segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Domingo de lágrimas


Clique para Ampliar
Torcedora chora em Pituaçu ao ver seu Alvinegro rebaixado. Mesmo se vencesse, o Ceará não teria se salvado, pois o Cruzeiro bateu o Atlético/MG e acabou escapando da degola FOTO: RODRIGO CARVALHO

  Ceará perde para o Bahia em Salvador e terá de refazer o caminho percorrido em 2009 para voltar à elite
O último fio de esperança para a torcida alvinegra se foi. Ao perder para o Bahia por 2 a 1, neste domingo, no Estádio de Pituaçu, em Salvador, pela última rodada do Brasileirão, o Ceará teve sua volta à Série B concretizada e não vai completar seu terceiro ano seguido na elite do futebol brasileiro.

Com a derrota, o Ceará ficou entre os quatro rebaixados, com apenas 39 pontos, em 18º lugar, e, mesmo que tivesse vencido o jogo em Salvador, não teria evitado a queda porque o Cruzeiro massacrou o arquirrival Atlético/MG por 6 a 1 em Sete Lagoas (MG), chegando aos 43 pontos.

Já o Bahia chegou aos 46 pontos e terminou o Brasileirão na 14ª colocação. A vitória em casa classificou os baianos para a Copa Sul-Americana de 2012.

O jogo
Apesar do otimismo, muitos torcedores que compareceram ao duelo deste domingo se diziam receosos com a notícia de uma possível facilitação por parte do Tricolor baiano. "O Bahia não vai entregar, mas o Ceará há de ganhar honestamente", tentou prever a estudante Aline Colares, que viajou a Salvador para acompanhar o Vovô.

E ela acertou, pelo menos a parte que diz respeito ao empenho dos baianos. O time da casa demonstrou total motivação para conquistar a vaga na Sul-Americana e não fazer feio diante da sua torcida, que lotou Pituaçu. Com o primeiro gol do Tricolor baiano, o silêncio predominou na torcida alvinegra. "Sem palavras, o nervosismo é total", dizia o educador físico, Leandro Gifni, que desde 1989 viaja acompanhando o Ceará.

Mais tranquilo em campo, sem risco de rebaixamento, o Bahia abriu o placar aos 13 minutos de jogo, quando Camacho recebeu passe na intermediária e acertou um chute forte, sem defesa para o goleiro Diego. Lulinha ampliou a vantagem aos 43, depois de receber passe do mesmo Camacho: 2 a 0.

O Ceará reagiu imediatamente depois. Aos 45 minutos, Felipe Azevedo aproveitou uma sobra na entrada da área e chutou rasteiro diminuindo para o Vovô. Na segunda etapa, o Alvinegro passou a pressionar mais, se expondo aos contra-ataques. O atacante Felipe Azevedo perdeu duas ótimas chances. Uma aos oito minutos, quando de frente para Marcelo Lomba, acabou chutando fraco. A outra aos 20, quando mandou para fora outra boa oportunidade. A melhora em termos ofensivos no segundo tempo, porém, não foi capaz de evitar a derrota em Salvador.

Violência
O nervosismo tomou conta da torcida alvinegra. E, no intervalo, alguns torcedores acabaram entrando em conflito uns com os outros. As brigas e o quinto gol cruzeirense em Minas foram a gota d´água para que parte dos alvinegros começasse a deixar o estádio. Com a partida perto do fim, um torcedor alvinegro invadiu o campo e partiu para cima do zagueiro Fabrício para lhe cobrar mais seriedade.

Ficha Técnica
Bahia 2
Marcelo Lomba; Marcos, Paulo Miranda (Dany Moraes), Titi e Ávine; Marcone, Fabinho, Camacho (Nikão) e Gabriel; Lulinha (Júnior) e Souza

Técnico: Joel Santana

Ceará 1
Diego; Heleno, Fabrício, Thiago Matias e Vicente; Michel, Juca e Rudnei (Paulinho) e Marcelo Nicácio (Washington); Felipe Azevedo e Osvaldo

Técnico: Dimas Filgueiras

Competição: Série A do Brasileiro Estádio: Pituaçu, em Salvador/BA Data: 04 de dezembro de 2011 Horário: 16h

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (DF) Assistentes: Fabrício Vilarinho da Silva (GO) e Fabio Pereira (TO)

Renda: R$ 796.560,00

Público: 32.157 pessoas. Gols: Camacho (13/1ºT), Lulinha (43/1ºT), e Felipe Azevedo, aos (45/1ºT)

Cartões amarelos: M. Nicácio, Fabinho, Marcos, Ávine, F. Azevedo e Juca

ONDE ESTIVERTorcedores exaltam amor ao clube após a queda
Mesmo diante do desafio encarado pelo Ceará, que além da vitória tinha de torcer por um tropeço do Cruzeiro, 791 torcedores alvinegros compareceram, na tarde de ontem, ao Pituaçu para incentivar a equipe.

Confira vídeos exclusivos da torcida alvinegra na Bahia




Entre os mais confiantes estava o empresário Valdir Honorato, que viajou durante 20 horas de Fortaleza a Salvador para acompanhar a partida ao vivo. "É por amor ao Vozão. Sei que não será um jogo fácil, mas estou com a melhor expectativa possível", disse o empresário antes da partida.

Conformados
Após o jogo, mesmo com a derrota, o discurso era otimista. "É fácil ser torcedor quando se ganha, quando se vai para a Sul-americana, quando se vence o rival. Mas hoje, sou Ceará acima de tudo. A diretoria vai passar, os jogadores vão passar, mas a gente fica", disse o fiscal ambiental Pablo Bonfim.

"Agora, é lutar para subir de novo. Amo mais ainda o meu time, não vou deixar de ir para os jogos, vou incentivá-lo mais", prometeu Nicolle Costa.

ÍKARA RODRIGUESENVIADA A SALVADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário