segunda-feira, 28 de maio de 2012

Em débito na frente

Ceará amarga duas derrotas no Brasileiro em dois jogos nos quais seus atacantes passaram em branco
Dois jogos, duas derrotas. O Ceará não começava dessa forma uma campanha em campeonatos nacionais (incluindo-se aí participações em séries A e B) desde 2005. E o mau desempenho diante de América/MG e Guaratinguetá tem uma peculiaridade: a ineficiência dos atacantes, que ainda não marcaram gol nesta edição do Brasileiro.

Ao todo, o técnico alvinegro PC Gusmão já escalou quatro homens de frente diferentes nas duas partidas. Na primeira e na segunda rodada, Ederson, Misael, Henrique Dias e Romário já entraram em campo com a função específica de buscar os gols. No entanto, só quem balançou as redes foram o zagueiro Daniel Marques (no revés de 2 a 1 para o Coelho) e o meia Rogerinho (na derrota para o Guaratinguetá, no último sábado por 2 a 1).
Após o jogo do fim de semana no interior de São Paulo, o treinador do Ceará mostrou preocupação com a falta de pontaria de seus atacantes. "Prefiro ter menos chances de gol e aproveitá-las, vencendo a partida, do que dominar o adversário, desperdiçá-las e o resultado não vir. Temos que saber definir o jogo, marcar gols quando as chances aparecerem. A Série B exige isso", ressaltou PC Gusmão.

O clamor do comandante do Vovô parece fazer sentido, especialmente diante das chances perdidas nas etapas finais das duas partidas. Na de sábado, por exemplo, Romário teve duas chances claras de gol e não soube aproveitar. As falhas contribuíram para a segunda derrota seguida, quebrando uma marca que já durava sete anos.

Na Série B do Brasileiro de 2005, o Ceará, sob o comando de Jair Pereira, estreou caindo diante do Avaí, com o placar de 2 a 0 para os catarinenses no estádio Hercílio Luz, em Itajaí (SC). Na rodada seguinte, o time de Porangabuçu também tropeçou contra o Santa Cruz/PE, no estádio Castelão, por 1 a 0, recuperando-se, enfim, na rodada seguinte, frente ao Criciúma: vitória de 2 a 0. A competição terminaria com o Alvinegro em 11º lugar, tendo realizado um campeonato bastante irregular.

Tempos distintos
Outro detalhe que já preocupa o treinador do Ceará é a demora que seu time tem apresentado para "entrar no jogo". Tanto diante do América/MG como ante o Guaratinguetá, o Vovô só resolveu "acordar" no 2º tempo, e quando o placar já apontava 2 a 0 para os adversários.

"Não podemos jogar só um tempo, e sim os dois da mesma forma. O objetivo é encontrar esse equilíbrio", decretou PC Gusmão após o jogo de sábado.

A esperança do técnico para a retomada do bom futebol reside no aumento de opções para o setor ofensivo do time. Para o jogo diante do Goiás, amanhã, no PV, PC deve contar com o retorno de Mota e pode ainda promover a estreia do reforço Itamar, já regularizado.

Confirmada fratura em rosto de Juca
Além dos três pontos que o Ceará perdeu no último sábado, 26, o Alvinegro de Porangabuçu também viu o volante Juca deixar o gramado prematuramente. E no mesmo dia, os médicos que atenderam o jogador no estádio Ninho da Garça constataram que ele sofreu uma fratura em um osso da face.

Durante o duelo do último sábado contra a equipe do Guaratinguetá, em uma disputa pelo alto, o volante chocou-se com um adversário e teve de ser atendido no local. Ainda no estádio Ninho da Garça, o jogador recebeu um primeiro atendimento e, posteriormente, foi encaminhado para um hospital da cidade de Guaratinguetá, município localizado a 175 quilômetros da capital paulista.

O volante passou por uma bateria de exames, ainda no sábado, entre eles uma tomografia computadorizada do crânio, que constatou a fratura.

Reavaliação
O médico alvinegro responsável pelo caso, doutor Joaquim Garcia, afirmou, ao site oficial do Ceará, que "o atleta esteve consciente durante todo o atendimento e está sendo medicado à base de analgésicos para controle da dor".

Ainda segundo o doutor Joaquim Garcia, nesta segunda-feira, será feira uma reavaliação da situação do atleta, desta vez com um neurocirurgião.

SAIBA MAIS
Falha
Após a derrota do jogo de sábado diante do Guaratinguetá, o goleiro alvinegro Fernando Henrique se desculpou pela falha no primeiro gol dos paulistas. "Infelizmente, houve o erro. O primeiro gol foi uma fatalidade. Desde que entrei no Ceará, isso nunca havia acontecido comigo", disse o goleiro, sobre o lance em que errou o tempo de bola e acabou encoberto pela cobrança de falta do meia Fran

Festa
No próximo sábado, dia 2, o Alvinegro vai realizar sua festa de 98 anos, no clube Náutico Atlético Cearense. A data vai marcar também o lançamento do novo uniforme do time, além da divulgação o slogan e logotipo do centenário do Ceará, que será no ano de 2014

Sub-17
Pelo Campeonato Cearense da categoria Sub-17, o Ceará jogou no sábado diante do Santa Cruz, no estádio Antônio Cruz, e venceu por 3 a 1. Com 20 pontos, o Alvinegro já está classificado à próxima fase do Estadual 2012

Início ruim

29 pontos fez o Ceará ao final da campanha da Série B de 2005, último ano em que o Alvinegro havia começado um Campeonato Brasileiro com duas derrotas

PERY NEGREIROSEDITOR
FOTO: FABIANE DE PAULA

Nenhum comentário:

Postar um comentário