terça-feira, 26 de julho de 2011

Boa fase não é novidade

Clique para Ampliar
Volante Michel, que se destacou em 2010 e vem recebendo, neste ano, o reconhecimento do Troféu Armando Nogueira, acredita que o Ceará pode chegar ainda mais perto dos líderes FOTO: KID JÚNIOR
 Há quatro jogos sem perder na Série A, Alvinegro se espelha no ano anterior, quando ficou oito jogos invicto
Depois de um início preocupante, o Ceará está em franca recuperação na Série A e vive seu melhor momento no certame nacional. Já São quatro jogos de invencibilidade: oito pontos conquistados, com duas vitórias em casa (Atlético/MG por 3 a 0 e América/MG por 4 a 0) e dois empates fora (Figueirense e Flamengo), ambos por 1 a 1.

Estes resultados recentes deixam o Vovô em 11º, com 15 pontos, e uma situação relativamente confortável: seis pontos à frente da zona de rebaixamento e há quarto pontos da zona da libertadores.

O curioso é que o Vovô chega a seu melhor momento na Série A na 8ª rodada, mesma que encerrou a sequência de melhores resultados na edição 2010: no ano passado, o Vovô surpreendeu o País ao ficar oito jogos invicto, da 1ª à 8ª rodada, quando venceu cinco jogos e empatou três somando 18 pontos, dividindo a liderança com o Timão. Porém, na rodada seguinte, a 9ª, o Vovô perdeu a invencibilidade para o Inter, na derrota por 2 a 1, no Beira-Rio.

Portanto, em 2011, metade desse caminho já foi percorrido. Para igualar a campanha de 2010, o Vovô precisa ficar invicto por mais quatro jogos, ou, para superá-la, pelo menos cinco. O Ceará enfrenta o Atlético/PR no PV, o São Paulo, no Morumbi, o Avaí, no PV e o Santos na Vila Belmiro e o Corinthians, no Pacaembu.

Dois remanescentes daquela sequência, os volantes Michel e João Marcos ressaltaram as diferenças e dificuldades das duas sequencias invictas.

O volante Michel lembrou que no ano passado, o Ceará aproveitou-se do período antes da Copa do Mundo - as sete primeiras rodadas - para surpreender os adversários por seu entrosamento vindo da Série B do ano anterior. "A diferença é que subimos da B e tínhamos uma equipe formada. O ano era de Copa e sabíamos que as primeiras rodadas seriam campeonato a parte e tínhamos que surpreender. Entrosados com a base da Série B, o PC (Paulo César Gusmão) armou o time com marcação forte e vencíamos em casa apertado e tirávamos pontos dos adversários fora", lembrou o guerreiro.

Ele afirma que neste ano a arrancada não foi possível pelo time estar priorizando a Copa do Brasil, prejudicando os resultados das primeiras rodadas. "Neste ano, começamos priorizando a Copa do Brasil, em que estávamos nas semifinais e o foco era dividido. Jogamos com time reserva na estreia e não começamos com o pé direito. Tivemos que correr atrás do prejuízo e agora conseguimos chegar ao nível do início de 2010".

Nova arrancada?
Já o volante João Marcos, acredita que o time está acertado e tem tudo para conseguir uma sequencia de bons resultados, e quem sabe, igualar o ano anterior. "Em 2010 sentimos o gosto de liderar e de brigar por título, nem que fosse nas rodadas iniciais. Este ano começamos mal, mas o time reagiu, já que era uma situação diferente para nós. Queremos manter uma boa sequência sem derrotas".

E um dos fatores que pode ajudar o Vovô a continuar com os bons resultados e a repetição da escalação. Pela 1ª vez desde que assumiu o clube, Mancini terá a chance de repetir uma escalação. Após mexer no time em busca da formação ideal, Mancini encaixou o time com o "trio de ferro", mas sempre tinha desfalques por suspensão ou lesão. Se não tiver problemas do tipo até quinta-feira, data do duelo contra o Atlético/PR, Mancini repetirá a mesma formação que empatou com o Flamengo no Rio de Janeiro.

Veja entrevistas do trio de ferro alvinegro



Para o volante Michel, é um bom sinal. "O Mancini montou o time com o chamado trio de ferro e tudo encaixou. Com os três volantes dando suporte a pegada voltou e o time tem tudo para continuar nessa boa sequência", aposta.

Saiba mais
ArrancadaEm 2010, o Vovô ficou oito jogos invicto. Sob comando de PC Gusmão, foram sete jogos: Fluminense (1x0), Santos (1x1), Vitória (1x0), Goiás (0x0), Cruzeiro (1x0), Avaí (2x0) e Atlético/MG (1x0). Com Estevam Soares, que substituiu PC, que foi para o Vasco, o Vovô empatou em 0x0 com o Corinthians

PercalçosAntes da boa sequência em 2011, o Vovô não iniciou 2011 bem até a 5ª rodada: foi derrotado pelo Vasco (3x1), venceu o Inter (1x0), empatou com o Bota (2x2), foi goleado pelo Atlético/GO (4x1) e voltou a perder, para o São Paulo (2x0). Oscilou ao vencer o Palmeiras (2x0), perder para o Coxa (3x1) mas engrenou a partir da vitória contra o Galo mineiro por 2 a 0 no PV. Depois daí não mais perdeu

Absolvidos
O Ceará e o técnico Vágner Mancini foram julgados ontem pelo STJD e absolvidos por maioria de votos. O Ceará foi incurso no artigo 206 por causa do atraso de um minuto, na volta do intervalo da partida diante do Figueirense, no último dia 10 e ficou livre de multa. Já Mancini, no mesmo jogo, ao ser expulso, foi denunciado com base no artigo 258 e corria risco de ser suspenso até seis partidas.

TROFÉU ARMANDO NOGUEIRAMichel na seleção da rodadaA boa atuação do Ceará, e, principalmente, do volante Michel renderam ao jogador a inclusão na Seleção da 11ª rodada, do Troféu Armando Nogueira. Os autores das notas são jornalistas especializados do Sportv e do site Globoesporte.com.

Líder em desarmes na rodada - ao todo foram sete - o volante ganhou nota 7,5 pelos jornalistas. É a segunda vez que Michel está entre os melhores volantes da rodada. Na 3ª, com 8,5, o guerreiro esteve na seleção.

Embora feliz com a nova lembrança, Michel preferiu exaltar os companheiros de time. "Fico feliz em ser lembrado na Seleção da Rodada, mas não teria conseguido se não fosse por meus companheiros. Não só eu ajudei a segurar e marcar bem o Flamengo. A equipe jogou muito bem no segundo tempo. Roubei algumas bolas. O Heleno jogou muito, marcou, lançou, assim como o time todo. Espero que sempre meus companheiros de time cheguem na Seleção da Rodada", torce.

Rotina
Além de Michel, outros jogadores do Ceará já integraram o seleto grupo: o goleiro Fernando Henrique, o zagueiro Diego Sacoman, o lateral-direito Boiadeiro, o lateral-esquerdo Egídio e os atacantes Osvaldo, Washington, e Iarley (que hoje atua pelo Goiás).

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário