quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Negócio da Arábia

Clique para Ampliar
VIVIANE PINHEIRO
Driblador e veloz, Osvaldo chamou a atenção com boas atuações na Série A
O destino de Osvaldo - disputado por Ceará e outros clubes brasileiros há quatro meses - será definido até o dia 31
O paradeiro de Osvaldo em 2012 é uma novela que se arrasta há mais de quatro meses, quando, no fim de agosto, o Ceará manifestou pela primeira vez o desejo de comprar o seu passe ao Al Ahli, dos Emirados Árabes, com a valorização do garoto de ouro, destaque na Série A.
De lá pra cá, uma lista extensa de grandes clubes brasileiros, como São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras, Corinthians, Santos, Internacional e Grêmio, demonstraram interesse no habilidoso jogador e muitos se apressaram em negociar diretamente com o empresário de Osvaldo, Gilmar Veloz e o Al Ahli, passando por cima do direito de prioridade do Ceará - previsto em contrato - que tem até 31 de dezembro para depositar os 3,5 milhões de reais e ficar com o jogador.

Mesmo com o assédio praticamente diário e mais clubes surgindo todos os dia afirmando que Osvaldo pode vestir a camisa do clube no ano que vem, o Ceará não está morto. A diretoria do clube garante que fará valer a cláusula de prioridade, adquirindo os direitos federativos do jogador através de um grupo de investidores. "Estamos ainda na expectativa de que um investidor seja um parceiro nosso para a compra dele", afirmou o presidente em exercício do clube, Robinson de Castro.

A informação vai de encontro ao que o empresário do jogador, Gilmar Veloz, garantiu no dia 9 de dezembro, informando que o Vovô tinha perdido a prioridade na compra ainda no dia 30 de novembro, pegando todos da diretoria do Ceará de surpresa.

O dirigente alvinegro não vê com bons olhos a postura do empresário do jogador. "Lamentamos a postura do empresário do Osvaldo, que de um mês pra cá mudou completamente. Ele parece querer logo um acerto com um grande clube da Série A e deixar o jogador na vitrine".

Última instância
Robinson garante que o Ceará tentará até o último instante fazer valer seu direito. "Existe um documento que nos dá a prioridade da compra e ninguém pode passar por cima disso. Podemos ir até a Fifa para resolver a questão", assevera.

A queixa do dirigente é claramente ao Cruzeiro, que fez uma oferta para adquirir 100% dos direitos do jogador, afirmando que Gilmar Veloz se reunirá no dia 2 de janeiro de 2012 com o presidente do Al Ahli e definir o futuro dele.

Robinson alerta que essa indefinição e disse-me-disse sobre o futuro do jogador atrapalha a entrada de um investidor na jogada. "Além de todas essas indefinições, até um contato com o Al Ahli é difícil, a comunicação não é clara e isso afugenta um investidor, que não tem segurança que o negócio poderá ser feito e pode não assumir um risco. Mas estamos procurando mostrar que o Ceará detém esse direito de compra".

Caso consiga exercer o direito sobre Osvaldo, o Ceará tem alternativas para lucrar com o jogador. A primeira opção é repassar a outro clube por um valor superior, a outra é emprestar Osvaldo para valorizá-lo. Para as duas situações, clubes como São Paulo e Internacional surgem como opções mais viáveis.

Já o Cruzeiro não pretende fazer acordos com o Ceará e quer comprar o jogador diretamente do Al Ahli. A Raposa tem como trunfo o técnico Vágner Mancini, com quem Osvaldo trabalhou neste ano no Vovô.

Brilho
Observando a trajetória de Osvaldo no Ceará, era difícil imaginar que o jogador despertaria tanta cobiça de grandes clubes. O jogador iniciou o ano como reserva de luxo e brilhou pela primeira vez no ano ao marcar o gol do título do 1º turno contra o Fortaleza. Após este lance, o "garoto de ouro" brilhou ainda mais na Série A e virou protagonista de uma grande ´novela´ do futebol cearense em 2011.

SAIBA MAIS

Apresentação
O Ceará já convocou 15 jogadores para a apresentação no dia 26: Adilson, Dionanthan e Gustavo (G), Paulo Sérgio e Reginaldo (L), Erivélton e Cleber (Z), Paulinho, Geovane e Luizinho (M), Epitácio, Preto Romário e Maxuel (A).

MultaPor atraso de jogo na 38ª rodada da Série A contra o Bahia, em Salvador, o Ceará foi punido com 5 mil reais ontem no STJD.

ReforçoEmbora a diretoria não confirme oficialmente, o meia Ederson deve ser o próximo reforço do Vovô. Cria do Ceará, ele viria por empréstimo.

Cadê a grana?
3,5 Milhões de reais é o valor que o Ceará tem que depositar na conta do Al Ahli até o dia 31 de dezembro para ficar com os direitos federativos do atacante Osvaldo

7 Grandes clubes brasileiros já manifestaram interesse em contratar Osvaldo. Destes, São Paulo e Cruzeiro já fizeram propostas oficiais

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário