três times estão envolvidos em dois confrontos diretos nas próximas rodadas. O primeiro, entre Cruzeiro e Atlético/PR, acontece em Minas Gerais, na 36ª rodada, no domingo. Já o segundo, o de caráter mais decisivo para o Vovô, acontece na penúltima rodada, no dia 27, contra o Cruzeiro, no PV.

Em 17º, o Ceará, com 35 pontos, está a dois do Cruzeiro (16º), que venceu o Internacional em Minas Gerais e viu suas chances de rebaixamento caírem pela metade: 28%.

Já o Atlético/PR (18º), com um ponto a menos que o Ceará, tem 86% de chances de queda.

Se dois desse trio devem cair, as duas outras vagas estão praticamente definidas. Avaí e América/MG, com 29 e 31 pontos, ocupam os dois últimos lugares na tabela e têm 99% de chance de cair. Ambos já podem ser rebaixados amanhã. O Avaí, caso perca para o Cruzeiro na Ressacada, e o Coelho, se perder para o Botafogo, somada a vitória do time mineiro.

Fora desse grupo de desesperados, mas ainda em alerta está o Atlético Mineiro, que tem apenas 9% de chance de cair. Com 39 pontos, o Galo está em 15º e não pode vacilar, já que tem apenas quatro pontos a mais que Ceará, que abre a zona de rebaixamento.

CORINTHIANS
Adriano é relacionado para a partida de amanhã

O técnico Tite confirmou ontem que Adriano será relacionado pela segunda vez seguida no Corinthians. O atacante ficará no banco de reservas no duelo contra o Ceará, nesta quarta.

É a primeira vez que Adriano é convocado para um jogo fora de casa. Nas outras três partidas que disputou com a camisa corintiana, o atacante atuou diante da torcida no Pacaembu - contra Atlético/GO, Botafogo e Atlético/PR, todas entrando no segundo tempo.

Enquanto Adriano se junta à delegação corintiana, o zagueiro Chicão, o atacante Jorge Henrique e o meia Alex ficarão em São Paulo. Machucados, eles foram vetados e nem viajam.

Outro desfalque certo é o volante Paulinho. Suspenso, ele deverá ser substituído por Edenílson. Em compensação, o lateral-direito Alessandro recupera sua posição entre os titulares, após cumprir suspensão na rodada passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário