quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Jornada sem Fronteiras

Clique para Ampliar
O Ceará deixa o Brasileirão provisoriamente de lado para concentrar-se na Copa Sul-Americana. O time estreia hoje contra o São Paulo, no PV. O jogo de volta será no Morumbi, no dia 24 KID JÚNIOR


O Ceará, na sua segunda participação em torneios continentais, estreia hoje contra o "experiente" São Paulo
Embora o adversário do Vovô seja um grande clube do futebol brasileiro, o São Paulo, o duelo de hoje, às 19h30, no Estádio Presidente Vargas, é motivo de orgulho para a torcida alvinegra, que verá o clube medir forças com os maiores clubes do continente, na Sul-Americana.

Será a segunda participação do Vovô em competições desse nível. O Ceará jogou em 1995 a Copa Conmebol (ver matéria ao lado). Na ocasião, foi eliminado pelo Corinthians na 1ª fase e, neste ano, quer sentir o gosto de disputar jogos contra times estrangeiros da América do Sul, que enfrentará caso elimine o São Paulo. "Entraremos na competição para chegar longe", alerta o volante Michel, que estará ´debutando´ em competição internacional. "Será minha primeira, e darei tudo para que o Ceará faça uma grande campanha. Temos experiência em mata-mata, como a Copa do Brasil, e queremos mostrar a força do Ceará. É uma competição especial, um privilégio jogá-la".

O técnico Vágner Mancini resumiu o sentimento do grupo para a competição. "O time vai encarar a Sul-Americana como uma Copa do Mundo".

Se por um lado o Vovô jogará apenas sua segunda competição sul-americana, o seu adversário, o São Paulo, é um dos maiores vencedores na América do Sul. Assíduo participante da Libertadores, que venceu três vezes, o time paulista agora aposta suas fichas na Sul-Americana para voltar à maior competição do continente. "Temos time para sermos campeões da Sul-Americana, que é um caminho mais curto para a Libertadores, com menos jogos", disse o zagueiro Rhodolfo.

O técnico Adílson Batista revelou a ambição tricolor na competição. "Vamos entrar na competição com o intuito de sermos campeões, assim como na Série A", prometeu.

Prioridade
E a grande empolgação das duas equipes é evidenciada nas escalações. Tanto Ceará quanto São Paulo, jogarão com os times titulares. Desfalques mesmo só por necessidade.

No São Paulo, dos 25 inscritos para o torneio, oito estão fora do jogo: Xandão, Luiz Eduardo, Luis Fabiano e Rodrigo, machucados, Lucas, na Seleção Brasileira, Casemiro e Bruno Uvini, no Mundial sub-20. Assim, Adílson Batista mantém a base da equipe que venceu o Avaí, no domingo pela Série A, e ainda terá o reforço de Rivaldo.

No Ceará, o lateral-esquerdo Vicente foi vetado por dores na coxa. João Marcos continua fora por lesão. Já Thiago Humberto, em má fase técnica, foi sacado por Mancini do time titular.

E é na lacuna deixada pelo meia que reside a única dúvida do técnico para o jogo. Enrico e Felipe Azevedo disputam a vaga. "Essa é minha única dúvida. Tenho a opção de um atleta de mais explosão, ou um mais armador, que faça que a bola fique mais no nosso pé. Definirei momentos antes do jogo".

Com o retorno esperado de Diego Sacoman na zaga, forçando a saída de Anderson Luís, o restante do time é o mesmo que jogou contra o Santos, no domingo, o que indica a manutenção de Roger no ataque. Mancini explicou a opção. "Darei ao Roger, a oportunidade que dei a Nicácio e Washington. Se ao término na sequência ele tiver abaixo, os outros terão a chance de voltar. Escolherei sempre em cima do momento", avisa.

Indagado sobre as mudanças constantes no ataque serem indício de culpa do setor pela falta de gols (são três jogos sem marcar na Série A), Mancini foi direto. "Quando uma equipe vem de uma sequência de derrotas, existem ajustes a serem feitos em todos os setores. Não podemos colocar na conta do setor de criação e muito menos no ataque. O time é um todo".

1995
Alvinegro jogou a Copa Conmebol há 17 anos
Após 17 anos, o Vovô volta a sentir o gostinho de disputar uma competição internacional.

O Vovô como vice-campeão da Copa do Brasil de 1994, jogou a Conmebol em 95, tornando-se o primeiro clube do Estado a participar de um torneio continental.

Na 1º fase, o Ceará enfrentou o Corinthians em dois jogos. E em ambos, o Vovô esteve na frente até os 40 minutos finais, mas sofreu o empate.

Na primeira partida, no dia 18 de outubro, empate em 1 a 1 no Castelão. Cerca de 20 mil pessoas viram o Vovô abrir o placar logo aos 4 minutos com o atacante Fábio, mas sofreu o empate aos 44 do segundo tempo, gol de Marcelinho Carioca.

No segundo jogo, no Pacaembu, no dia 31, empate em 2 a 2. Clóvis abriu o placar para o Timão aos 17 minutos, mas o Vovô virou a partida com Sérgio Alves aos 31 e Fábio aos 44. Só que Serginho empatou aos 40 do segundo tempo.

Como não havia critério de gols fora de casa, a decisão da vaga foi para os pênaltis, com o Timão vencendo por 7 x 6.

Time base
O time do Ceará que disputou a Conmebol era bastante modificado em relação ao time vice-campeão da Copa do Brasil no ano anterior: Anselmo; Jaime, Aírton, Aldemir e Rômulo; Alex, Ronaldo, Rogério, Márcio Alan; Fábio e Sérgio Alves. Técnico: César Moraes.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário