terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Ainda fora do tom

A defesa do Vovô, mesmo tendo encarado adversários frágeis - exceção para o Clássico-Rei - até então no Estadual, ainda dá muitos sustos na torcida neste início de campeonato
Ataque alvinegro esconde falhas da parte defensiva e clube tem dificuldades para formar a dupla de zaga

Se ninguém pode contestar os números do ataque do Ceará, que já marcou 19 gols em oito jogos no Estadual, o sistema defensivo ainda não inspira confiança na torcida.

Mas o problema não se concentra na matemática dos oito gols sofridos, embora a média exata de um gol por jogo seja alta pelo nível dos rivais que enfrentou - exceto o Fortaleza. Na verdade, o que preocupa a equipe são os erros sucessivos durante alguns jogos fáceis, mascarados pelas vitórias, e pela dificuldade que Dimas Filgueiras tem até então para montar o sistema defensivo, principalmente no miolo.

O treinador, conta hoje com cinco zagueiros: Daniel Marques, Erivélton, Thiago Matias e os jovens da base Potiguar e Dener, já que Cléber foi emprestado ao América/RN.

Porém, dos citados, apenas Daniel Marques chegou em condições ideais para jogar, sendo o único absoluto na defesa. Aos demais, sobram empecilhos para a titularidade, situação que fez o técnico Dimas Filgueiras improvisar o volante Heleno na função. O jogador admite que precisou se adaptar. "O posicionamento em uma dupla de zaga é diferente de um trio de zagueiros que eu fazia. Tive dificuldade no início, mas hoje estou adaptado à função", declarou Heleno.

Um dos remanescentes da defesa que disputou o Brasileirão em 2011, Thiago Matias chegou fora de forma e precisou trabalhar a parte física após uma estreia ruim contra o Crato na 2ª rodada. Sacado no intervalo daquele jogo, ele foi adquirindo a melhor forma aos poucos.

Erivélton, embora pouco utilizado em 2011, era considerado de bom nível para a disputa do Estadual. Porém, o zagueiro lesionou-se no joelho e saiu apenas recentemente do estaleiro.

Base

Quanto aos zagueiros da base, Potiguar e Dener, a estratégia da comissão técnica é lança-los sem correr o risco de queimá-los. Potiguar agradou nos jogos que fez contra times menores, porém, Dimas ainda reluta em fixá-lo como titular. Dener ainda espera uma chance. Já Cléber estava na mesma situação de Thiago Matias. Sem a confiança de Dimas, seguiu para o América/RN.

Ciente da carência da defesa, a diretoria do Vovô admite procurar um zagueiro ainda para jogar o Campeonato Cearense.

SAIBA MAIS

Punido
O Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol no Estado do Ceará (TJDF/CE) puniu ontem o volante Juca, do Ceará, com quatro partidas de suspensão. O atleta foi julgado por expulsão na partida contra o Trairiense, ainda na primeira rodada do Estadual, e, segundo relatos na súmula do árbitro Paulo Marcelo da Silva, Juca teria dirigido palavras ofensivas ao juiz. A diretoria do clube promete recorrer da decisão

Desfalques
Além de Juca, suspenso pelo tribunal e inapto a jogar por pelo menos mais três partidas - ele já cumpriu um jogo - o Vovô não contará amanhã, contra o Itapipoca, com o lateral-direito Apodi, que recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Fortaleza. Paulo Sérgio será seu substituto

Felipe Azevedo: não penso em jogar a Série C
Mais um caso de interesse em jogadores do rival envolvendo Ceará e Fortaleza. Agora, o atleta em questão é o atacante alvinegro Felipe Azevedo, que tem contrato até maio com o Vovô.

Nesta segunda-feira, a diretoria do Fortaleza admitiu que fará proposta aos empresários do jogador ao final de seu contrato.

O atacante, porém, que já marcou cinco gols pelo Vovô no Estadual, indagado sobre o interesse do Leão, fez pouco caso. "Não existe nada de concreto. Mas com todo o respeito ao Fortaleza, tenho a prioridade do Ceará na Série B ou time na Série A, não penso em Série C", disse.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário