quarta-feira, 25 de abril de 2012

Ascensão meteórica

Clique para Ampliar
Volante Régis marcou o gol que abriu a vitória do Ceará contra o Tiradentes, no primeiro jogo da semifinal do Estadual
FOTO: KIKO SILVA
Régis contraria a lógica e em apenas dois jogos ganha a confiança do exigente PC Gusmão, virando titular do Vovô

Conquistar uma vaga no time do Ceará vindo do banco de reservas não é fácil. Isso porque o técnico PC Gusmão tem procurado manter um time-base. Pelo menos foi assim nos doze jogos em que dirigiu o clube neste ano. E são raros os casos de um jogador superar a difícil concorrência em todos os setores e virar titular. Por isso o feito do volante Régis, que ganhou a posição de Everton, é um fato relevante em meio às raras mudanças no time de PC Gusmão neste ano.A escalação de Régis como titular na semifinal do último domingo contra o Tiradentes chamou a atenção de todos no PV. Afinal, Everton vinha jogando com muito mais frequência, atuando em 20 jogos como titular, e Régis esteve em apenas duas partidas, contra o Crato, pelo Estadual, e diante do Paraná, pela Copa do Brasil, ambas para substituir Heleno.

E o volante não só deu conta do recado em sua função defensiva como marcou um dos gols da vitória por 2 a 0, em uma jogada ensaiada, finalizando o lance em uma cabeçada certeira e fulminante. O jogador comemorou seu segundo jogo completo pelo time - ele foi expulso na estreia contra o Crato - e o fato de ter marcado um gol, fruto de uma jogada ensaiada. "Estou contente com a atuação no meu segundo jogo completo. As chances no time titular do Ceará são raras e eu ainda busco meu espaço no grupo. Quanto ao gol, treinamos muito. Nosso time é muito alto e o PC sempre pede para utilizarmos (a jogada) durante o jogo, que pode ser uma arma quando o adversário estiver muito fechado, como o Tiradentes estava naquele momento. Essa bola parada ainda dará muitos gols ainda", projeta.

Quem se assustou com o gol de Régis, um volante com características parecidas com as de Heleno - que marcou apenas dois em 139 partidas pelo Vovô - não imagina que o desengonçado volante de 1m86 e das passadas largas, jogava de atacante quando criança. "Sempre fiz gols. Quando eu era pequeno, jogava no ataque e tenho essa facilidade para marcar gols. Não podemos querer só marcar. Sair jogando e ir à frente também é uma atribuição que os técnicos gostam no volante moderno".

Sobe e desce

Vindo do rival Fortaleza, clube que encerrou o vínculo sem alarde, ele se apresentou ao Ceará de forma discreta. Depois de figurar no banco de reservas nas partidas contra Guarany (S) e Itapipoca, Régis estreou no dia 5 de abril contra o Crateús, no PV, entrando no segundo tempo.

Na rodada seguinte, foi titular contra o Crato na vitória por 4 a 2, devido a suspensão de Heleno, e fazia uma partida regular até receber o segundo amarelo e ser expulso.

A exclusão daquela partida não prejudicou o jogador, que foi "absolvido" por PC Gusmão. O técnico considerou a expulsão do jogador no Mirandão apenas "excesso de rigor". O jogador voltaria a ser titular, agora ao lado de Everton, no jogo de volta da Copa do Brasil contra o Paraná, que marcou a eliminação do Vovô após o empate em 1 a 1. Mas, para a surpresa da torcida, mesmo com a volta de Heleno ao time, Régis foi mantido, saindo do time Everton.

Enquanto Régis ganhava cada vez mais espaço com PC, Everton fazia o caminho inverso. Titular absoluto com os ex-treinadores Dimas Filgueiras e Lula Pereira, o jovem jogador passou a ser substituído pelo técnico, deixando o time no decorrer do jogo em cinco partidas seguidas.

SAIBA MAIS

Time-base

Com 12 jogos no comando o Vovô em 2012, o invicto PC Gusmão procura manter um time-base. E nove jogadores têm mantido suas posições: Fernando Henrique, Apodi, Thiego, Potiguar e Márcio Careca, Heleno, Eusébio, Felipe Azevedo e Mota. Apenas Reina e Rogerinho se revezam no time titular, com o segundo recuperando a posição no último jogo e, agora, Régis ganha a vaga de Everton

Aparições

Dois jogadores que não interessam ao Vovô, o zagueiro Thiago Matias e o lateral-esquerdo Romano, reapareceram ontem no Vovozão. O zagueiro foi ao clube acompanhado de seu empresário e se reuniu com a diretoria para rescisão de contrato, que deve ser sacramentada hoje. Já Romano, emprestado pela Portuguesa ao Vovô até o fim do ano, foi reintegrado e treinará no Ceará até outro clube demonstrar interesse no seu futebol

VLADIMIR MARQUES
REPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário