sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Sonho de infância realizado

Romário já caiu nas graças da torcida do Vovô ao marcar dois gols em dois jogos
Torcedor declarado do Vovô, Romário realiza sonho de jogar pelo clube e com dois gols, já virou xodó da galera
Os clubes brasileiros estão cada vez mais perdendo espaço no coração dos jovens jogadores das categorias de base, que veem os times nacionais como apenas uma "ponte" para os forasteiros Barcelona, Milan ou Manchester United.

Mas no caso do jovem atacante Romário, de 19 anos e hoje principal surpresa do Vovô no Estadual, com dois gols em dois jogos, o caminho foi o inverso.

Cearense, Romário foi descoberto por olheiros do Grêmio quando jogava pelo Sub-17 do Juventus, time amador de Fortaleza, e integrou as categorias de base do time gaúcho por cinco anos. Mesmo longe, não perdeu contato com o Ceará, demonstrando seu amor sempre trajado de alvinegro nos alojamentos do tricolor gaúcho. "Os outros garotos até me zoavam por eu só andar com a camisa do Ceará, e um dia, o time jogando na Série B ao mesmo tempo que o Grêmio fora de casa na A. E eu, com mais tempo na concentração, colocava no jogo do Ceará e ninguém tirou", lembra, orgulhoso.

Os garotos gremistas também se surpreenderam em uma conversa rápida sobre ídolos no futebol. Enquanto os gremistas indicavam Ronaldinho, Kaká e Messi, o jovem Romário novamente espantou a todos. "Disse a eles que meu ídolo é o Sérgio Alves, que eu vi jogar pelo meu clube de coração e conheço toda sua trajetória. Os garotos diziam que eu era maluco, que todos sonham em jogar com Ronaldinho, Messi, entre outros, e eu ao lado de Sérgio Alves. Mas ele foi o jogador que marcou minha infância", lembrou o atacante.

Diante de muitas brincadeiras dos jovens companheiros gremistas, Romário lançou um desafio. "Eu disse que, apesar do carinho de todos de lá, que um dia eu voltaria ao Olímpico (estádio do time gaúcho) e marcaria um gol pelo Ceará contra o Grêmio".

A declaração do jogador evidenciou o sonho de jogar pelo Ceará. E o desejo de Romário ficou mais próximo quando o coordenador das categorias de base do Ceará, Mazinho Patrão, visitou o CT do time gaúcho e foi informado que um jovem jogador da base torcia para o Vovô.

E assim, logo depois, Romário recebeu uma proposta para atuar nas categorias de base do Alvinegro. "Quando o Ceará chegou com a proposta, não pensei duas vezes. Aceitei e fui em busca do meu sonho de jogar pelo time que torço".

Realização
Destaque atuando no time Sub-20 do Ceará, Romário chamou a atenção do técnico Dimas Filgueiras, que logo o incluiu no time profissional.

Depois de uma batalha para perder peso - Dimas chamou sua atenção na reapresentação do clube, ainda no dia 26 de dezembro do ano passado - o jogador trabalhou fisicamente e perdeu quase dez quilos.

A chance que Romário queria surgiu na terceira rodada do Campeonato Cearense, contra o Crato, no PV, no dia 25 de janeiro. Escalado como titular, Romário mostrou personalidade em sua estreia e marcou um dos gols do empate em 2 a 2.

Uma das cenas que chamaram a atenção durante a partida foi o momento que Dimas substituiu Romário: a torcida ficou na bronca com Dimas pela troca e ovacionou o estreante. "Me sinto muito feliz com o carinho de toda a torcida, que tem me aplaudido, me apoiado. É de arrepiar estrear pelo Ceará, marcar um gol e realizar meu sonho", descreve o jogador.

