quarta-feira, 11 de abril de 2012

Com prazo de validade



Clique para Ampliar
Mota será arma ofensiva, mas Vovô deve entrar mais cauteloso hoje
FOTO: LUCAS DE MENEZES
 
 
Ao contrário de 2011, torneio deste ano não é prioridade: se passar pelo Paraná, Ceará terá cumprido meta
Se eliminar o Paraná da Copa do Brasil, confronto pela 2ª Fase que inicia hoje, às 21h50, no Presidente Vargas, o objetivo da campanha para este ano estará cumprida, de acordo com a diretoria do Ceará. "Pelo planejamento que fizemos, chegar à 3ª Fase, até a próxima, no caso, seria importante a gente chegar. Essa é a meta para 2012", declarou o presidente Evandro Leitão.

Não que os diretores alvinegros tenham perdido a ambição. O objetivo, digamos, mais modesto, para os padrões de um time acostumado a realizar grandes campanhas na Copa do Brasil - disputando uma decisão (94), duas semifinais (2005 e 2011) e duas quartas-de-finais (93 e 97) -, é condizente com a prioridade do clube para 2012: a Série B do Brasileiro.

Com o planejamento todo traçado para o Nacional, que inicia em maio, o Ceará não quer ter o foco dividido com competições paralelas, como ocorreu em 2011 e serviu como aprendizado para a diretoria do clube.

No ano passado, o Vovô chegou às semifinais da Copa do Brasil, mas ao poupar o time titular nos jogos iniciais da Série A, desperdiçou pontos que, segundo a diretoria, fizeram falta para evitar o rebaixamento. "Diferente do ano passado, nossa prioridade é a Série A. Está acima da Copa do Brasil. Talvez se tivéssemos priorizado no ano passado a Série A, naqueles cinco primeiros jogos, principalmente a estreia, que perdemos de 3 a 1 para o Vasco, teríamos conseguido alguns pontos a mais do que conseguimos em 2011. Este ano não. Será diferente. Podemos até chegar mais longe que a nossa meta, da 3ªFase da Copa do Brasil (se passar do Paraná, o rival será o Palmeiras), mas priorizaremos a Série B, caso isso aconteça", analisou o mandatário.

Cautela

Avassalador nos últimos sete jogos do Estadual, quando venceu todos e alcançou a liderança, o Ceará deve ser mais cauteloso hoje contra o Paraná. É que o regulamento exige mais cautela.

Caso o Vovô seja derrotado por dois gols de diferença na partida de hoje, o time já estará eliminado. Assim, não sofrer gols no PV pode ser o caminho para chegar forte para o jogo de volta, em Curitiba.

O técnico PC Gusmão, pensando nisso, não quer o Vovô atacando a todo custo. "Na Copa do Brasil, não podemos sofrer gols em casa. Assim, o Ceará também não pode ir ao ataque com afobação e querer decidir logo o confronto. Buscaremos a vitória, mas não sofrer gols no PV é essencial para nós".

Quanto à formação, mesmo com Rogerinho à disposição, Reina continua como titular. Já o volante Heleno retorna após cumprir suspensão no Estadual.

Paraná

No Paraná, o maior problema no técnico Ricardinho é superar a falta de ritmo do time. Como a 2ª Divisão do Paranaense ainda não começou, o jovem time paranista só jogou oficialmente pelas duas partidas contra o Luverdense/MT, na fase anterior, além de ter feito alguns amistosos.

Gol de mão em 2009 ainda é lembrado
Clique para Ampliar
O atacante Wellington Silva completa lance com a mão e tem gol validado pelo árbitro em jogo da Série B de 2009, no Castelão
FOTO: WASHINGTON SILVA/DIVULGAÇÃO


A Série B do Brasileiro de 2009 é repleta de boas recordações para a torcida do Ceará, que comemorou o acesso. Mas aquele ano ainda deixou uma má lembrança: o gol de mão marcado pelo atacante paranista Wellington Silva. O tento irregular decretou a derrota por 1 a 0 do Alvinegro no Castelão, tendo sido validado pelo árbitro alagoano Charles Cavalcante Ferreira.

E o jogo realizado no dia 19 de setembro ainda é lembrado por muitos torcedores alvinegros ao falarem do reencontro entre os dois clubes pela Copa do Brasil, como também pelo técnico PC Gusmão, que comandava o Vovô naquela partida. O treinador admitiu não ter esquecido aquela lance. "Não dá para esquecer. Aquilo foi um absurdo. Está marcado na história do futebol mundial, já que aquela partida foi transmitida para 125 países e foi notícia no mundo inteiro".

Aquele episódio marcou tanto o técnico do Vovô, que ele ainda lembra o nome do árbitro daquela partida - ele pegou três meses de gancho após aquela partida. "O árbitro foi o Charles Herbert, para ver que não consigo nem esquecer o nome dele por tudo que o lance validado por ele nos causou. Demoramos para nos recuperar daquela derrota, o prejuízo foi grande psicologicamente, mas o time reagiu depois. Foi minha única derrota no Castelão naquela Série B, e com gol de mão".

Mesmo sem esquecer o jogo de 2009, o técnico do Ceará ressaltou que a competição e o momento dos dois times é diferente. "Hoje é uma nova história, por uma competição diferente, e os times mudaram. Mas o passado ensina que precisamos estar preparados para tudo".

Autor fora

O autor do gol de mão no Castelão, o atacante Wellington Silva, está no atual elenco do Paraná, depois de jogar no América/RN em 2011. Mas ele não reencontrará o Ceará e a torcida alvinegra, por estar lesionado.

O jogador ganhou projeção nacional após o polêmico gol na partida no Castelão, que correu risco até de ser anulada.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário