quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Quebra-galho alvinegro

Clique para Ampliar
O atacante Felipe Azevedo tem a dura missão de substituir Osvaldo, que desfalca o Ceará pela 1ª vez nessa Série A
KIKO SILVA
 
Sem contar com Osvaldo, Ceará vai utilizar o polivalente Felipe Azevedo no duelo diante do Palmeiras
Sedentos por vitória. Assim Ceará e Palmeiras se enfrentam hoje às 20h30 no Canindé, pela 25ª rodada da Série A. No returno, ambos ainda não sentiram o gosto da vitória e amargam as últimas posições na segunda metade da competição nacional. Pelo lado alvinegro, a ´arma´ do time é o atacante Felipe Azevedo, que já jogou improvisado como meia armador e até ala direita. Ele é o substituto de Osvaldo e tem a missão de fazer o time retomar o caminho da vitória, pois ela ainda não veio no neste segundo turno.

Em cinco jogos, da 20ª a 24ª rodadas, o Vovô somou apenas dois pontos, conquistados após empates por 1 a 1 em casa contra Inter e Atlético/GO. Já o Palmeiras empatou três jogos e perdeu dois. Na classificação geral, o Palmeiras tem 35 pontos e o Ceará 27.

A última vitória de ambos foi exatamente no encerramento do 1º turno. O Vovô goleou o Bahia por 3 a 0 no Presidente Vargas. O Palmeiras venceu o clássico diante do Corinthians por 2 a 1 em Ribeirão Preto.

Os jogadores dizem que pontuar já estaria de bom tamanho. Portanto, um empate seria comemorado. "Estamos num momento em que não podemos ficar sem pontuar. Se hoje um ponto não faz tanta diferença na classificação, no final do campeonato pode valer bastante e decidir muita coisa", declarou o goleiro Fernando Henrique.

Ao contrário do São Paulo, adversário que goleou o Vovô na estreia de Estevam Soares, o Palmeiras vive um momento ruim na competição. "Sabemos que o adversário não atravessa uma boa fase. Nosso time está bem concentrado. Não viemos para São Paulo a passeio", alertou o volante Michel.

Mantido
Para superar o instável adversário, o técnico Estevam Soares não mudará a estrutura da equipe. A única modificação é forçada pela suspensão de Osvaldo, que tomou o 3º cartão amarelo.

Assim, Felipe Azevedo foi confirmado ao lado de Washington. Na zaga, jogam Fabrício e Thiago Matias.

PODER DE FOGO
Vovô em alerta com a bola parada do Palmeiras
Para superar o Palmeiras no Canindé, o Ceará terá que ter atenção redobrada com as jogadas de bola parada do adversário.

Com o especialista Marcos Assunção, metade dos gols do Verdão saíram nesse tipo de lance. Dos 29 tentos marcados pelo time paulista na Série A, 15 foram em lances de bola parada e 14 com bola rolando.

Para o volante palmeirense, o time não depende desse tipo de jogada, mas ressalta a importância dela. "Os zagueiros, atacantes, sabem onde a bola vai quando bato uma falta ou escanteio. E eu treino para colocar certinha para qualquer jogador finalizar", declarou Assunção, que participou de 70% dos gols do time no Brasileirão.

Já o técnico palmeirense Luiz Felipe Scolari elogia Marcos Assunção e mostra-se satisfeito com as jogadas ensaiadas da equipe. Sua irritação é sofrer esse tipo de gol. "Eu tenho que estar contente com os meus gols de bola parada. Tenho um grande jogador de bola parada. Eu fico bravo quando o meu time sofre gols assim", ressaltou.

Gols
Dos 15 gols de bola parada do Palmeiras, dois foram de pênalti, convertidos por Marcos Assunção e Kléber. Oito saíram em cobranças de falta - três diretas de Marcos Assunção e cinco em lances que Luan, Henrique, Chico e Maurício Ramos (duas vezes) aproveitaram.

Cinco surgiram de escanteios cobrados pelo volante, quando Chico, Fernandão, Lincoln (hoje no Avaí), Luan e Maurício Ramos completaram para o gol.

Os jogos contra Avaí e Atlético/PR são bons exemplos da força dessa jogada no Palmeiras. Contra o Avaí, Marcos Assunção cobrou falta da esquerda e Chico desviou para o fundo das redes, empatando a partida.

Contra o Atlético/PR, os dois gols do time saíram assim. Henrique fez o primeiro e Fernandão o segundo, ambos de cabeça após assistência de Marcos Assunção.

Alerta
Os jogadores do Vovô sabem da força da jogada dos palmeirenses. O goleiro Fernando Henrique prevê uma série de dificuldades para esta noite. Para ele, o time precisa estar sempre ligado. "Se o Palmeiras não marcar o gol, a torcida vai ficar impaciente. Mas não teremos facilidade alguma. Além de um treinador campeão do mundo, eles contam com bons jogadores e com a bola parada de Marcos Assunção, que é sempre perigosa. Portanto, não se deve perder o foco contra uma equipe dessas", ressaltou o camisa 1.

VLADIMIR MARQUESREPÓRTER

Nenhum comentário:

Postar um comentário