Embora tenha o substituído, Dimas mostrou que aprovou a estreia do atleta, o mantendo como titular para clássico contra o Ferroviário. Mesmo não marcando gols, Romário comemorou o fato de atuar pela primeira vez ao lado de Mota, que fazia sua reestreia. Ele recordou do tempo de torcedor, quando aos dez anos entrava com o atacante em campo. "O Mota também era um ídolo e entrei com ele em campo de mãos dadas algumas vezes. Disse isso a ele, que ficou espantado, se achando velho", relata.

Na última quarta-feira, no jogo de nº 500 de Dimas, Romário voltou a jogar bem e marcou de novo - ocasião que abraçou o técnico - e foi elogiado pelo novo companheiro de ataque. "O Romário é uma grata surpresa, um talento que pode dar muitas alegrias à torcida do Ceará. Ele tem potencial para ser melhor do que eu e marcar mais gols", declarou a estrela do elenco.

E se depender de Romário, ele terá tempo para superar Mota no coração da torcida alvinegra. Com apenas 19 anos, ele não pensar em sair do Ceará e jogar em outros clubes. "Quero fazer história aqui. Penso em jogar aqui ainda por muitos anos, quem sabe por toda a carreira".

SAIBA MAIS

Dados
Romário Marques Rodrigues, tem 19 anos, nasceu em Fortaleza em 27 de outubro de 1992 e integrou as categorias de base do Grêmio antes de chegar ao Ceará. O atacante de 1,86 de altura e 85 quilos já marcou dois gols em três jogos no Estadual

Inspiração
O jovem atacante afirmou que está no futebol por influência do pai. E ele, fanático pelo esporte, inspirado em um certo atacante, o "baixinho" Romário, batizou seu filho, nascido em 1992. "Minha mãe não queria. Mas ele me deu o nome mesmo assim", disse Romário

Apoio
A transição das categorias de base para o profissional não é fácil. Mas Romário garantiu não sentir o peso da camisa do Vovô. "Nosso técnico e os jogadores mais experientes nos deram a tranquilidade para os que estão subindo"

Jovens têm chance com Dimas
Antes mesmo de iniciar o ano de 2012, Dimas avisou que daria chance aos jovens vindos das categorias de base do Ceará, contrariando uma política anterior do clube em renegar seus valores. Ao todo, treze jogadores da base do clube subiram para o elenco profissional, com muitos deles sendo aproveitados durante os jogos. Além do atacante Romário, principal destaque entre os jovens, outros como o meia Paulinho, o zagueiro Potiguar, e os atacantes Máxuell e Sinho, já foram utilizados por Dimas Filgueiras no Estadual.

Outros jogadores, como o goleiro Gustavo, o zagueiro Dener, o volante Everton, os meias Katê e Luiz Henrique e o atacante Epitácio são sempre escalados no time reserva nos treinamentos.

Para Dimas, o momento é desses jogadores. "É preciso coragem para lançar esses jogadores. E só eu tenho. Além disso é preciso saber o momento certo para não queimar um jogador diante da nossa torcida, por isso, muitos ainda precisam treinar mais com os profissionais e pegar corpo, como se diz. Um jovem desse, escalado entre as feras do time, tende a render mais e é isso que procuro fazer. Os jovens da base do Ceará e os jogadores da terra, cearenses, só precisam de oportunidades para jogar. Talento eles têm", ensina o técnico.

Mudanças

Para o confronto de domingo contra o Guarani de Juazeiro, no Romeirão, pela 6ª rodada do Estadual, o Vovô terá o retorno de alguns jogadores importantes e desfalque de outros.

O atacante Felipe Azevedo cumpriu suspensão na rodada anterior e está disponível para ser escalado por Dimas. Outro que deve retornar é o volante João Marcos. O jogador, que desfalcou o Vovô na goleada contra o Tiradentes por um problemas musculares, será avaliado hoje e deve ser liberado para atuar.

Os desfalques também serão dois. O zagueiro Daniel Marques recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo anterior e desfalca a equipe. Já Rogerinho, também com problemas musculares, deve retornar apenas na 7ª rodada, contra o Horizonte.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário