quarta-feira, 30 de maio de 2012

Suado primeiro ponto


Régis disputa bola com o ex-alvinegro Egídio. Volante marcou o segundo gol do Vovô Foto: Natinho Rodrigues
Ceará volta a sofrer dois gols no primeiro tempo, mas reage e evita a terceira derrota seguida na competição nacional
O jejum de vitórias do Ceará continua na Série B do Campeonato Brasileiro. Depois de amargar derrotas nas duas primeiras rodadas, o Vovô empatou com o Goiás, ontem à noite, no PV, em 2 a 2, somando seu primeiro ponto na competição.

O Ceará, ainda na zona de rebaixamento, buscará sua primeira vitória no próximo sábado, contra o Guarani, dia 2 de junho, data em que completará 98 anos de fundação.

Desde o início do jogo, já se percebia um Ceará vulnerável. Embora saindo ao ataque para tentar mudar sua situação na Série B, os Vovô repetiu os erros que o fizeram perder nas duas primeiras rodadas.

Com a defesa e o meio campo desatentos, dando muito espaço para o Goiás criar, não demorou para o time visitante abrir o placar. Aos seis minutos, Richely tocou para Iarley, que chutou cruzado, Fernando Henrique deu rebote e Ramon marcou.

Ao sofrer o gol logo cedo, o Ceará entrou em pânico, com a bola "queimando" no pé de cada jogador. Todos os setores do time erravam muito, principalmente a defesa, que saía no chutão, mesmo em jogadas simples. Assim ficou fácil para o Goiás levar perigo ao gol do Vovô. Aos dez minutos, Egídio cruzou, mas antes que David chegasse, Fernando Henrique tirou.

Mas cinco minutos depois, Márcio Careca tentou afastar o perigo na defesa, tirou errado e David chutou rasteiro. A bola ainda desviou em Iarley antes de entrar. O árbitro deu o gol para o ex-jogador do alvinegro.

Embora desordenado, o Vovô aos poucos chegava ao gol de Harlei. Aos 27, Rogerinho chutou forte, cruzado, e Harlei defendeu com segurança.

No lance seguinte, aos 31, o Ceará chegou a seu gol em falha da defesa goiana. Lima chutou cruzado e o zagueiro Rafael Toloi, preocupado com Mota, tentou dar um chutão e fez contra.

A mudança no placar equilibrou a partida. Se até então o Goiás atuava tranquilo no contra-ataque, o gol alvinegro acabou com o conforto esmeraldino. A pressão alvinegra foi maior nos minutos finais do primeiro tempo, mas o atacante Lima desperdiçou duas boas chances de cabeça, em jogadas semelhantes. Aos 45, Tinga cruzou na área e o atacante cabeceou para fora. E no último lance do primeiro tempo, aos 48, foi a vez de Apodi cruzar na medida para Lima, que perdeu um gol mais feito ainda que o anterior.

Pontinho

No segundo tempo, o Ceará voltou disposto a mudar o script das rodadas anteriores. E com um pouco mais de calma, foi criando uma chance atrás da outra. Apodi, Rogerinho (duas vezes) e Tinga, chegaram perto do gol antes mesmo dos 15 minutos. Até que, aos 25, Mota deu passe na medida para Régis empatar o jogo.

Empolgado, o Alvinegro buscou a vitória até o apito final. Mas acabou perdendo uma ótima chance para marcar o terceiro gol, com Paulo Sérgio, aos 43 minutos. E, assim, saiu de campo tendo que se contentar apenas com o seu primeiro ponto na Série B do Brasileiro.

Ficha técnica

Ceará 2
Fernando Henrique; Apodi (Paulo Sérgio), Thiego, Vitor Hugo e Márcio Careca (Reina); Régis, Eusébio (Misael), Tinga e Rogerinho; Mota e Lima. Técnico: PC Gusmão

Goiás 2
Harlei (Pedro Henrique); Peter, Ernando, Rafael Toloi e Egídio; Marcos Paulo, Thiago Mendes, Ramon (Vitor) e David (Wallinson); Richely e Iarley. Técnico: Enderson Moreira

Série B do Brasileiro 2012
Estádio: Presidente Vargas, em Fortaleza (CE)
Data: 29 de maio de 2012
Árbitro: Ítalo Medeiros (RN)
Assistentes: Lorival Cândido (RN) e Luiz Carlos Camara Bezerra (RN)
Gols: Ramon (6/1ºT), Iarley (16/1ºT), Rafael Tolói (contra, 31/1ºT) e Régis (25/2ºT)
Cartões Amarelos: Régis, Thiego, Rogerinho (CEA), Pedro Henrique, Peter, David, Richely (GOI)

Negociação com André Mensalão esfria
O Ceará negociava desde o fim do Estadual com o atacante André Mensalão, que se destacou no Guarany de Sobral, mas um imbróglio judicial envolvendo o jogador e a Tuna Luso, do Pará, fez a negociação esfriar.

O vice-presidente do clube, Robinson de Castro, confirmou que Mensalão estava em uma lista de reforços para a Série B, porém o episódio judicial fez com que o Vovô buscasse outro atacante. "Tínhamos relacionado o jogador em uma lista de contratações ao fim do estadual. Mas por conta de um problema junto ao clube de origem dele, fomos deixando de ter interesse. Ele nos foi oferecido novamente, depois de resolvido o problema, mas achamos por bem segurar e procurar outro atleta. Não o descarto para o futuro, pois é bom jogador, mas nesse momento não está nos nossos planos".
O atacante marcou um gol diante do Ceará na derrota do Guarany de Sobral por 3 a 1 no Presidente Vargas, em partida válida pelo Campeonato Cearense. O jogo marcou a estreia de PC Gusmão pelo Alvinegro nesta temporada FOTO: VIVIANE PINHEIRO
O atacante obteve liberação da Tuna no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) apenas na última segunda, 28. Para se desvincular do clube paraense, o atacante alegou que a Tuna deixou de pagar seus salários por três meses consecutivos e não recolheu o Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS) por um período de seis meses.

Além do Ceará, Mensalão negocia com o Paysandu, que está na Série C, e com o Sport, da Série A. O jogador ajudou o Guarany de Sobral a se livrar do rebaixamento no Estadual, marcando seis gols em sete jogos.

Para o setor de ataque, o Ceará conta com sete jogadores: Mota, Romário, Henrique Dias, Misael, Ederson, Itamar e Lima.

Queixa
Na véspera da partida contra o Goiás, o técnico PC Gusmão já havia admitido que o clube ainda busca contratações. "Sempre deixei claro que o Estadual não era parâmetro para a Série B. Precisamos nos qualificar para lutar em igualdade com os times de maior investimento. Temos um time guerreiro, lutador, mas precisamos ter um elenco. A diretoria está trabalhando para reforçar o elenco", afirmou.

Embora procurando reforços, PC mostrou confiar em seus comandados. Até aqueles que estão em baixa, como o atacante Misael e o zagueiro Erivélton, negando qualquer negociação envolvendo os dois. "O Misael foi relacionado para o jogo e o Erivélton está no grupo. De forma alguma os jogadores foram colocados para negociação. Não pelo Paysandu, que respeitamos, por sua tradição e torcida, mas com qualquer clube. O Misael, inclusive, teve umas sondagens da Série A, mas demos uma bloqueada, segurada, pois acreditamos na sua recuperação".

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário