terça-feira, 1 de novembro de 2011

Porteira escancarada

Clique para Ampliar
Com dois gols sofridos por partida no returno, problemas defensivos do Ceará ficaram ainda mais evidentes no Brasileirão
O returno no Brasileirão tem sido um pesadelo para o Ceará. Com apenas sete pontos somados, o Vovô tem a pior campanha entre os 20 participantes. O desempenho fraquíssimo nesta segunda parte da competição pode ter uma causa principal: o excesso de gols sofridos, fruto da fragilidade apresentada pelo setor defensivo.
Em nenhuma das 13 partidas, o Vovô conseguiu passar sem que sua defesa tenha tomado pelo menos um gol. Neste período, foram 26 sofridos, uma alta média de dois por partida. E os problemas de contenção do time ficam mais evidentes nas partidas fora de casa. Nada menos que 18 gols - 70% dos sofridos - foram longe de seus domínios e quatro das sete derrotas foram por mais de três gols de diferença.

Prejuízo
No Presidente Vargas, o Vovô sofreu oito gols em seis jogos, média até regular. Porém, esses poucos gols causaram estragos na campanha do time, que era segura em se tratando de jogos diante da torcida. No primeiro, contra o Inter, o Ceará vencia por 1 a 0, quando uma falha na saída de bola no início do 2º tempo valeu o empate ao Colorado. O filme se repetiu mais duas vezes no PV: vencendo por 1 a 0 o Atlético/GO, o time sofreu o empate nos minutos finais, tropeço que custou o emprego de Vágner Mancini. Já com Estevam Soares, novo empate em 1 a 1, agora contra o Figueirense, quando atuou por pelo menos 20 minutos com dois jogadores a mais.

Mesmo quando venceu sua única partida no returno, o time teve muito trabalho: precisou de três gols para superar o Coritiba, que marcou dois no Vovô.

O atacante Washington não sabe explicar o porquê da queda vertiginosa do Ceará na tabela, já que no 1º turno, o time somou 25 pontos. "Se soubéssemos realmente o que falta no returno, resolveríamos, ganharíamos todos os jogos. Temos de encontrar o rumo que tínhamos no 1º turno e continuar acreditando na permanência do time na Série A. Quem se empenhar mais, conseguirá escapar do rebaixamento", declarou o centroavante.

Desequilíbrio
O volante Eusébio lembrou que o principal problema do Ceará no returno foi bem evidenciado contra o Fluminense, no último sábado. "No primeiro tempo, fizemos o primeiro gol, tivemos a chance de marcar o segundo, que mataria o jogo, mas perdemos e o adversário foi lá e fez os dele. Contra times grandes não podemos cometer esses vacilos. Isso vem acontecendo e precisamos corrigir", disse.

O jogador dá a receita para o clube sair da situação difícil na Série A. O clube está em 17º, com 32 pontos. "Colocamos o Ceará nessa situação e temos de tirar. Daqui para frente o erros como estes têm de ser mínimos. A começar contra o Avaí. Temos de deixar de perder gols e aproveitar as chances que temos", advertiu.

Problemas
Desfalques do Vovô na rodada anterior, Michel e Boiadeiro estão com problemas musculares na parte posterior da coxa e dificilmente retornam no domingo, contra o Avaí. De certo mesmo, só a volta de João Marcos, que cumpriu suspensão contra o Fluminense.

Returno
Em casa
Ceará 1 x 1 Internacional

Ceará 1 x 1 Atlético-GO

Ceará 3 x 2 Coritiba

Ceará 1 x 1 Figueirense

Ceará 0 x 1 Flamengo

Ceará 1 x 2 Fluminense

Fora
Vasco da Gama 3 x 1 Ceará

Botafogo 4 x 0 Ceará

São Paulo 4 x 0 Ceará

Palmeiras 1 x 0 Ceará

Atlético-MG 1 x 1 Ceará

América-MG 4 x 1 Ceará

Atlético-PR 1 x 0 Ceará

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário