sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Retorno às origens

Clique para Ampliar
Cobiçado por grandes clubes, Osvaldo caiu de rendimento e foi para a reserva
De principal jogador do Ceará, Osvaldo vai para a reserva e volta a ser a arma secreta que Dimas utilizava no Estadual
Neste Brasileirão, ao enfrentar o Ceará, os adversários mostravam sempre preocupação com o atacante Osvaldo. Rápido e driblador, o jovem jogador infernizava as defesas do primeiro ao último minuto de jogo. Mas a partir de agora, os rivais do Ceará terão um refresco e precisarão se preocupar com ele apenas no segundo tempo.

Isso porque o técnico Dimas Filgueiras, com a má fase técnica do atacante - que caiu de produção junto com o time - preservará mais Osvaldo e o utilizará como no Estadual. Sob o seu comando, o atacante era a arma secreta do time. "Comigo no Estadual, o Osvaldo só entrava no segundo tempo e arrebentava com o jogo", lembra.

Sobre a decisão, o técnico levou em conta que Osvaldo não vem rendendo no returno como no primeiro, e que ele precisa ser preservado. "Agora, pela Série A que ele vinha fazendo, todos conhecem o Osvaldo, o marcam forte, dão pancada nele e ele não rende. No segundo tempo, com o adversário mais cansado, ele vai ter espaço e fazer o papel que fazia bem comigo", aposta.

E o substituto de Osvaldo no time titular? Dimas Filgueiras escolheu Felipe Azevedo. O técnico considera Felipe tão rápido quanto Osvaldo, menos driblador, mas mais objetivo.

Comparação
Felipe caiu nas graças do treinador com a atuação contra o Fluminense e foi titular em todos os coletivos. "O Felipe une velocidade força. Ele é um jogador objetivo. Enquanto o Osvaldo cria para os outros, o Felipe cria as jogadas para si, e as define".

Ainda que queira preservar Osvaldo, Dimas não deixou de criticar as últimas atuações do atacante na Série A. "Como técnico, tenho de saber a hora de tirar um jogador. Tenho de pensar no time. E em alguns momentos não se pode jogar só para você e sim para o time".

Julgados
A utilização de Osvaldo contra o Avaí depende do julgamento de hoje no STJD. Ele e Heleno serão julgados por expulsão contra o Flamengo. O atacante pode pegar até seis jogos e Heleno de quatro a 12 partidas.

Se Heleno for suspenso, Juca será o titular. No caso de Osvaldo, Dimas esclareceu. "Decidirei após o julgamento. Mas se ele puder jogar, estou preparando para lançá-lo no 2º tempo".

SAIBA MAIS
Titulares
No treino de ontem, Dimas repetiu a formação de linha que utilizou no dia anterior. A única mudança foi no gol, com Fernando Henrique recuperando a titularidade, herdando o posto de Diego

Prazo
A diretoria tem até o dia 10 de dezembro para depositar os R$ 4,8 milhões destinados ao Al Ahli, dos Emirados Árabes, e ficar em definitivo com Osvaldo. A ideia era fazê-lo logo no dia 10 deste mês, só que a indefinição sobre a permanência do clube na Série A dificulta qualquer antecipação

Desabafo
Após o treino de quarta-feira, Osvaldo postou no twitter: "vou morrer e não vou entender o futebol". Logo depois, ele justificou que não se referia à condição de reserva no Ceará e sim sobre a possibilidade de ser punido em até seis jogos pelo STJD

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário