terça-feira, 5 de julho de 2011

Adeus inesperado

Clique para Ampliar
Segundo o vice Robinson de Castro, o maior objetivo de Iarley no Vovô já foi cumprido
FOTO: RODRIGO CARVALHO
 
Surpreendente do início ao fim. Assim pode ser definida a passagem de Iarley pelo Ceará. Se sua contratação ainda no ano passado, às vésperas do Natal (22 de dezembro) pegou a torcida alvinegra de surpresa, sua repentina saída trás um sentimento bem parecido à tona.
Cerca de seis meses após chegar ao clube como principal estrela do elenco para 2011, Iarley não renovou contrato com o clube e aceitou a proposta do Goiás, para disputar a Série B.
O jogador, que amargava a reserva no time de Vágner Mancini, esteve próximo de renovar seu vínculo com o Ceará até o fim do ano, mas a proposta goiana e a período maior de contrato pesou na decisão do experiente atacante.
O diretor de futebol e o vice-presidente do Ceará Robinson de Castro esclareceu porque o novo contrato não havia sido assinado ainda. "Nossa proposta foi de renovação até o fim de 2011. Havia o interesse do Iarley de permanecer no clube até 2012, portanto, assinar um contrato mais longo, mas para nós ficaria complicado assumir o risco de fazermos um contrato tão longo com um jogador caro para os nosso padrões. Acertamos verbalmente um contrato até o fim do ano, mas não poderíamos formalizar o novo contrato antes de vencer o anterior, no dia 30 de junho. Foi quando surgiu a proposta de outro clube", declarou.
O clube em questão é o Goiás, no qual Iarley jogou em 2008 e 2009. O Esmeraldino ofereceu o equivalente ao que Iarley ganhava no Corinthians: R$ 150 mil. O Ceará só poderia pagar a metade desse valor no novo contrato, o mesmo acordado no empréstimo junto ao Corinthians, que pagava 50% do seu salário.
Robinson garantiu que a proposta do time goiano era sob medida para o jogador. "No sábado, o Iarley nos procurou, informando que recebeu uma proposta que mantinha os padrões econômicos que ele tinha no Corinthians e prazo até o ano seguinte, como ele queria e não podíamos oferecer a ele".
E Robinson explicou que já existia um acordo com o jogador para liberá-lo após o Estadual, caso houvesse uma oferta de outro clube. "Ao receber a proposta, o Iarley nos pediu para ser liberado, mesmo não tento assinado formalmente, e quando só existia a palavra do seu empresário. Como já tínhamos um acordo com ele antes do Estadual, não seria justo exigir que ele continuasse".

Missão cumprida
Embora surpreso com a saída do jogador, Robinson lembrou que Iarley cumpriu seu objetivo do Ceará: foi campeão cearense. "Era desejo dele voltar ao Ceará e ser campeão. E o nosso de contar com um jogador como ele para vencermos o campeonato arrastão. E conseguimos. O Iarley cumpriu seu objetivo aqui, foi campeão conosco e em nossa última conversa, o sentimento era de agradecimento recíproco. O Iarley não esquecerá o momento vivido aqui", apostou.

Lamento
O elenco do Vovô foi comunicado da saída de Iarley do clube apenas após o treino de ontem, realizado no estádio Presidente Vargas, onde o atacante não participou.
O lateral-esquerdo Vicente admitiu a surpresa. "Fiquei sabendo agora no fim do treino. Estou surpreso. É uma perda importante, de um jogador que nos ajudou muito no Estadual e Série A. Se ele optou por ir para outro clube, agradecemos pelo tempo que ele ficou aqui e desejamos sorte no outro clube".

Saiba mais
Passagem
Mesmo na reserva nos últimos jogos da Série A, Iarley foi importante para o clube na conquista do Estadual. O jogador foi um dos destaques da conquista do 1º Turno contra o Fortaleza. No primeiro clássico no ano, o atacante até deixou sua marca. No returno, Iarley caiu de produção, mas ainda foi útil na conquista do returno que valeu o título arrastão. Na Série A, marcou o gol da única vitória do time fora de casa, contra o Inter, por 1 a 0

Exemplo
A diretoria do Ceará ressaltou que em nenhum momento Iarley queixou-se de sua condição de reserva. "O Iarley foi sempre profissional. As portas estão abertas para um retorno dele", afirmou Robinson de Castro.

Treino
No coletivo de ontem realizado no PV, o técnico Vágner Mancini confirmou o retorno de João Marcos e a entrada de Nicácio entre os titulares

ESPECULAÇÃOInteresse do Náutico em Geraldo é negado
Após a saída de Iarley, surgiram rumores de que outro veterano, o meia Geraldo, estaria deixando o Ceará. O destino do jogador seria o Náutico.
A negociação foi negada pelas diretorias de Ceará e Náutico. O vice-presidente do Vovô, Robinson de Castro, resumiu a situação do jogador. "O Geraldo cumprirá o contrato. Ele não está negociando com o Náutico. Isso não passa de especulação e contamos com ele, que é o líder do elenco".
A saída de Geraldo começou a ser especulada com sua ida para a reserva e, mais recentemente, o técnico Vágner Mancini deixá-lo fora até do banco de reservas na última partida.
Embora Geraldo o jogador não reclame publicamente de sua condição de reserva, seu empresário, Nivaldo Gomes, declarou à imprensa pernambucana a insatisfação do jogador com a reserva no Vovô.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário