terça-feira, 3 de abril de 2012

Dupla mais afiada



Clique para Ampliar
Juntos, Mota e Felipe Azevedo já anotaram 46,5% dos gols do time
FOTO: FUTURA PRESS
 
Mota e Felipe Azevedo têm sido os grandes responsáveis pela retomada da força ofensiva do Vovô
A dupla de ataque do Ceará Felipe Azevedo e Mota está afinada. No mortal ataque do Vovô, Azevedo marcou 12 e Mota, oito. Juntos anotaram 20 dos 43 gols da equipe no Estadual, quase a metade da artilharia alvinegra.

Nenhuma dupla no certame deste ano marcou mais gols que a parceria de Porangabuçu. A que mais se aproxima é a do Horizonte, formada por André Cassaco e Vanger, que juntos marcaram 17. Cassaco até tem o mesmo número de gols de Azevedo, 12, mas seu companheiro tem três gols a menos que Mota.

E a força da dupla tem sido exatamente o diferencial para o Vovô. O percentual de gols da dupla (em relação ao total anotado pelo time) é o maior entre os 12 participantes: 46,5%. Outros times com bons ataques e com jogadores que disputam a artilharia, tais como Guarani de Juazeiro, que tem Moré, com 13 gols, na liderança entre os artilheiros, e o Trairiense, com os 12 gols de Alex Paraíba, se ressentem da falta de um companheiro mais qualificado e, digamos, que seja titular absoluto do time.

No Leão do Mercado, por exemplo, Juranílson tem cinco gols, mas é reserva há várias rodadas e está de saída do clube. O atual titular, Wescley, tem apenas dois gols marcados. E pelo Trairiense, o atacante Cleytinho, não marcou nenhum.

As demais duplas - titulares - demonstram pouca efetividade, se levarmos em conta o número de gols marcados de cada time entre os que distribuem mais os gols. Exemplo disso são Fortaleza, 37 gols (Cléo, 5, e Jaílson, 2), Tiradentes, 32 gols (Ribinha, 3, e Reginaldo Júnior, 4), Crato, 25 gols (Paulo Ferreira, 5, e Marquinhos Portugal, 4), Crateús, 26 gols (Israel, 4, Alan Rocha, 1), Icasa, 18 gols (Bismarck, 3, Carlos André, 2), Guarany de Sobral, 24 gols (André Mensalão, 4, Rinaldo, 4), Ferroviário, 23 gols (Canga, 6, e Bruno Eduardo, 2) e Itapipoca, 11 gols, Raiff, 3, Felipe Alemão, 0).

Reservas de luxo

Não se firmar foi o principal problema de muitos atacantes no Estadual. Muito diferente de Felipe Azevedo e Mota, que sempre que estiveram juntos à disposição, formaram o ataque titular do Alvinegro.

Jadilson, do Crateús, que marcou seis gols, Cleiton, do Tiradentes, que fez cinco e Stênio Junior, do Horizonte, também com cinco, Diogo França, do Icasa, com quatro, e Vinícius, do Trairiense, com três, já foram titulares - continuando ainda entre os que mais balançou as redes para seu time -, mas hoje são apenas reservas de luxo.

E o Vovô mantém um jogador assim. É o caso de Romário, que tem seis gols marcados. O jovem atacante é sempre utilizado quando Felipe Azevedo ou Mota não podem jogar.

Decisivos

Além de efetivos, Felipe Azevedo e Mota também são decisivos, com seus gols resultando em vitórias para o Vovô. Somente em cinco dos 19 jogos do time até então no Estadual, nem Felipe, nem Mota marcaram. Em 14 partidas, ou um ou outro deixou sua marca, com o Ceará vencendo em 85% das oportunidades2). Mota e Felipe, na maioria das vezes, se revezaram na missão de levar o Vovô às vitórias. Só em dois jogos o brilho foi dividido. Nos 3 a 0 contra o Horizonte, no Domingão e, em outro 3 a 0, no Itapipoca, no PV, cada um marcou uma vez.

Nos demais, só um dos dois marcou. Azevedo decidiu contra Trairiense (1), Crato (1), Ferroviário (1), Guarani de Juazeiro (1), Icasa (1) e Guarany de Juazeiro (4). Já Mota roubou a cena contra Tiradentes (1), Trairiense (1), Guarany de Sobral (1), Horizonte (2), e mais recentemente, Itapipoca (1), com cruzamento na medida de Felipe Azevedo, que assistiu para o parceiro só completar de cabeça.

Esforço

E o Ceará trabalha para não desfazer a dupla de ataque para a Série B, já que o contrato de Felipe Azevedo encerra-se em 31 de maio. As negociações entre o jogador e o clube se iniciam ainda nesta semana.

Com duas propostas de times da Série A, o atacante já fala em tom de despedida do clube, embora afirme que permanecerá no Vovô caso as negociações não se concretizem. "Só saio do Ceará para a Série A. Se for para jogar a Série B, fico no Vovô, que é um clube que me sinto em casa e vivo a melhor fase da minha carreira", declarou Felipe.

SAIBA MAIS
Irmandade
Antes de formar dupla no Vovô, Felipe Azevedo e Mota foram adversários quando atuavam na Coreia do Sul. O primeiro jogou no Busan, em 2010-2011, e o outro foi seu rival no período atuando pelo Pohang Steelers. Antes disso, Mota atuou no Chunnan Dragons, em 2004, e no Seongnam (2005-2008)

João Marcos

Liberado da fase de transição, o volante João Marcos iniciou ontem os treinamentos com bola após longo período realizando fortalecimento muscular. Assim, o jogador deve ficar à disposição de PC Gusmão para o confronto de quinta-feira, contra o Crateús, no Presidente Vargas

Heleno

O gol marcado contra o Itapipoca foi apenas o segundo de Heleno com a camisa do Vovô, clube que defende desde 2009. O volante, que admitiu até ser "zoado" pelos companheiros pela falta de intimidade com o gol, declarou ter comemorado muito o tento que abriu a vitória, tendo assim sua "vingança" particular

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário