quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Ceará prevê 80% do elenco formado até o início da pré-temporada

João Marcos veste a camisa do Ceará desde 2009
João Marcos veste a camisa do Ceará desde 2009
As férias dos jogadores em Porangabuçu tem data para acabar: 3 de janeiro. Enquanto o ano não chega, a diretoria do Ceará trabalha para montar o time ideal para a disputa da próxima temporada. O período de mais de um mês será de dispensas, renovações e contratações de reforços. Tudo para iniciar a pré-temporada, visando ao Campeonato Cearense, com 80% do elenco de 2016 formado. 

Segundo o presidente do clube, Robinson de Castro, é preciso mudar consideravelmente o time que escapou do rebaixamento à Série C neste ano. Mas a ação, revela o cartola, precisa ser gradual e acompanhada de pensamento estratégico. "Temos que nos apresentar no dia 3 de janeiro com 80% do elenco formado. Precisamos crescer ao longo do ano. Fazer times a cada competição, colocando cerejas no bolo na medida em que as coisas forem acontecendo", explicou.
O dirigente deseja a montagem de uma equipe que atenda melhor ao estilo de jogo do técnico Lisca, "com time mais a cara da Série B, mais brigador". Isso significará a não renovação contratual de pelo menos 14 jogadores e uma busca mais criteriosa por novos atletas no mercado. 


"Queremos montar um time mais alto. Hoje, muitos times estão preocupados com isso, pois há muitos gols de bola parada. Vamos definir o perfil posição a posição e depois iremos ao mercado. Temos nomes listados, de jogadores da Série B, Série A e até alguns da Série C. Mas posso garantir que será um time capacitado para a Série B", revelou o dirigente em entrevista coletiva. 

Robinson afirmou ainda que o trabalho no Departamento de Futebol deverá aprender com os erros e acertos do passado para se profissionalizar no próximo ano. Nesta semana, o presidente alvinegro deixou o cargo de diretor de futebol. Haroldo Martins assumiu o posto e comandará a articulação entre a gestão de futebol profissional, de Rodrigo Pastana, e a coordenação das equipes da base, responsabilidade de Anderson Batatais. "Queremos uma sinergia muito forte entre o futebol profissional, o amador e a escolinha. A metodologia de trabalho precisa ser, de fato, definida para nós aproveitarmos mais atletas desenvolvidos pelo próprio clube", disse o mandatário.

Em entrevista de apresentação da nova diretoria, na última terça-feira, Haroldo Martins enfatizou o cumprimento da meta de montagem rápida de boa parte da equipe como fundamental para se realizar uma boa pré-temporada. "Vamos fazer uma pré-temporada realmente bem feita. Isso influencia em todo o ano do time. Estamos planejando toda a parte de preparação física, trabalho de fisiologia, já pensando numa temporada com time mais capacitado. Se a pré-temporada é bem feita, as chances de se ter um ano bom aumentam", explicou o novo dirigente.

André Victor Rodriguesandrevictor@opovo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário