quarta-feira, 23 de maio de 2012

´Genérico´ aprovado

Elogiado na estreia, Tinga treina como titular e espera vencer na carreira, como o jogador que inspirou seu apelido
A torcida alvinegra, sem dúvida, quer esquecer a estreia com derrota do Vovô na Série B, última sexta-feira, 18. Mas se teve algo de positivo naquela partida contra o América/MG no PV foi a estreia do volante Tinga.

O jogador de 21 anos veio por empréstimo do Palmeiras até o fim do ano e entrou no segundo tempo como uma "cartada" do técnico PC Gusmão para mudar o jogo - o Vovô foi para o intervalo perdendo de 2 a 0. Embora o time não tenha revertido o placar, Tinga foi muito elogiado pelo técnico e pela diretoria.

"A estreia do Tinga foi acima da média. O PC ganhou mais uma opção para o time titular", opina vice-presidente Robinson de Castro.

Além de dar a assistência para o zagueiro Daniel Marques diminuir o placar para 2 a 1, que acabou sendo o resultado final da partida, Tinga também mostrou versatilidade.

Correndo o campo todo, o jogador marcou e ajudou o time na subida para o ataque. "Eu gosto de jogar solto, de ter oportunidade de defender e chegar lá na frente. O PC está dando liberdade para mim. Mas tenho que fazer sempre com inteligência, sabendo a hora de atacar e defender", ressalta Tinga.

Ao fim da partida, o jogador ouviu os elogios do técnico. "O Tinga deu opções de jogo para os companheiros, compondo bem o meio-campo", disse PC.

Mas Tinga espera que isso não se restrinja a apenas sua primeira partida. "Tenho feito o melhor desde meu primeiro treino no Ceará. Não quero ser elogiado só nesse jogo; em todos que eu estiver em campo quero ajudar o clube e me destacar. As oportunidades, os obstáculos vão aparecer, mas irei fazer grandes jogos aqui", projeta.

Em discurso ensaiado, Tinga reforça que só se destacará com a ajuda dos companheiros e sonha em vencer a Série B. "Esse grupo tem tudo para chegar longe e quero conquistar títulos".

A sede por conquistas vem do ídolo, de quem herdou o apelido. Trata-se de Luiz Otávio Santos de Araujo, que começou na Ponte Preta e, com os cabelos longos, recebeu logo o apelido de Tinga. O volante de 34 anos fez história no Internacional/RS e se transferiu recentemente para Cruzeiro. "O Tinga é um grande jogador, tenho ele como ídolo e, se eu ganhar um pouquinho dos títulos que ele ganhou, estarei muito bem", brinca.

Sobre a origem do apelido, Tinga disse que no começo não gostou. "Ganhei esse apelido quando estourei e subi para o profissional da Ponte. Mas sabe como é. Quando a gente não gosta é que o apelido pega".

Titular

Por ter agradado jogando adiantado, PC, em treinamento de ontem no Vovozão, voltou a escalar o jogador na função, agora no time titular, esboçando o time que atuará no sábado, 26, contra o Guaratinguetá, fora de casa, pela 2ª rodada da Série B.

"Jogar lá é difícil, mas como perdemos na primeira rodada, não podemos pensar em outro resultado que não seja a vitória", finaliza o curinga do Vovô.

SAIBA MAIS

Mudanças
No treinamento em que PC testou Tinga como titular, o técnico fez outras mudanças significativas no time. Insatisfeito com a dupla de ataque que jogou na estreia, Misael e Ederson, PC escalou, desta vez, apenas Romário no ataque, que volta de suspensão. Vitor Hugo ganha a vaga de Daniel Marques na zaga e Juca barrou Régis

Time

Assim, o técnico PC Gusmão esboçou para o jogo de sábado o Ceará em um 4-5-1: Fernando Henrique; Apodi, Vitor Hugo, Potiguar e Márcio Careca; Heleno, Juca, Eusébio, Tinga e Rogerinho; Romário

Romano

O lateral-esquerdo Romano esteve ontem em Porangabuçu para se despedir dos companheiros. O jogador tem direitos federativos ligados à Portuguesa e chegou a um acordo com a diretoria do Vovô. Ele deverá seguir para o Joinville-SC, que também disputa a Série B

João Marcos só volta na 8ª rodada da Série B
O volante João Marcos, que desfalca o Vovô desde o dia 23 de fevereiro quando deixou o campo se queixando de dores musculares contra o Icasa, ainda pelo Estadual, só retornará ao time na 8ª rodada da Série B, no dia 26, contra o Ipatinga.

O departamento médico do Alvinegro, inicialmente, tratou o jogador com a técnica PRP (Plasma Rico em Plaquetas) para acelerar seu retorno aos gramados antes das finais do Estadual, mas uma nova lesão fez com que o volante ficasse ainda mais tempo em recuperação.

Na segunda-feira, 21, após João Marcos iniciar o período de transição do departamento médico para o físico, o departamento de futebol confirmou que uma nova avaliação passada pelos médicos indica que o volante deve passar pelo menos mais 20 dias em tratamento.

Longa espera

Pela nova previsão, João Marcos só deverá estar à disposição no time de PC Gusmão na 8ª rodada, quando o Ceará encara o Ipatinga em Minas Gerais, no dia 26. Se João Marcos retornar na data, ele entrará em campo depois de quatro meses e três dias ausente dos gramados.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário