sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Carga pesada

Clique para Ampliar
Marcelo Nicácio, que saiu lesionado contra o Vasco, é um dos que podem desfalcar o Ceará diante do Inter
MARÍLIA CAMELO
Em setembro, o Vovô fará um jogo a cada quatro dias e, com elenco reduzido, precisa lidar com as iminentes lesões
No período de um mês, os 20 times da Série A disputarão um jogo a cada quatro dias no Campeonato Brasileiro. Com o calendário desgastante da 21ª à 27ª rodada, a qualidade e quantidade de um elenco, além da habilidade de lidar com lesões serão essenciais para não perder rendimento na metade do returno.

Antes de a maratona iniciar, o Ceará já sente o peso das 20 rodadas disputadas no certame. Convivendo com constantes lesões e contando com um elenco reduzido para a disputa, o Ceará vem sofre com desfalques. Até a 20ªrodada, o Vovô teve 33 ausências por lesão.

E para o confronto com o Internacional não será diferente: Fernando Henrique, João Marcos, Diego Sacoman e Rudnei continuam fora, e Marcelo Nicácio deixou o time contra o Vasco com um estiramento na coxa e dificilmente joga no domingo.

Providências
O técnico Vágner Mancini está preocupado com a maratona de jogos e o desgaste de seus jogadores. O treinador afirmou que muitos estão no limite físico. "Alguns atletas ainda suportam, mas outros estão jogando no limite. Muitos vêm de partidas consecutivas. Daqui para frente, teremos de fazer isso com alguns atletas. Temos que analisar fisiologicamente cada jogador, para evitar uma lesão ou risco de perdê-lo dentro do jogo. Por isso, estou dando oportunidades a todos no elenco".

Os jogadores também se preocupam com a maratona de jogos. O zagueiro Erivélton, lembrou que o Vovô não tem um elenco grande para suprir as baixas. "Hoje, o Ceará tem um grupo qualificado, mas pequeno. E muitos estão lesionados. Eles fazem falta. Com a dura sequência de jogos, a comissão está preocupada torce para que os que estão contundidos se recuperem e ajudem o elenco".

Já o volante Eusébio lembrou que os treinamentos nesses períodos tendem a ser mais leves, para evitar mais lesões. "Os jogadores que atuam mais têm sido poupados de alguns treinamentos, principalmente após os jogos. Trabalhamos com piscina, gelo, academia... nada de treinos fortes. Só assim podemos resistir aos jogos de quarta e domingo e nos recuperamos para os jogos seguintes", lembrou.

Além dos problemas citados, há um agravante em relação aos 19 concorrentes: as viagens são mais longas para um clube como o Alvinegro, que enfrenta rivais do sul e sudeste do País e tem de se deslocar mais.

Após encarar o Internacional no domingo, o Vovô encara o Botafogo, no Rio, na quarta-feira, e volta para receber o Atlético/GO, no PV, no domingo. O time ganha um fôlego e joga com o São Paulo e o Palmeiras na capital paulista, nos dias 17 e 22, para no dia 25 receber o Coritiba. A maratona será fechada contra o Atlético Mineiro, fora de casa, no dia 2.

SAIBA MAIS
Avaliação
O departamento médico do Vovô avaliará hoje o atacante Marcelo Nicácio. O jogador está com um estiramento na coxa e pode ser vetado para o jogo. Caso confirme o desfalque, Washington e Roger são as opções de Mancini

Reforço
O zagueiro Thiago Matias, ex-Santa Cruz, já acertou com o Ceará e assinará contrato após aprovação nos exames médicos no fim de semana. O jogador deve ser apresentado na segunda-feira, 5

Ingressos
Já estão à venda os ingressos para o jogo diante do Internacional, domingo no Presidente Vargas. Ao contrário da partida diante do Bahia, no domingo passado, não haverá promoção. Serão cobrados R$ 40 para a arquibancada e R$ 60 a cadeira social, todos os setores com meia entrada. Os ingressos adquiridos no plano Fidelidade terão descontos

BAIXAS
Internacional com cinco desfalques para domingo
Não só o Ceará é assolado por desfalques na Série A do Brasileiro. O problema se estende a maioria dos clubes. No Internacional, adversário de domingo no PV, são cinco desfalques.

No empate com o Santos em 3 a 3, na quarta-feira, quatro atletas receberam o terceiro cartão amarelo e cumprem suspensão diante do Alvinegro: os zagueiros Índio e Bolívar, o volante Elton, além do atacante Leandro Damião.

Damião já era desfalque certo para o jogo. Nesta quinta-feira, ele se apresentou à Seleção Brasileira para o amistoso contra Gana, marcado para a próxima segunda-feira.

As baixas do Internacional se somam ao desfalque de D´alessandro, que segue se recuperando de lesão muscular e dificilmente terá condição de jogo.

Thiago Humberto
Um desfalque já confirmado no Vovô é o do meia Thiago Humberto. O jogador é vinculado ao Internacional e foi emprestado ao Ceará até o fim do ano. Uma cláusula no contrato de empréstimo impede que o jogador enfrente o clube dono de seu passe. Para enfrentar os colorados, o técnico Vágner Mancini deve improvisar o atacante Felipe Azevedo, já que Enrico é pouco utilizado.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário