quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Prestígio pós-queda

Clique para Ampliar
Mesmo após o rebaixamento para a Série B, Dimas continua com moral perante a torcida e a diretoria, permanecendo no time para 2012 e com poderes para reformular o elenco FOTO: NATINHO RODRIGUES
Técnico em 2012, Dimas definirá quem fica do atual elenco e colocará novamente à prova sua relação com a torcida iniciando uma temporada
Quando Dimas assumiu o Ceará para salvá-lo do rebaixamento na Série A, o temor era que o técnico falhasse e saísse como culpado pelo fracasso, arranhando sua imagem com a torcida. Mas não foi o que aconteceu.

Mesmo com o rebaixamento, a imagem de Dimas com a torcida e com a diretoria do Ceará está imaculada e o técnico continuará no clube para 2012, quando será o comandante no Estadual. E mais do que isso: Dimas terá um papel preponderante na formação do elenco.
 
Como foi diretor técnico em toda passagem de Mancini pelo Alvinegro e assumiu a função de treinador nos jogos finais da Série A, Dimas sabe que jogador foi bem ou não.

Com isso, sua palavra valeu muito na análise dos jogadores, discutida em reuniões nos últimos dois dias com a diretoria. "No futebol profissional, o desempenho conta muito. Quem ficou abaixo do esperado não ficará no ano que vem. Como nosso lastro financeiro foi reduzido, pensamos no custo-benefício, de jogadores de custo menor, mas que resolvam nosso problema", lembrou o técnico.

Como sempre aconteceu, Dimas assumia o Ceará para cumprir um objetivo curto, como evitar um rebaixamento de divisão no futebol nacional ou arrumar a casa para um novo técnico. E neste ano, em sua 40ª passagem, não seria diferente: o acordado era que Dimas ficasse apenas até o fim da Série A. "Eu só assumo nas horas difíceis. Não me preocupo em sair após os fins dos campeonatos, pois meu trabalho é esse, de resolver o problema e ir embora", declarou ao responder sobre uma possível permanência, antes do confronto decisivo contra o Bahia, que definiu a queda do Vovô para a Série B.

Ele assumiu o time na 32ª rodada, no dia 29 de outubro, na derrota para o Fluminense, no PV e fechou a campanha do Brasileirão contra o Bahia, no último dia 4, em Salvador.

Com a queda e o objetivo não cumprido, cresceu a expectativa de que novos nomes para assumir o time em 2012 surgissem. Só que a diretoria foi ágil e, para não dar margens a especulações, divulgou na última terça-feira a continuidade de Dimas.

Repetição
A medida da diretoria não é novidade. Aconteceu o mesmo em 2010, quando o técnico assumiu o Ceará na Série A, o manteve na divisão e ainda o classificou para a Copa Sul-Americana. Dimas deu continuidade ao trabalho, ganhou o 1º turno do Estadual, mas a pressão da torcida e o desgaste físico do treinador fizeram o presidente Evandro Leitão (hoje licenciado), tirá-lo do comando, contratando Vágner Mancini, que se sagraria campeão meses depois.

Ao convocar Dimas para comandar o time no fim da Série A, Evandro confidenciou. "Não queria que ele saísse naquele momento. Tive que fazê-lo devido a pressão da torcida".

Só que, ao contrário de 2010, quando o time havia permanecido na Série A, agora Dimas iniciará o ano em com a equipe rebaixada e colocará novamente à prova, sua relação com a torcida alvinegra.

Saiba mais
Fracasso
Na Série A 2011, Dimas dirigiu o Ceará em apenas sete jogos, da 32ª a 38ª rodada. O Vovô venceu apenas duas partidas, ambas fora de casa, contra Avaí (2x1) e Grêmio (3x1), empatando com o Cruzeiro (2 x 2) e perdendo quatro, para Fluminense (2x1), Santos (3x2), Corinthians (1x0) e Bahia (2x1)

Vantagens
Com a permanência de Dimas Filgueiras no comando para 2012, a diretoria do Vovô evita pagar um alto salário a um treinador, em um momento que a receita do clube diminuirá consideravelmente com a perda das cotas da Série A

Apresentação
O elenco do Vovô se apresentará para 2012 em dois momentos. Primeiro, no dia 26 desse mês, os jogadores que pouco atuaram neste ano. Já os atletas que jogaram o maior número de partidas, e portanto, apresentando um desgaste maior, se apresentam no dia 2 de janeiro de 2012. Os preparativos visam a estreia do Estadual no dia 18 de janeiro, contra o Trairiense, com mando do Ceará, provavelmente no Presidente Vargas

DEFINIÇÕESAdílson renova, e Careca está fora
A diretoria do Ceará começa a definir a situação de alguns jogadores do elenco para 2012. Em um primeiro momento, os diretores estão contactando os jogadores que terão contratos ou empréstimos encerrados no fim do ano. Dentro desse padrão, o goleiro Adílson renovou contrato com o Alvinegro até o fim do campeonato cearense. O goleiro, um dos atletas mais antigos do atual elenco, tem a confiança do técnico Dimas Filgueiras para continuidade no clube.

Como possivelmente o Ceará deverá optar por apenas um dos dois goleiros que atuaram em 2011 - Fernando Henrique e Diego - pelos altos salários, Adílson deve ter mais espaço.

Já o volante Careca, que também tinha contrato apenas até o fim do ano, não teve seu vínculo renovado. O jogador, que passou praticamente toda temporada se recuperando de uma cirurgia no joelho, pouco jogou.

Outros jogadores que não devem permanecer no Ceará são o meia Enrico, que retorna ao Vasco e o zagueiro Edmílson, que deve fazer um acordo com o clube, já que tem um alto salário e contrato até o fim de 2012.

Como muitos jogadores encontram-se de férias em outras cidades, a negociação com eles é lenta. A diretoria está contactando muitos jogadores por telefone, muitos deles sem sucesso.

Garotos
Com uma folha salarial reduzida para o ano que vem, uma das saídas para o Ceará é subir jogadores que estão nas categorias de base. O técnico Dimas Filgueiras já sinalizou que quer contar no elenco com os jogadores formados no clube para o Estadual.

Mesmo em jogos decisivos na Série A, o técnico lançou jovens jogadores no time, como o atacante Sinho e o meia Paulinho.

Para garimpar novos valores, Dimas observará os jogos do Sub-20 do Ceará no Campeonato Brasileiro da categoria, que está em andamento.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário