quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Um olho no galo e outro no Leão


Na ausência de meias como Rogerinho e Leandro Chaves, Mota fará a função de armador ao lado de Felipe Azevedo, municiando o ataque formado por Ederson e Romário
Com o pensamento no Clássico-Rei, Ceará arrisca time alternativo no jogo da liderança, hoje, em Horizonte
Seria exagero afirmar que o Ceará deu de ombros para o jogo de hoje contra o Horizonte, às 21 horas no Domingão, ainda mais por se tratar de um confronto direto pela liderança do Estadual. Mas é inegável que o Clássico-Rei de domingo contra o Fortaleza moldou a escalação do Ceará para o duelo pela 7ª rodada do campeonato, que terá a transmissão da TV Diário e da TV Verdes Mares.

Devido à proximidade do clássico, três jogadores receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão hoje para estarem livres para domingo (Juca, Heleno e Leandro Chaves), e dois devem ser poupados para não correrem o risco de desfalcar o time contra o Leão (Fernando Henrique e Apodi têm dois cartões amarelos).

A suspensão do trio na goleada em Juazeiro, na rodada anterior, não deixa de ser um risco: o time perdeu Heleno, que vinha bem na zaga, e Juca, capitão e referência no meio, além de Leandro Chaves, que vinha quebrando o galho na ausência do lesionado Rogerinho. Sem alternativas para a criação no meio campo, Dimas recuará Mota e Felipe Azevedo para o setor.

Já a atitude de poupar Fernando Henrique e Apodi ganhou força no treinamento de ontem no Vovozão. Com isso, a rotina de treinos do goleiro Adílson foi modificada, com o reserva imediato de Fernando Henrique trabalhando com mas intensidade os fundamentos específicos da posição. Além disso, o técnico Dimas Filgueiras teve uma conversa reservada com ele. "O Adílson tem nossa confiança e ele tem condições de ser o titular, se necessário. Mas o Fernando Henrique será o goleiro", tenta esconder o jogo o técnico Dimas Filgueiras.

Já Apodi, deixou o treino com suspeita de lesão e já foi vetado pelo departamento médico. "O Paulo Sérgio joga ali no lugar do Apodi. Com essa suspeita de lesão, vamos poupá-lo e recuperá-lo para o clássico".

Ao ataque

Com tantos problemas, Dimas montará um Ceará diferente, mas não menos ofensivo. O técnico, quer aproveitar o bom momento do time - que venceu três partidas seguidas - e do ataque - que marcou dez gols nesses três jogos - para chegar à liderança. "O time pode até jogar em um 4-2-4, pois o Mota e o Azevedo são muito ofensivos. Precisamos ganhar para chegar à liderança e jogaremos para isso", declarou.

O volante João Marcos, que retorna de lesão, lembrou que a semana é a mais importante do campeonato para o Vovô. "São os dois jogos mais importantes para nós, pois uma vitória contra o Horizonte e o Fortaleza nos deixa na liderança isolada. Temos que entrar concentrados".

Mudanças
A Federação Cearense de Futebol (FCF) informou ontem a alteração de horário em dez jogos do Estadual, todos com Ceará e Fortaleza como mandantes.

Os jogos no meio de semana, das 20h20 passaram para as 20h30 e os dos fins de semana, das 16 para as 17 horas.

Epitácio e Gustavo na mira do Fluminense
O técnico Dimas Filgueiras, um dos principais defensores do aproveitamento dos jovens da base no time principal, antecipou que dois jogadores, o goleiro Gustavo, de 17 anos, e o atacante Epitácio, de 16, seguirão para o Fluminense.

O objetivo do Ceará é valorizar os jogadores, que chegaram a integrar o grupo principal que disputa o Campeonato Cearense. "Esses jovens jogadores, sendo emprestados para os grandes clubes do Sul-Sudeste, são mais valorizados. E o Ceará, além de aproveitar jogadores no time principal, como está fazendo, também deve emprestar outros", esclareceu Dimas.

Dimas lembrou que Gustavo já devia ter sido emprestado ao Tricolor carioca, porém, uma séria lesão evitou sua ida. "Ele iria ao Fluminense ainda ano passado. Só que em uma lesão, bem próximo dele viajar, adiou tudo e ele se recuperou aqui".

Indefinição

Edmundo Silveira, que foi técnico do Sub-20 do Vovô e assumiu recentemente a coordenação das categorias de base do clube, declarou que ainda não foi definido se os jogadores irão em definitivo ou emprestados. "O interesse do Fluminense é antigo, mas ainda não está fechado. As diretorias estão negociando, mas não podemos dizer o tipo de acordo que foi feito".

Horizonte conta com quatro retornos

Atual líder do Campeonato Cearense, com 15 pontos, o Horizonte terá desfalque e retornos no jogo de hoje, diante do Ceará, no estádio Domingão. Após três partidas seguidas jogando fora de casa, a equipe do técnico Roberto Carlos não poderá contar com o volante Elanardo, que cumprirá suspensão por ter levado o terceiro cartão amarelo.

Por outro lado, o Galo do Tabuleiro terá o retorno de quatro atletas. Os laterais Raul e Jonny, que apresentaram desgaste físico e foram poupados no duelo contra o time do Crato pelo comandante horizontino, retornam à equipe. Já o zagueiro Carlinhos e o meio-campista Valter, que cumpriram suspensão na rodada passada, retornam ao time titular na noite de hoje.

De acordo com o comandante Roberto Carlos, a meta do Galo do Tabuleiro é não incorrer nos mesmos erros cometidos no jogo contra o Fortaleza, quando a equipe perdeu o seu primeiro jogo na temporada de 2012.

"O Horizonte contra o Fortaleza não entrou muito retrancado, porém, nós terminamos o jogo com quatro volantes, sem nenhum meia dentro de campo. Essa era uma formação que a gente vinha trabalhando desde a pré-temporada, mas que naquela partida acabou não dando certo. Contra o Ceará, nós esperamos que a nossa formação possa dar tudo de si, pois é um jogo que poderá nos garantir a liderança, para nos dar uma folguinha a mais na tabela", explicou o treinador horizontino.

Para o duelo de logo mais, Roberto Carlos pretende não repetir os mesmos erros e espera ter um desempenho melhor do que os apresentados pela equipe nos últimos anos.

Histórico

Em duelos oficiais pelo Campeonato Cearense, o time de Horizonte não vence o Ceará desde o ano de 2009. O último triunfo do Galo do Tabuleiro sobre o time alvinegro aconteceu em 2008, quando a equipe horizontina aplicou uma goleada de 5 a 1 sobre o Vovô.

Ao todo, em 12 jogos contra o Alvinegro de Porangabuçu, o Galo do Tabuleiro conseguiu marcar 20 gols, contabilizando quatro vitórias, dois empates e seis derrotas no total.

Vladimir Marques
Repórter

Nenhum comentário:

Postar um comentário